A teologia cristã quer "fazer razão da fé cristã uma . " É uma tentativa de inteligência racional da fé através de vários tipos de filosofias (inicialmente grega, moderna suíte). De acordo com a fórmula de S. Anselmo de Canterbury , é definido como FIDES intellectum quaerens .
Teologia é o discurso crente a Deus , a Bíblia , a religião ea Igreja , incluindo as doutrinas do cristianismo, desenvolvido de acordo com os meios ea perspectiva delineada acima. Qualquer crente discurso não é teológico, mas, talvez, o fim da confissão de fé (ou testemunho), pregação, ou de louvor. Pode-se também falar da teologia de uma figura particular alta (teologia joanina, a teologia paulina, a teologia de Agostinho e agostinianismo ). Também conhecido como teologia calvinista ou teologia luterana .
Autoridades religiosas organizar o ensino da teologia como disciplina acadêmica. O caráter científico da teologia permanece debatido. Sua relação com a filosofia seria melhor nomear uma "sabedoria". Mas em a Idade Média , é considerada a rainha das ciências, e ápice culminante de todo o conhecimento humano, de acordo com o lugar ocupado no sistema de metafísica aristotélica. No entanto, os critérios da ciência , apenas certos ramos pode ser considerado absolutamente disciplinas científicas. Na Igreja Ortodoxa, a teologia não é considerada uma disciplina especulativa e dedutiva, mas como conhecimento experimental de Deus que se manifesta na sua criação. O título de "teólogo" também é atribuída a apenas três santos: São João Evangelista , São Gregório Nazianzeno e São Simeão, o Novo Teólogo .
História da teologia cristã
A idade dos Padres da Igreja
Logo após o nascimento do Cristianismo, os cristãos, alguns dos quais são conhecidos por católicos e ortodoxos sob o nome genérico de os Padres da Igreja escrever livros para defender a sua fé (apologética) e explicar o conteúdo. Os Padres da Igreja, muitos tanto no ambiente grega e romana, escrever muitos livros que formam a base de desenvolvimento da Teologia. Entre as grandes figuras da época, que incluem Clemente de Alexandria , Ambrósio de Milão , Agostinho de Hipona , Tertuliano . Este é um momento em que dogmas anexar pouco a pouco, o que levou a doutrina várias disputas.
A Idade Média Latina e Escolástica
Na Idade Média, a teologia era uma disciplina chave dentro universidades ups. Escolástica deu origem à publicação de numerosos escritos e discussões doutrinárias novamente. Aquino é provavelmente o principal teólogo escolástico do tempo, mas figuras como Alberto Magno e Bagnorea Boaventura marcou o história da teologia.
A teologia moderna (XVI º -XIX e )
Teologia ganhou novo impulso com a Reforma e Contra-Reforma . Teólogos reformadores que dão seus nomes às denominações que existem, desenvolver novas idéias em teologia. Esta onda de reforma exorta os católicos a reagir e reafirmar seus dogmas .
Com o Iluminismo, a teologia vive uma crise. No lado católico, ela esclerose recusando idéias modernas. Tenda com uma cartesiana avanço Malbranche Católica vencida. Não foi até o XIX º século por um lado renascimento romano (Moehler). Depois veio o triunfo do neo- tomismo .
Entre os protestantes, o XVIII º século foi marcado pela influência de Leibnitz e racionalismo. Pietismo desenvolve em grande parte como um pulso hostil à teologia "queimando" em oposição ao "coração" crente e espontânea.
Em seguida, no início de XIX th , o desenvolvimento de vários sistemas de grandes dimensões com base em Hegel ou derivado do Schleiermacher que, com base na opinião religiosa, tenta superar posições vitoriosamente kantiana que tornou impossível qualquer metafísica racional.
Mais tarde no século, Albert Ritschl inicia um retorno a Kant. Finalmente, em 1900, Harnack, Troeltsch e Herrmann são nomes notáveis entre os teólogos protestantes. O socialismo cristão desenvolve. Mas, especialmente do século foi marcado pela ascensão da exegese histórico-crítica, tenta escrever uma vida de Jesus em uma base histórica confiável, tentativas que trabalha A. Schweitzer vai acabar. A dimensão apocalíptica e escatológica da pregação de Jesus foi redescoberto, ao mesmo tempo.
Teologia contemporânea
Teologia contemporânea nasce da tragédia da Primeira Guerra Mundial e a oscilação do mundo burguês. Lado protestante incluir os nomes de Karl Barth , Rudolf Bultmann , Paul Tillich , Dietrich Bonhoeffer , Jürgen Moltmann .... O católico Karl Rahner , Hans Urs von Balthasar , Pierre Teilhard de Chardin , Hans Küng , Henri de Lubac , Yves Congar, Marie ...
