viernes, 9 de noviembre de 2012

Teologia Católica-Breve História




Nos primeiros séculos da Igreja , a doutrina cristã foi desenvolvido pelos Padres da Igreja . Hoje, o estudo dos escritos dos Padres da Igreja é chamada Patrística .
Até o xv º  século incluído, teologia e filosofia eram intimamente relacionados. Na escola Scholastic , um dos ramos da filosofia era metafísico teologia geral também é chamada metafísica especiais. A reconciliação do cristianismo ea filosofia de Aristóteles por Tomás de Aquino ( filosofia primeira ) na xiii ª  século foi forjada em torno da linha de força.
Na história da teologia católica até a Reforma , podemos ver:
História do Cristianismo
Teologia cristã
Escolar
Filosofia Medieval
Em a Idade Média , podemos ver a importância que tomou a teologia da luz no movimento de Renascimento do século XII , que descreve o historiador Georges Duby .
A escolástica entrou numa fase de declínio a partir do Renascimento , o que acelerou a xvii ª e xviii ª  séculos . Embora os métodos de raciocínio lógica da escolástica , herdada de Aristóteles , foram desenvolvidos, as organizações pesadas e sua incapacidade, no contexto da época, tendo em conta as observações e os resultados de experimentos científicos levou ao desaparecimento essa escola na Revolução Francesa .
Ao mesmo tempo, muitos filósofos a trabalhar na lógica (ver lógica de Port-Royal ), na metafísica , na ética , e introduziu profundas mudanças em atitudes e estruturas sociais, que ainda tiveram um impacto sobre a linguagem . Proeminente teólogo do tempo é Blaise Pascal.
Renovação da teologia 

A imagem de teologia muitas vezes permanece ligado no representações dogma coletiva. Se esta função realmente existe quando se trata de ensinar ou defender os princípios fundamentais da fé católica ( encarnação , redenção , Trindade ...), a teologia é aberta para o xx º  século em campos muito diversos.
Mudanças profundas na sociedade desde a revolução industrial no xix º  século necessária uma renovação da teologia [ref. necessário] (ver também revolução copernicana , que agora tem as seguintes características:
voltar para as fontes de textos antigos, o que é feito em paralelo com outras famílias cristãs já que o Conselho Vaticano II ,
a ecumênico e inter-religioso diálogo
abertura para o mundo , ele se sente mais desde o Concílio Vaticano II .
Teologia como disciplina é mais independente da filosofia, embora ambos se alimentam uns dos outros.
Pode-se, possivelmente, encontrar conflitos entre alguns poucos teólogos e do Magistério. A xx ª  século, muitos teólogos têm agido freethinkers teológica e foram condenados pelas congregações do Vaticano. Esses dissidentes incluem Hans Kung , Charles Curran e Leonardo Boff .
Áreas da teologia 

