Teologia cristã
Prof. Dr. Adilson L. P. Oliveira
A teologia cristã é a disciplina que estuda o Deus do cristianismo e sua relação com o homem durante toda a história da salvação , culminando com a missão e o sacrifício redentor de Jesus Cristo .
Definição
O termo teologia não aparece como tal na Escritura , embora a idéia seja amplamente presente . O teólogo Warfield propôs a definição se tornou clássica: "Teologia é a ciência de Deus e Sua relação com o homem e do mundo."
A teologia cristã é o exercício da razão sobre a mensagem de revelação recebida por fé . Na base é, portanto, a relação entre fé e razão, que a tradição católica, mas não limitado a, concebe sob a bandeira da complementaridade. Os apologistas cristãos de fato definido sua fé como "verdadeira filosofia", isto é, como uma resposta autêntica para questões filosóficas.
Na Encíclica Fides et ratio do Papa João Paulo II diz sobre isso:
" estuda a Revelação ea sua credibilidade, bem como o acto de fé, a teologia fundamental deve mostrar como, à luz do conhecimento à fé, algumas verdades que a razão, já percebe a sua própria investigação independente [...]. Considere, por exemplo, o conhecimento natural de Deus, a possibilidade de distinguir a revelação divina de outros fenómenos, ou o reconhecimento de sua credibilidade, a capacidade da linguagem humana para falar em um mesmo sentido e verdadeira das coisas que transcendem toda a experiência humana . De todas estas verdades, a mente é levada a reconhecer a existência de um caminho verdadeiramente propedêutica à fé, que pode levar à aceitação da Revelação, sem qualquer forma comprometer os princípios e autonomia. " |
( '' Fides et Ratio , n º 67 ) |
Em maior detalhe, a teologia pode ser definida como a disciplina que:
História da teologia cristã
As primeiras formas de teologia cristã teve com os chamados Padres Apostólicos do século segundo, nenhum dos quais, no entanto, são do âmbito dos Apóstolos de Jesus, que pertencia ao século anterior. [1] Os Padres Apostólicos enfrentados já significativamente alguns aspectos da doutrina profética do cristianismo. Entre os documentos mais valiosos que eles deixaram lá estava o Didache , um texto contendo algumas indicações de natureza educativa e da moralidade.
Padres apologista
Foi apenas com os primeiros Padres apologistas , entretanto, que o pensamento cristão gradualmente começou a tomar a forma de teologia, ou de uma tentativa de pensar os deuses com as ferramentas da razão , e não apenas para fortalecer a fé, porque a fim de defender críticas contra ele. Na atmosfera cosmopolita de " helenismo greco-romana também havia surgido cada vez mais a necessidade de distinguir a verdadeira fé cristã pelas contribuições de outras doutrinas. A relação com a filosofia grega e pagã, em particular, estava no centro de um debate animado previamente Paulo de Tarso tinha repetidamente contra o sofisma das tradições de sabedoria dos homens [2] com sabedoria divina, a quem convidou para se reunir com os "olhos da mente" [3] . Uma tentativa embrionária de fundir o pensamento grego e religião de Moisés foi então feita por Filo de Alexandria , geralmente considerado o primeiro a ter interpretado a platônica Bíblia e, portanto, considerado um precursor dos Padres da Igreja . [4]
Em geral, podemos dizer que o salário património cultural foi recebida pelos primeiros cristãos com acentos diferentes, sem identificar automaticamente os seus sistemas de pensamento com a mensagem do Evangelho, mas com uma certa consciência crítica que, por exemplo Tertuliano gira para abrir desconfiança. Na verdade, ele pergunta: "O que eles têm em comum Atenas e Jerusalém? A Academia ea Igreja? " [5] . Apresentando pela primeira vez o conceito de pessoa , Tertuliano argumentou que os dogmas da religião cristã deve ser suportada com convicção maior é o menos é compreensível a razão; tese resumida na expressão quia absurdum eu . ("Creio porque é absurdo") [6 ]
Outros apologistas provou um pouco mais aberta para a possibilidade de um diálogo com a filosofia. Giustino por exemplo, foi um dos primeiros teólogos para identificar o Cristo encarnado com o Logos dos gregos , um termo que ele usou foi no prólogo de João . Logos, traduzido para o latim com a Palavra , significa essencialmente a razão ou o fundamento universal do mundo, e foi um conceito-chave no particular filosofia estóica e platônica .