Nosso tempo, desde os anos sessenta, é que a crise se agravou teologia cristã, que está lutando para recuperar a sua credibilidade. É preciso direções diferentes de alcançar, mas sem sucesso. Teologia é mais sensível ao estresse ecumênico . Desenvolver novas tendências, a mais famosa sendo a de teologia da libertação , teologia feminista , a teologia do processo, recebendo Heidegger, voltar a Troeltsch ou simplesmente tradicionalismo e / ou fundamentalismo ..
Exegese tese desenvolve cada vez mais radical (re teorias sobre as causas da composição do Pentateuco, que tinha sido aceite desde o trabalho de Gunkel um século e mais, procure o Seminário Jesus na ditos de Jesus ... ) A descoberta do Mar Morto um papel e irá abrir uma nova era no campo da pesquisa bíblica.
A cristianização no Ocidente faz teologia cada vez mais complexo. A crise de valores que afetam o cristianismo e reflete sobre o empreendimento teológico. Teologias fora da Europa tentando ser ouvido em um gol de inculturação do cristianismo. Mas em geral o caráter intelectual dos tradicionais desaparece religião cristã. Aumento na teologia de potência indutivo da experiência espiritual (Igreja Evangélica Pentecostal, carismática) ou prática (teologias da libertação) e tendências muito fundamentalistas recusam qualquer investigação moderna exegese e ciências físicas ou humanas (criacionismo) e muito reacionário social e eticamente (hippies e arejadas Maio de 68 com um questionamento da ética cristã em grandes segmentos da população, especialmente na área da ética relacional e sexual).
Ramos da teologia
A teologia cristã tem muitos ramos, agrupados em quatro disciplinas:
Bíblia ,
história da Igreja,
sistemática dogmática e ética
teologia prática .
Schleiermacher queria reorganizar nas disciplinas agendamento protestantes mundo movendo da seguinte forma:
teologia filosófica,
Apologética ( A Essência do Cristianismo , o que tornou o cristianismo uma forma de acreditar formulário específico tomadas pela comunidade cristã)
controvérsia (revisão de patologias internas)
teologia histórica, isto é:
a exegese bíblica ,
a história da Igreja , que não é uma disciplina autônoma, mas uma disciplina histórica,
análise do cristianismo contemporâneo (substituindo dogma)
Mas sua visão não foi geralmente imposta. Apenas Troeltsch realizado após seu dogma como uma disciplina histórica.
" Religião, para tomar posse de sua propriedade, renuncia a qualquer reivindicação de que pertence à metafísica e moralidade , e restaura tudo o que ele foi violentamente incorporada. Não procuram identificar e explicar o universo de sua natureza, como é o metafísico , não procuram aperfeiçoar e completar o desenvolvimento da liberdade divina e livre arbítrio do homem e que é a moralidade. Em essência, não é nem pensamento, nem ação, mas contemplação e sentimento intuitivo. Ela quer olhar intuitivamente o Universo quer vê-lo com reverência em suas manifestações e atos de sua própria, ela quer deixar em uma criança passiva, invadir e confiscar suas influências diretas "( Discurso , 150) .
" Não há conhecimento real do Cristianismo se simplesmente apenas um projeto empírico , em vez de entrar tanto na sua essência que se opõe a outras formas de crença e de outras igrejas que a essência da piedade e comunidades religiosas na sua relação com as outras atividades da mente humana. Que a essência do cristianismo está ligada a uma história que especificar o modo de compreensão, mas não faz mal para a tarefa em si. '
Referências
Friedrich Schleiermacher , Kurze Darstellung de theologischen Studiums, zum Behuf einleitender Vorlesungen ( 1810 ), recentemente traduzido sob o título O estado de teologia. Breve (1994).
Rosino Gibellini, Panorama da teologia da xx ª século , Editions du Cerf, Paris, 1994, § 88p. (Bibliografia p. 603-666). Inclui teologia dialética, existenciais hermenêutica , Theol. cultura, Theol. secularização, Theol. história, theol. expectativa, Theol. theol política. de libertação theol. Preto Theol. Theol feminista. Terceiro Mundo, Theol. Mundo.
Dicionário Crítico de Teologia , ed. Jean-Yves Lacoste, Presses Universitaires de France, Paris, 2002. ISBN 2-13-052904-6 .
Ciência e religião , Bertrand Russell
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