O que é ciência e o que é Idolatria da ciência?
O recém formado em biologia, física, matemática, geologia, zoologia, cosmologia, etc., pra não cometer uma fraude ou prática idolátrica da ciência tem que aprender sobre os métodos indutivo e dedutivo.
Assim como para o século XXI, 2O12, a Teologia Fundamentalista que se baseia em pietismo, fideísmo, fundamentalismo, sentimentalismo é práxis de teólogos ateus.
Já, a ciência como pseudo imagem que iniciou com o ocultismo deve perder segundo Popper a mania de querer ser um método de dizer que não pode haver verdade definitiva, pois ciência é a investigação das hipóteses contrárias.
Após 15O anos da teoria de Darwin, ele que não fez fraude em sua teoria, diz claramente que não há provas e indícios em favor de uma teoria e de hipótese contraria.
Sabe-se que os raciocínios pré-científico e o cientifico são uma estabilização provisória de uma certa área e encerrar um debate é uma pretensão criminosa, logo, há um confronto de indícios.
Não há conhecimento científico que não se dissolva em seguida, mude ou é eliminado, porque não passa de uma estabilização provisória de uma certa área na qual é possível a aplicação de um protocolo metodológico mais ou menos constante durante um tempo. Depois, isso se dissolve e ai se precisa de outra coisa.
O campo da ciência argumentada pelas filosofias da ciência[epistemologia] e linguagem -método indutivo- não demonstra o campo que ultrapassa a ciência, logo, as ciências não são os donos da Racionalidade. Na prática, você pode até treinar um macaco a andar de bicicleta, mais jamais ira ver um macaco fabricar, elaborar, planejar uma. Ele não vai entender o princípio.
Ciência exige aplicações da lógica, investigação [método indutivo], ela não é so biologia, física, geologia, zoologia,..[laboratório-método dedutivo].
Por fim, avaliar é ir além da cultura histórica, do nível civilizacional, das ciências políticas, das religiões e do senso da medida humana.
A Lógica diz que a teoria evolucionista e criacionista jamais será provada, pois é uma teoria do Todo, que deve ser provada por meio das ciências experimentais especializadas. Logo, é impossível por definição, ou seja, não vai acontecer jamais. Quanto mais se procura mais se encontra indícios das 2 teorias.
Para se argumentar sobre ciência, deve-se: 1- estudar a história da ciência pré-científica e científica; 2- saber os métodos indutivo e dedutivo; 3-dominar os argumentos [lógica, filosofia da linguagem e epistemologia], conhecer as escolas da teoria do conhecimento;4- dominar a retórica ou o diálogo filosófico e científico para humanização.
No hay comentarios:
Publicar un comentario