Mesmo Irineu mostrou-se disposto a aceitar alguns princípios gerais do neoplatonismo, que ele achou semelhante ao cristianismo, por outro lado, advertiu o início do gnosticismo no contexto cristão , em vez de se espalhar, e na qual era a aparência prevalece ascética eesotérico , ao longo do tempo, no entanto, tornou-se propriedade da Igreja. Irineu, contrariando o pessimismognóstico cara a desvalorizar realidades corpóreas, foi o primeiro teólogo a usar o princípio da sucessão apostólica para refutar seus adversários, mostrando uma linha de continuidade que vem com Jesus , através dos apóstolos e continua com o trabalho de Bispos . [7] Esta ordem sagrada representa uma verdadeiratradição , têm as seguintes características:
- ele tem um caráter público, ao contrário do segredo de gnosticismo; [8]
- tem um caráter unitário, enquanto o sete são muitas e variadas; [9]
- é guiada pelo Espírito Santo , que o Espírito de Deus, e, portanto, não transmite lições aprendidas ou inteligentes como os seres humanos. [10]
" A tradição dos Apóstolos, que se manifesta em todo o mundo, mostra em cada igreja para todos aqueles que querem ver a verdade e nós podemos enumerar os bispos nas igrejas estabelecidas pelos apóstolos e seus sucessores até nós ... [Os Apóstolos] tomou eles estavam absolutamente perfeito e irrepreensível em todos aqueles que deixaram como seus sucessores, passando em sua missão de ensinar. Se eles tivessem entendido corretamente, teríamos obtido grande lucro, mas se eles não, eles teriam feito um grande estrago. " |
( Irineu, Adversus Haereses , III, 3,1: PG 7,848 ) |
Os primeiros sistemas teológicos [ edição ]
Entre aqueles que se dedicaram para a formulação de um sistema de filosofia primeira grande figurou em vez de Clemente de Alexandria , como Justin, Clemente chegou a argumentar que Deus deu a filosofia aos gregos ", como seu próprio Testamento" [11] . Para ele, a tradição filosófica grega, quase como a Lei de Moisés para o judeus , era uma esfera de " revelação ", são duas correntes que finalmente vão para os mesmos Logos . Coleta de sua herança, Adamantium Orígenes marcou uma mudança decisiva para a teologia cristã, como rifondandola exegese e explicação das Escrituras . De acordo com Eusébio de Cesaréia , Orígenes ", ensinou que a conduta deve corresponder exatamente à palavra, e foi sobretudo por esta razão que, auxiliado pela graça de Deus, levou muitos a imitá-lo" [12]
Orígenes foi também um dos primeiros a usar o termo homoousios ("consubstancial") [13] para indicar a relação de procissão entre as três Pessoas daSantíssima Trindade , com vista, mas a igualdade não completa, mas de subordinação do Filho em relação ao Pai, [14] os seus ensinamentos foram retomadas mais tarde por Gregório Nazianzeno que expressou vez em favor da igual dignidade das três Pessoas divinas, conceito, em seguida, aprovado pelo Concílio de Nicéia ( 325 ), que afirmou:
- a doutrina da ' homoousion , [13] que a consubstancialidade do Pai e do Filho, com quem ele negou que o Filho foi criado ( genitum , factum não ), e que sua vida estava de volta ao Pai ( ante omnia saecula );
- o nascimento virginal de Jesus, que foi oficialmente definido como: "[Jesus] nasceu da Virgem Maria ";
- a sentença em todos os aspectos " arianismo , que argumentou em particular, que Jesus tinha uma natureza divina como o Pai.
O tema da consubstancialidade das três pessoas foi levado por Agostinho de Hipona , hoje considerado o maior membro dos Padres da Igreja. Ele se tornou um bispo neoplatônico , e operou um dos síntese mais notável entre a filosofia grega e fé cristã , tendo especialmente Plotino o tema das três naturezas ou hipóstases divinas ( Um , Intelecto e Alma ) e identificá-los com as três Pessoas daTrindade cristã ( Pai , Filho e Espírito Santo ), mas concebendo a sua relação procissão já não forma degradante, mas apenas numa perspectiva de igualdade.
De acordo com Agostinho, há limites para além dos quais a razão não pode ir, mas Deus pode escolher para iluminar a fé da " alma dos seus eleitos, sendo capaz de saciar a sua sede de conhecimento. Plotino Agostinho disparou desde a concepção do mal como uma privação mera do Ser, que é Deus: o mal é, portanto, unicamente devido à desobediência humana. Por causa do pecado original,nenhum homem é digno de salvação, mas Deus pode escolher a quem salvar com antecedência, através do uso de graça , a verdade é que nós temos, no entanto, uma vontade livre .
Com Agostinho surgiu, no entanto, sobre este ponto, uma característica diferença de filosofia cristã de grego, que foi certamente apresentar a idéia do contraste entre bom e mau , mas estava ausente a noção de pecado , por isso houve uma visão linear da história como um processo de redenção para a segurança. Agostinho vez esteve presente como a luta entre o bem eo mal se dá principalmente na história . Isso também envolveu a reabilitação da dimensão terrena em comparação com o juízo negativo que tinha dado platonismo.Agora, até mesmo o corpo do mundo e os corpos têm valor e significado, como frutos do amor de Deus é um Deus vivo e que o pessoal voluntariamente escolhe para entrar na história humana. Amor ascensivo típico de " eros grego, ao lado de Agostinho, portanto, o amor de Deus para discensivo Suas criaturas própria ágape cristã.
O primeiro encontro entre o cristianismo eo pensamento grego era o discurso de Paulo de Tarso aos atenienses:
"Homens de Atenas, eu percebo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos. Desde passando e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar com esta inscrição: " AO DEUS DESCONHECIDO ". No entanto, o que você adora na ignorância, este que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nela há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas, nem é servido por mãos humanas, como se necessitasse alguma coisa, e ele dá a todos a vida respiração, e todas as coisas. Ele fez de um sangue todas as nações dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, tendo determinado os tempos atribuídos a eles, e os limites da sua habitação, que buscam o Senhor, se você sempre a vê-lo, tateando, embora ele não o fez longe de cada um de nós. Na verdade, nele vivemos, nos movemos e somos, assim como alguns de seus poetas disseram: 'Porque somos também sua geração. " [...] Deus, então, passando sobre os tempos da ignorância, agora a todos os homens, em toda parte, de se arrepender, porque ele fixou um dia em que há de julgar o mundo com justiça, pelo homem que designou , e deu uma prova segura para todos, ressuscitando-o dos mortos. "
( Atos dos Apóstolos , 17, 16-31)
Padres apologista
Foi apenas com os primeiros Padres apologistas , entretanto, que o pensamento cristão gradualmente começou a tomar a forma de teologia, ou de uma tentativa de pensar os deuses com as ferramentas da razão , e não apenas para fortalecer a fé, porque a fim de defender críticas contra ele. Na atmosfera cosmopolita de " helenismo greco-romana também havia surgido cada vez mais a necessidade de distinguir a verdadeira fé cristã pelas contribuições de outras doutrinas. A relação com a filosofia grega e pagã, em particular, estava no centro de um debate animado previamente Paulo de Tarso tinha repetidamente contra o sofisma das tradições de sabedoria dos homens [2] com sabedoria divina, a quem convidou para se reunir com os "olhos da mente" [3] . Uma tentativa embrionária de fundir o pensamento grego e religião de Moisés foi então feita por Filo de Alexandria , geralmente considerado o primeiro a ter interpretado a platônica Bíblia e, portanto, considerado um precursor dos Padres da Igreja . [4]
Em geral, podemos dizer que o salário património cultural foi recebida pelos primeiros cristãos com acentos diferentes, sem identificar automaticamente os seus sistemas de pensamento com a mensagem do Evangelho, mas com uma certa consciência crítica que, por exemplo Tertuliano gira para abrir desconfiança. Na verdade, ele pergunta: "O que eles têm em comum Atenas e Jerusalém? A Academia ea Igreja? " [5] . Apresentando pela primeira vez o conceito de pessoa , Tertuliano argumentou que os dogmas da religião cristã deve ser suportada com convicção maior é o menos é compreensível a razão; tese resumida na expressão quia absurdum eu . ("Creio porque é absurdo") [6 ]
Outros apologistas provou um pouco mais aberta para a possibilidade de um diálogo com a filosofia. Giustino por exemplo, foi um dos primeiros teólogos para identificar o Cristo encarnado com o Logos dos gregos , um termo que ele usou foi no prólogo de João . Logos, traduzido para o latim com a Palavra , significa essencialmente a razão ou o fundamento universal do mundo, e foi um conceito-chave no particular filosofia estóica e platônica .
Mesmo Irineu mostrou-se disposto a aceitar alguns princípios gerais do neoplatonismo, que ele achou semelhante ao cristianismo, por outro lado, advertiu o início do gnosticismo no contexto cristão , em vez de se espalhar, e na qual era a aparência prevalece ascética eesotérico , ao longo do tempo, no entanto, tornou-se propriedade da Igreja. Irineu, contrariando o pessimismognóstico cara a desvalorizar realidades corpóreas, foi o primeiro teólogo a usar o princípio da sucessão apostólica para refutar seus adversários, mostrando uma linha de continuidade que vem com Jesus , através dos apóstolos e continua com o trabalho de Bispos . [7] Esta ordem sagrada representa uma verdadeiratradição , têm as seguintes características:
- ele tem um caráter público, ao contrário do segredo de gnosticismo; [8]
- tem um caráter unitário, enquanto o sete são muitas e variadas; [9]
- é guiada pelo Espírito Santo , que o Espírito de Deus, e, portanto, não transmite lições aprendidas ou inteligentes como os seres humanos. [10]
" A tradição dos Apóstolos, que se manifesta em todo o mundo, mostra em cada igreja para todos aqueles que querem ver a verdade e nós podemos enumerar os bispos nas igrejas estabelecidas pelos apóstolos e seus sucessores até nós ... [Os Apóstolos] tomou eles estavam absolutamente perfeito e irrepreensível em todos aqueles que deixaram como seus sucessores, passando em sua missão de ensinar. Se eles tivessem entendido corretamente, teríamos obtido grande lucro, mas se eles não, eles teriam feito um grande estrago. " | |||||||||||||||||||||
( Irineu, Adversus Haereses , III, 3,1: PG 7,848 )Os primeiros sistemas teológicos
Entre aqueles que se dedicaram para a formulação de um sistema de filosofia primeira grande figurou em vez de Clemente de Alexandria , como Justin, Clemente chegou a argumentar que Deus deu a filosofia aos gregos ", como seu próprio Testamento" [11] . Para ele, a tradição filosófica grega, quase como a Lei de Moisés para o judeus , era uma esfera de " revelação ", são duas correntes que finalmente vão para os mesmos Logos . Coleta de sua herança, Adamantium Orígenes marcou uma mudança decisiva para a teologia cristã, como rifondandola exegese e explicação das Escrituras . De acordo com Eusébio de Cesaréia , Orígenes ", ensinou que a conduta deve corresponder exatamente à palavra, e foi sobretudo por esta razão que, auxiliado pela graça de Deus, levou muitos a imitá-lo" [12]
Orígenes foi também um dos primeiros a usar o termo homoousios ("consubstancial") [13] para indicar a relação de procissão entre as três Pessoas daSantíssima Trindade , com vista, mas a igualdade não completa, mas de subordinação do Filho em relação ao Pai, [14] os seus ensinamentos foram retomadas mais tarde por Gregório Nazianzeno que expressou vez em favor da igual dignidade das três Pessoas divinas, conceito, em seguida, aprovado pelo Concílio de Nicéia ( 325 ), que afirmou:
O tema da consubstancialidade das três pessoas foi levado por Agostinho de Hipona , hoje considerado o maior membro dos Padres da Igreja. Ele se tornou um bispo neoplatônico , e operou um dos síntese mais notável entre a filosofia grega e fé cristã , tendo especialmente Plotino o tema das três naturezas ou hipóstases divinas ( Um , Intelecto e Alma ) e identificá-los com as três Pessoas daTrindade cristã ( Pai , Filho e Espírito Santo ), mas concebendo a sua relação procissão já não forma degradante, mas apenas numa perspectiva de igualdade.
De acordo com Agostinho, há limites para além dos quais a razão não pode ir, mas Deus pode escolher para iluminar a fé da " alma dos seus eleitos, sendo capaz de saciar a sua sede de conhecimento. Plotino Agostinho disparou desde a concepção do mal como uma privação mera do Ser, que é Deus: o mal é, portanto, unicamente devido à desobediência humana. Por causa do pecado original,nenhum homem é digno de salvação, mas Deus pode escolher a quem salvar com antecedência, através do uso de graça , a verdade é que nós temos, no entanto, uma vontade livre .
Com Agostinho surgiu, no entanto, sobre este ponto, uma característica diferença de filosofia cristã de grego, que foi certamente apresentar a idéia do contraste entre bom e mau , mas estava ausente a noção de pecado , por isso houve uma visão linear da história como um processo de redenção para a segurança. Agostinho vez esteve presente como a luta entre o bem eo mal se dá principalmente na história . Isso também envolveu a reabilitação da dimensão terrena em comparação com o juízo negativo que tinha dado platonismo.Agora, até mesmo o corpo do mundo e os corpos têm valor e significado, como frutos do amor de Deus é um Deus vivo e que o pessoal voluntariamente escolhe para entrar na história humana. Amor ascensivo típico de " eros grego, ao lado de Agostinho, portanto, o amor de Deus para discensivo Suas criaturas própria ágape cristã.
A última patrística
O sistema de graça formulada por Agostinho deu à luz a quase um século de disputa ( 430 - 529 ), que terminou com o triunfo do agostinianismo moderado. O Concílio de Éfeso , já em 431 , assim como lidar com uma série de questões cristológicas que condenou Nestorianismo (advogado uma estrita separação entre a natureza humana e divina de Jesus), reiterou a condenação do pelagianismo . O Semipelagians no sul da França, no entanto, não poderia conceber o favor de Deus e os eleitos, para refutar a obra de Agostinho, aproveitado em tempos de exageradas fórmulas de Fulgence St. , ou teorias de poucos, isolado, predestinazionisti como, por exemplo, a Transparência, que foi condenado peloConselho de Arles ( 475 ). No entanto, a moderação de Próspero de Aquitânia e os argumentos contidos no recurso conciliatória a todos o autor desconhecido do omnium gentium De Vocatione , abriu o caminho para um acordo. Em virtude deste acordo, São Cesário de Arles obtido Papa Felix IV uma série de Capitula que foram solenemente promulgada emlaranja , e formou a consagração do triunfo do agostinianismo (529).
O último período de patrística consistia principalmente na elaboração de doutrinas já formuladas. Entre os mais original, não havia Boécio , considerado um dos fundadores da escola e da disputa no universal , relativa à definição de espécies atribuível aos gêneros universais e espécies. [15] Boécio dividido em filosofia particular em três tipos de seres: O intellettibili [ 16] são seres imateriais, concebíveis apenas por ' intelecto , sem a ajuda dos sentidos, como Deus, anjos, almas, o ramo da filosofia que cuida deles corretamente é a teologia . O inteligível é o intellettibili caiu nas coisas materiais, que são percebidas pelos sentidos enquanto o intelecto sempre concebível. A natureza é, finalmente, o tema da física , é dividida em sete disciplinas doquadrivium - aritmética , geometria , música e astronomia - e do trivium - gramática , lógica e retórica .
No Pseudo-Dionísio, o Areopagita , há a primeira distinção explícita entre teologia negativa e teologia na afirmativa : enquanto a segunda trata de Deus através de um acréscimo gradual de toda a qualidade finito de objetos individuais, ao contrário, o produto primeiro para diminuir e diminuir -se para remover o conteúdo da mente, porque Deus, sendo superior a todas as coisas que se possa imaginar, não pode ser identificado com qualquer um deles.Você pode ver nele a influência do neoplatonismo Agostinho.
Mesmo o irlandês Scotus Erígena , teólogo e autor da era carolíngia Periphyseon (ou De divisão naturae ), disparando normalmente reflexão agostiniana sobre a relação entre dual e complementar fé e razão que Deus coincidem necessariamente, resolvendo-o em um círculo, com foco na forma negativo, ele viu Deus como superior tanto ao ' ser que o não-ser , como o ponto em que o dualismo da realidade vem junto na unidade. Ele seguiu a sua interpretação de Dionísio, o Areopagita, que foi traduzido para o latim o Areopagiticum Corpus , e que reafirmou o conceito de que as idéias existem em Platão Palavra, mas não coincidem com ele: eles são o trabalho do pai. Considerando o universal ante rem , Escoto Erígena, em seguida tomou uma posição em favor de extremo realismo no debate sobre universais .
A teologia escolástica
A partir de " Mil anos é particularmente significativo que o nascimento da filosofia escolástica , assim chamada a partir da criação de corais , a de um sistema de ensino e difusão educacional em toda a Europa, e uniformidade substancial garantida de ensino. Pai da Escolástica é geralmente considerado beneditino abade Anselmo de Canterbury , [17] , que mais tarde tornou-se arcebispo de Canterbury , que procurou uma convergência entre fé e razão na tradição de Platão e Agostinho . Suas duas principais obras estão preocupados com o " argumento ontológico da existência de Deus , que emMonologion ele é tratado a posteriori , observando que, se algo existe, deve ser reconhecido como um princípio supremo da cadeia ontológica que torna isso possível. No Proslogion , no entanto, Anselmo apresenta uma prova a priori , segundo a qual Deus é a mais alta autoridade do qual não podemospensar em algo maior, e aquele que nega que este conceito do intelecto corresponde a uma realidade, contradiz necessariamente porque então você poderia pensar que o corpo é menos do que um máximo de algo ainda maior que ele também existia.
Anselmo foi um defensor da realidade dos universais como reais ante , o que significa que , a priori , experiência anterior. Sua posição foi apoiada por Guilherme de Champeaux(expoente do realismo hoje mais do que qualquer outra coisa semelhante a " idealismo ) [18] , mas a oposição de Roscelin , advogado em vez de um nominalismo extremo que ainda afirmou que as três Pessoas da Santíssima Trindade foram três realidades entre os separados, como o mesmo para o poder e da vontade: a comum essência , divindade, então, era apenas um nome, um vocis flatos . Roscelin foi cobrado por este triteísmo . Na controvérsia foi inserido mesmo Pedro Abelardo , mais favorável ao conceitualismo , dando origem a uma disputa que foi a marca da Escola, e durou por vários séculos, e deu origem a um certo ponto da filosofia moderna .
O nascimento da Escolástica tinha permitido, entretanto, o desenvolvimento de uma nova forma de auto-respeito para saber mais " ambiente monástico em que a teologia cristã tinha crescido então, agora vai estabelecer a sua sede nas escolas ligadas a catedrais , ou na Universidade , como de Bolonha e Paris . Este último, em particular tornou-se um centro internacional de estudos teológicos. Entre as instituições recém-formados adquiriram considerável prestígio da escola de Chartres , que lembra de ter pensado neoplatónicade Agostinho de Hipona e Boécio. Como parte da disputa sobre a escola universal de Chartres argumentou que as idéias são completamente a priori , sendo criaturas do Pai, enquanto no cosmológica seguido a interpretação dada pelo Calcidio do Timeu de Platão , e identifica o Espírito Santo com a platônica Alma do mundo , de acordo com o ponto de vista já ocupado por Abelardo. Admitindo, no entanto, a " imanência do espírito na Natureza, este foi concebido como um sujeito todo orgânico e independente de estudos separados com relação à teologia.
Ao mesmo tempo, veio à vida como inquietação religiosa novo destinado a renovar a Igreja, como a Congregação dos monges de Cluny desenvolvidas em torno do ano mil, ou ' Ordem de Cister , que levou um crescimento extraordinário e graças vigor para o trabalho de Bernardo de Claraval . Estas propostas através de uma mística especulação teológica: de acordo com Bernard a única maneira de alcançar a verdade é a prática de contemplação eoração , e não no raciocínio abstrato. Ele foi contestado por Pedro Abelardo , que argumentou vez que "não se pode acreditar em qualquer coisa se primeiro não tenha entendido". [19]
No início do século XIII nasceram dois outros novos movimentos, uma fundada pelo espanhol Domingos de Gusmão , cuja pregação foi baseada na eficácia dos argumentos e persuasão, e outro da São Francisco de Assis , que procurou, em vez de converter por meio de um exemplo de harmonia, humilde e simples, e com a natureza. Estes movimentos espalhados especialmente nas cidades e em contato com as escolas tornaram-se os novos centros de cultura medieval.
Por exemplo, dois frades dominicanos, Alberto Magno e Tomás de Aquino , para fazer uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da teologia escolástica. Autor de um comentário enorme sobre aMetafísica de Aristóteles, Alberto Magno foi um dos primeiros a incorporar a influência de " aristotelismo árabe dentro do cristianismo, o redimensionamento do papel que " agostinianismo tinha até então, e causando debates acalorados quando alguns conceitos derivadaAverroistic (como a negação da imortalidade da alma ou origem criacionista do mundo) pareciam estar em conflito com a ortodoxia cristã. Pela primeira vez, então ele introduziu uma distinção entre o domínio da fé , que lida com a teologia , e de ciência , em que arazão , mas sempre à procura de um ponto de encontro entre estes dois campos. Atribuído ao Agostinho fé como a mais alta autoridade, e Aristóteles ciência, mas sempre bem-vindas por um ponto de vista crítico. [20] Pode-se dizer que Alberto Magno deu a teologia cristã a forma eo método que, basicamente, são mantidos hoje. Um homem de grande genialidade e cultura, [21] viveu com seu compromisso religioso profunda devoção doutrinal. [22]
Albert foi um discípulo de Thomas , que igualmente confrontados com o avanço do aristotelismo árabe que parecia questionar os dogmas da fé cristã , mostrou que não tinha nada a temer, porque as verdades da razão não pode ser em contraste com as doApocalipse , tanto como uma emanação do mesmo Deus
Segundo Thomas, não há contradição entre fé e razão , que a filosofia pode muitas vezes vêm para as mesmas verdades da Bíblia , por exemplo, você pode conhecer a " existência de Deus é pela fé e através da razão e do 'observação com base nos sentidos. Como seu professor, e Thomas tentou conciliar a revelação cristã com a doutrina de Aristóteles , que, a partir do estudo da natureza , de " intelectoe lógica , ele tinha desenvolvido o conhecimento sempre válida e universal, facilmente assimilada pela teologia cristã pois a verdade objetiva, como, aliás, também ensinou o filósofo grego, é que só porque há sempre a mesma em todos os tempos e lugares. Assim, por exemplo, foi nas ciências naturais, para a qual houve uma transição de perene poder de " agir que hierarquicamente estruturada do mundo de acordo com uma escala ascendente desde as plantas aos animais, e desses homens, a anjos e Deus , que o motor imóvel do universo é responsável por todos os processos naturais. O inteligências angélicas estão familiarizados intuitiva e superior, o que lhes permite saber imediatamente que para que nós temos, em vez de obter através do exercício da razão .
O trabalho fundamental de Tomás de Aquino, Summa Theologiae , foi projetado por ele para stegua o processo de construção das grandes catedrais da Europa: como a teologia tem a intenção de deixar claro a razão para os fundamentos da fé, de modo a "arquitetura , em especial, as igrejas românicas do século XIII, tornou-se o instrumento coletivo para a educação do povo e sua participação na Verdade revelada.
Enquanto Thomas contribuiu assim para a revitalização e divulgação da " aristotelismo em Christian, seu contemporâneo, Boaventura de Bagnoregio Mas foi o maior expoente do neo-platônico . Na reflexão de Boaventura, espelhado em alguns aspectos, para a de Thomas, arquitetura monumental não são racionais, mas a prevalência de um sentimento místico religiosidade inspirado por São Francisco de Assis . Ele permaneceu no tema central do agostiniano " luz divina, ainda que restrito a conceitos espirituais. De acordo com Bonaventure, de facto, enquanto que a sensibilidade é o instrumento apropriado para a alma, por meio da realidade do polegar , conduz à formação de conceitos universais para a compreensão dos princípios espirituais deve ser o iluminante graça de Deus .
O caminho para a iluminação é, portanto, o que leva a aproveitar a essência eterna, e alguns até conseguiram chegar perto de Deus, mesmo iluminação ação guia humano, porque ele só determina a sindérese , que está disponível para a boa prática . Ainda aqui, é óbvio, o valor cognitivo e moral mundo ideal platônico, mas tudo é transfigurado pela necessidade de ascensão religiosa do homem para com Deus
Enquanto Tomás de Aquino e São Boaventura ensinou principalmente em Paris, outras escolas cresceu em prestígio, como os deOxford e Colônia . O professor mais importante de Oxford foi Roger Bacon , que referindo-se à distinção feita por Aristóteles entre ciência e fé, encontrei duas fontes diferentes de conhecimento: a razão , que, no entanto, é sempre baseada em um conhecimento mediada, e ' intuição que, em vez chama imediatamente dada. Este último pode ser de uma mística , tratando-se as verdades teológicas do Apocalipse, ou experimentais , se relevante para as verdades do mundo natural. A distinção entre essas duas áreas, que foi no início de seu desenvolvimento também da Escola de Chartres , tenderá a agravar-se ao longo do tempo mais e mais.
Crise escola
A disputa em entretanto universal, tinha encontrado uma solução no compromisso elaborado por Alberto Magno e Tomás de Aquino, os defensores do realismo moderado , que os universais são:
Na questão, no entanto, está inserido o teólogo escocês Duns Scotus , que levantou a questão da " haecceitas , essa essência que determina um objeto particular de uma determinada maneira ( aqui e agora ) tornando-o "isso aqui". Universais que são a fonte de cada empresa, de acordo com Scotus, você não pode dizer nada, é impossível determinar porque de serem assim e não de outra forma. Desta forma, Duns Scotus também ressaltou o aspectoapofática e Deus desconhecido, alegando a existência de uma limitação intrínseca de todo o conhecimento humano: se a lógica se destina a ser coerente, deve dar-se a investigar o que por sua natureza não pode ter um resposta racional. Mas ele disse que, na esteira de Parmênides , a necessidade de ser de ' Ser , mas a impossibilidade de necessitarne o conteúdo, para dar-lhe que um predicado racionalmente justificada.
Ele abriu o caminho para uma desconfiança substancial da razão humana para investigar os mistérios da fé , enquanto a característica peculiar de filosofia medieval era sua assimilação de Deus a lógica, em virtude do fato de que Deus nos Evangelhos foi apresentado comoLogos (princípio lógico). Scotus, em particular, foi um defensor da doutrina do voluntarismo , segundo a qual Deus é impulsionado por umdesejo incompreensível e arbitrária, totalmente desconectados com critérios racionais que limitam a liberdade de ação. Esta posição resultou em um crescente fideísmo , que é uma confiança cega em Deus, não motivada por argumentos.
Fideísmo aderido especialmente Guilherme de Ockham , expoente do nominalista , na qual ele chegou a negar a Igreja o papel de mediador entre Deus e os homens. Com base em uma concepção de reducionista do conhecimento (na origem da sua famosa navalha ), Occam criticou os conceitos de causa e substância , que considerou metafísico, em favor de uma abordagem empírica conhecimento. Radicalizando a teologia de Scotus disse que Deus não criou o mundo para "inteligência e da vontade", como reivindicado por Tomás de Aquino, mas uma vontade, e, portanto, de forma arbitrária, sem nenhuma regra e sem leis. Como Deus, o ser humano é completamente livre, e essa liberdade só pode estabelecer a moralidade do homem, cuja salvação, no entanto, não é o resultado da predestinação, ou de suas obras. É somente a vontade de Deus que determina, em um desconhecido completamente, o destino do ser humano. Indivíduo John Buridan tiro inicialmente teses de Occam, e depois tentou reconciliá-los com a física aristotélica.
Na Alemanha , entretanto, Meister Eckhart lançou as bases da mística especulação alemão, enfatizando, por seu lado, a natureza misteriosa e insondável de Deus, desenvolvendo uma teologia negativa radicalmente apofática . De acordo com Eckhart, Deus cria a si mesmo e seu filho em homens, em um ato contínuo e ininterrupto criativo. Daí o seu ensino dirigido ao cuidado de " alma e da oração contemplativa: "O olho no que vejo Deus é o mesmo olho com que Deus me vê: meu olho e olho de Deus são um um olho e do conhecimento "," Quem criou Deus sente o sabor de todas as coisas em Deus ". [23]
Relacionado com o misticismo de Eckhart foram os tons utilizados pelo autor anônimo Inglês de A Nuvem do Desconhecimento , em que foram encontrados muitos pontos de contacto e convergência, apesar da diversidade de muitas suposições, com a meditação do Zen Budismo . O texto fala de uma ignorantiae Caligo , mas a imagem da nuvem é certamente derivação bíblica, pois há vários lugares na Bíblia em que Deus é representado "envolto em nuvens e escuridão", [24] e que diz que "reside na nuvem". [25]
Renascimento teologia humanista
No século XIV, a corrente realista ea nominalista começou a diversificar mais e mais, para dar origem a duas vertentes distintas de pensamento, que rasgou a Escola e jogado em uma crise que foi agravada pela perda de autonomia política do clero por causa de cativeiro Avignon . As reflexões somente dentro do realista consistia então em reformulações de teologia anterior com base no princípio da autoridade .
Com o renascimento humanista começou a respirar uma nova atmosfera, graças ao trabalho do teólogo e matemático Nicolau de Cusa (em 1401 - a 1464 ). que tentou um ponto de síntese entre as duas correntes teológicas [26] Para ele, usando o princípio da " douta ignorância "conciliar o método argumentativo da escola com o ' apofatismo final dos neoplatônicos tarde medievais referentes a Sócrates, ele disse que a pessoa verdadeiramente sábio não é aquele que tem a verdade, mas quem conhece sua própria ignorância, e por isso é ciente de suas limitações. Não pode ser consciente de sua própria ignorância, sem ter já parcialmente ou inconscientemente um vislumbre daquilo que não sei. O ignorante absoluto, ao contrário, não tem ainda consciência de sua própria ignorância.
O conhecimento humano é sempre conjectural, contudo, Deus não é totalmente desconhecido, mas se reflete no homem, que é, portanto, um microcosmo, um Deus em miniatura. Palavras, há uma correspondência entre o divino e as estruturas intelectuais humanas, e entre estes e a compreensão objetivada do cosmos. Deus é o " INCIDÊNCIA Ser, enquanto o universo é a sua grande explosão. Ele é um Deus concebido de forma dinâmica, que é oculto ( Deus absconditus ) dando origem ao mundo, mas para que você pode aumentar graças à " inteligência intuitiva , que é o tamanho do homem "divino", distinta da razão : a Ao contrário da lógica racional, de fato, que é limitada pelo princípio da não-contradição comum aos animais, o intelecto pode começar a adivinhar o ' Uma , que é a raiz comum de todos os que, uma vez esplicatosi no mundo parece um pouco contraditório com a simples motivo, incapaz de compreender as múltiplas uniformemente através da coincidência de contradições ("coincidência dos opostos"), que pertence a Deus [27]
Cusano com a teologia cristã começou a crescer fora dos círculos da igreja, e marcou um retorno decisivo para a tradição platônica-agostiniana como a de Aristóteles, embora Aristóteles apareceu geralmente menos inspirado. Marsilio Ficino , na nomeação de sua obra mais famosa Theologia Platão , juntou-seo cristianismo e platonismo em uma "filosofia piedosa" contrárias às correntes de pensamento ateu e materialista. O ' alma , por Ficino, forma do corpo não é fácil, mas é imortal, e sua função é encarnar a unir o espírito eo corpo, Deus ea matéria, que representam os dois extremos do universo.
Como em Cusano, a alma humana é, assim, a imagem de seu Criador, que está no centro desse movimento circular, pela qual Deus está perdido no mundo por causa do seu amor infinito, e em seguida, produzir novamente nos homens o desejo de se reunir para ele
a tradição de neoplatônico também é reconectado Pico della Mirandola , riconciliandola mas com o " aristotelismo e outros elementos culturais e religiosos, tais como o " Hermetismo e Cabala judaica, de acordo com um ideal de concórdia universal. Há também no Pico sottlineatura da centralidade do homem, a quem Deus deu a dignidade de ser livre de sua própria vida, já que ele não é, nem de animais , nem anjo , mas poderia ser um ou outro cultivo " sementes de toda espécie "que estamos nele:
Começando em vez de uma posição menos doutrinário e mais relevante para o aspecto da conduta prática, Erasmus propôs a reformar a Igreja e teologia para trazê-lo de volta para as origens do cristianismo. Mesmo Erasmus era ainda apresentam valores do mundo clássico, que ele resumiu no ideal de ' humanitas , isto é a "filantropia" grego (amor à humanidade), que segundo ele se reconciliou com a piedade , o núcleo do cristianismo , que foi baseado em uma fé enraizada na alma interior. Ele pregava a tolerância religiosa que fez menos de heresia caças e amarga crítica disputas e doutrina.
Para reformar e purificar a vida de fé, Erasmo então desenvolvido um projeto geral de reforma religiosa baseada na educação cultural, para remediar o perigo de uma teologia escolástica que parecia perguntas inúteis no pantanal e distante da prática cristã. Seu plano, no entanto, foi destruído em frente ao advento da Reforma de Lutero , contra quem Erasmus relutantemente decidiu enfrentar o tema crucial do livre arbítrio .
Reforma e Contra-Reforma
Reconhecendo a influência da cultura nominalista que dominou a Universidade de Erfurt , [28] Martin Luther trabalhou uma interpretação literal de certas passagens em São Paulo , como segue: "Nós sustentamos que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei ". [29]
Lutero chamou a consequência de que só pela fé, infundida pela graça divina, e salvação possível. Na verdade, ele pretendia que o termo "justificado", no sentido literal ( iustum facere ) serão feitos justos por injusto que somos por natureza, por causa do pecado original .[30] O resultado foi a negação do livre arbítrio . Sua doutrina, derivado em grande parte dos de Wycliffe e Huss , não foi, então, promoveu uma reforma resumidos nos seguintes pontos:
Lutero fez a sua teoria da predestinação de acordo com uma linha de interpretação, de São Paulo a Santo Agostinho. Também rejeitou qualquer interferência em teologia pela filosofia grega , não só Aristóteles, mas também Platão. A Sagrada Escritura tornou-se para ele a única fonte de Revelação. No entanto, outros líderes da Reforma, entre eles Philip Melanchthon , estavam preocupados em dar uma acomodação doutrinária para sua própria tese recorrendo à filosofia clássica e humanidades. Por exemplo, a Confissão de Augsburgode Melanchthon ainda é considerado um dos textos básicos de igrejas protestantes em todo o mundo.
Com a Reforma Luterana Europa foi acesa por uma série de controvérsias doutrinárias que quebraram a unidade dos cristãos ocidentais.Erasmus em vão tentou reparar a violação, argumentando que o livre arbítrio foi falho, mas não completamente destruída pelo pecado original , e que, sem um mínimo de liberdade do homem a justiça e misericórdia de Deus se tornam insignificantes. Suas críticas de Lutero estão resumidos nos seguintes pontos, que partiu em De livre vontade :
Lutero respondeu em Cativeiro da Vontade na qual ele explicou que o homem pode ter uma certa liberdade nos reinos inferiores, mas é Deus queabsconditus tradição occamista , empurrando-o no sentido da condenação ou salvação. Este era para ele mais importante do que qualquer liberdade.
A concepção voluntarista de Deus também se juntou a João Calvino , que radicalizou o conceito de predestinação para interpretá-lo de uma forma estritamente determinista. É Providência para guiar os homens, independentemente de seus méritos, com base na presciência e onipotência. O homem, no entanto, pode receber alguns "sinais" de seu destino eterno baseado no sucesso ou obtido em sua própria vida econômica e política.
A Calvin seguido por outros reformadores, como Ulrich Zwingli , mas também a Igreja Católica tornou-se um promotor de sua "reforma" própria, agora conhecido pelo termo " Contador ", [31] para superar a perda da unidade dos fiéis, e para implementar os processos de renovação, que foram, no entanto, um tempo no seu interior, através de, por exemplo, Girolamo Savonarola ou da mesma Erasmus de Rotterdam. A expressão mais completa da Contra-Reforma teve lugar no Concílio de Trento , que estabeleceu os seguintes pontos:
Também novas ordens religiosas foram fundadas, incluindo a Companhia de Jesus nas mãos de Inácio de Loyola . Estes trabalharam fora, experimentando-lo em pessoa, um método particular de oração e contemplação, com base no discernimento : foi uma série de exercícios espirituais (espirituales ejercicios ) baseado no ensino da segunda Carta aos Coríntios , Paulo de Tarso: "olhar para si mesmo , faça o teste você mesmo ". [32] O geuiti contribuíram para o nascimento do movimento teológico conhecido como Segunda Escola , que teve como objetivo reavivar o pensamento medieval de São Tomás de Aquino , assim como o grego Aristóteles, e menor grau de Platão. O principal expoente da nova escola foi Francisco Suárez . Entre outros, Teresa de Ávila contribuiu atividade reforma da Igreja, expressando a importância da meditação meditação e interior, em que o " êxtase da contemplação não é para ser, no entanto, um fim em si, mas funcional ação.
Jansenismo e Molinismo
No século XVII, viu o nascimento da doutrina teológica jansenista , em homenagem ao fundador Jansen ( em 1585 - 1 638 ), que foi colocado no meio do caminho entre o protestantismo eo catolicismo. O objetivo da Jansen foi levar a Igreja Católica a doutrina original de Agostinho de Hipona , que considerou contrária à moral eclesiástica jesuítatornou-se lugar-comum, no entanto, que a salvação foi sempre possível para o homem de boa vontade, de acordo com o ensino do espanhol jesuíta Luis de Molina (1535-1600), pai da chamada Molinismo .
A posição molinista foi baseada em especial sobre os seguintes pontos:
Jansenismo vez que o homem é corrompido pela luxúria e que sem a graça está destinado a pecar e fazer o mal e esta corrupção é transmitida hereditariamente. O ponto central do sistema de Santo Agostinho residente para os jansenistas na diferença essencial entre o governo da graça divina antes e depois da queda de Adão. No momento da criação, Deus teria homem dotado de liberdade e "graça suficiente", mas que tinham perdido por causa do pecado original. Deus então decidir doar, através da morte e ressurreição de Cristo , uma "graça eficaz" para os homens que predestinou, justificados pela fé e obras. A questão levou a uma série de disputas entre os religiosos de Port-Royal e os molinistas jesuítas, resolvido com a forma de apostolicis governança .
Aderiu ao jansenismo entre outros Blaise Pascal , autor de Pensamentos , com a qual ele propôs a fazer uma poderosa defesa do cristianismo . Teologia de Pascal é centrada em uma análise profunda da condição humana em relação à verdade divina revelada por Cristo :
A miséria do homem, segundo Pascal, é ser sem Deus, sua natureza é caída natureza imortal e divina em que ele nasceu, por causa dopecado original . Só a plenitude infinita de religião pode preencher o vazio infinito da alma humana, e, entre muitos outros, só pode o cristão exprimir a sensação de dualidade e contradição que está lutando ser humano. Na polêmica contra Descartes , ele comentou a diferença entre um Deus que é concebido apenas como arquiteto do universo, como um mecânico corpo, e não ser livre, Pai da humanidade e nosso Salvador, que trabalha na história de amor:
Ao lado do espírito geométrico ( esprit géométrique ), o homem tem um espírito de fineza ( esprit de finesse ), sem a qual nós sabemos, mas não sinto que Deus, o Deus de Abraão , de Isaac e de Jacob .
Fé, para Pascal, também deriva da prática de externalidade: aqueles que não têm fé deve se comportar como se não tivessem, praticando ritos e freqüentando os sacramentos por algum tempo, até que, finalmente, sujeito aos ditames da fé fé, mesmo vai nascer em nossos corações, e não porque é o resultado de hábito, mas porque o hábito de humildade e preparar o nosso coração para recebê-lo, que é o dom de Deus:
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