Exegese

Leão XIII (Papa)
Pio XII (Papa)
Augustin Crampon
Marie-Émile Boismard
Marie-Joseph Lagrange
Henri de Lubac é o autor da exegese medieval - os quatro sentidos da Escritura , em que ele descreve a origem da teoria das quatro direções ( Orígenes ).
Houve muitas traduções da Bíblia na história . Veja-se, para os de língua francesa , o artigo traduções da Bíblia em francês .
De traduções pode contar com elementos externos aos textos originais (que são a maioria em hebraico e grego ). Assim, a lógica de Port-Royal ( tradução da Bíblia em francês no xvii º  século de trabalho, que ajudou Pascal ) introduziram mudanças de sintaxe e gramática no texto bíblico, em francês , que provavelmente teve algum impacto sobre a linguagem French .
Poucos pioneiros, reavivaram a Bíblica Católica Estudos xix º  século .
Canon Augustin Crampon fez reinterpretação trabalho considerável e tradução para o francês de todos os textos canônicos da Bíblia , a partir das fontes mais autênticas neste momento.
Em 1890 , o dominicano Marie-Joseph Lagrange fundou a École Pratique de Estudos Bíblicos, agora em 1920 Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém .
Papa Leão XIII reconheceu a necessidade de reviver os estudos bíblicos . Ele publicou a encíclica Deus Providentissimus ( 1893 ). É um aspecto pouco conhecido da acção deste Papa , mais conhecido por desenvolver a doutrina social da Igreja . Sua imagem na França é a de um papa "social". Muitas vezes nos esquecemos de que durante o seu longo pontificado , o Papa Leão XIII aproveitou a sua grande cultura, para renovar diversas áreas da teologia católica, especialmente a exegese . Em 1920 , por ocasião do centenário décimo quinto da morte de São Jerônimo , o Papa Bento XV publicou a encíclica Spiritus paraclitus sobre Princípios Reguladores o estudo da Escritura .
Em 1943 , o Papa Pio XII também foi o avanço da exegese , clarificar as condições para o exercício dessa disciplina na encíclica Divino afflante Spiritu . Em 1993 , a Pontifícia Comissão Bíblica publicou um texto intitulado A interpretação da Bíblia na Igreja , que é uma síntese de princípios exegéticos ao catolicismo.
Trabalhar exegéticas escritos estimulados pelo Papa levou a reedições da Bíblia , na segunda metade do xx º  século  :
A Bíblia de Jerusalém ,
A Tradução Ecumênica da Bíblia com outras famílias cristãs.
Cruzando o caráter cosmológico Bíblia são agora escritas em uma confusão mais clara e evitar em questões de representação do mundo.
Ver artigo principal: cosmologia religiosa .
Durante o Concílio Vaticano II , a Pontifícia Comissão Bíblica emitiu uma declaração sobre a verdade histórica dos Evangelhos (21 de Abril 1964 ) foi aclamado como um grande guia para trabalho intérpretes .
Hermenêutica 
Ver artigo principal: Hermenêutica .
A hermenêutica é a arte de compreender e interpretar a Palavra de Deus.
Ele estabelece três orientações:
Pesquise o significado dos textos (ver teoria das quatro direções )
a compreensão da Palavra de Deus em relação à existência humana,
a eficácia da Palavra na História e no contexto sócio-político.
Alguns foco hermenêutica mais sobre a prática de hoje ("práxis"), que a doutrina: é livre a Palavra de Deus para restaurar a sua eficácia na História .
Henri de Lubac , autor de História e Espírito: A Inteligência das Escrituras por Orígenes ,
Claude Geffré
Edward Schillebeeckx
Teologia Dogmática 
Teologia dogmática inclui os diversos tratados do dogma católico, desenvolvido pela Igreja inspirada pelo Espírito Santo, a partir da revelação (Escritura e Tradição). Esses tratados são: a teologia trinitária , a cristologia , a pneumatologia (estudo do Espírito Santo ), mas também hermenêutica teológica (a relação entre Escritura e Tradição Fé e Razão, dogma, magistério), a teologia sacramental (sacramentos), antropologia teológica, do Tratado sobre o Grace (De gratia), escatologia (as últimas coisas). Teologia Dogmática, tem, portanto, o centro da fé da Igreja. O Catecismo da Igreja Católica neste tipo de chave resumo.
Esta seção está vazia, insuficientemente detalhada ou incompleta. Sua ajuda é bem vinda!
Ecumenismo
Ver artigo principal: Ecumenismo .
Representante: Yves Congar
Esta seção está vazia, insuficientemente detalhada ou incompleta. Sua ajuda é bem vinda!
A teologia moral, social doutrina 
Ver artigo principal: Teologia Moral Católica .
Representantes:
Papa Leão XIII (Encíclica Rerum Novarum )
Henri de Lubac
Marie-Dominique Chenu ( Ação Católica )
O catolicismo está profundamente renovada xix º  século . Na tradição de São Vicente de Paulo , muitos católicos, incluindo Frederico Ozanam , de Felicidade Lamennais , M gr Ketteler , de Albert Mun têm impulsionado novos movimentos, novas leis sociais. Movimentos da Ação Católica surgiram.
O teólogo jesuíta Henri de Lubac focada nos aspectos sociais do dogma católico.
Hoje, os cursos de teologia moral no Instituto Católico de Paris estão divididos em:
a teologia moral fundamental,
setor de teologia moral, que se divide entre a moral individual e moral social.
Trabalho teológico afeta as seguintes áreas:
Ética social:
A doutrina social , desenvolvida pelo Papa Leão XIII através da Encíclica Rerum Novarum , em 1891 . Seguiram-se outras encíclicas ( Populorum Progressio , Centesimus annus em 1991 para o centenário), muitas vezes a uma taxa de 10. Doutrina deu origem a movimentos como a Ação Católica ,
Os bioética .
Na moral individual:
A Família (sexo antes do casamento, adultério, o casamento homossexual)
Reprodução (aborto, clonagem reprodutiva contracepção).
Teologia da natureza 

Temos visto que a exegese tem de revisitar textos bíblicos , e que a hermenêutica tem que fazer um desempenho pelos novos critérios de nosso tempo.
Não há incompatibilidade entre a visão do mundo que oferecem a cosmologias científica e cosmologia religiosa hoje. Este fato não tenta descrever a estrutura física do universo .
Desenvolvimentos do nosso tempo no ambiente (problemas pegada global), chamar para um novo olhar sobre a teologia da nossa relação com o mundo natural. Estas perguntas, que são objecto de grupos de trabalho não foram ainda totalmente formalizadas. Um documento foi elaborado pela Conferência dos Bispos da França no que diz respeito a criação, em 2000 .
Relações com a filosofia 

Teologia e Filosofia 
Hoje, a teologia difere bastante marcadamente da filosofia , embora as duas disciplinas são complementares.
Nas suas relações com a filosofia , a teologia tem dois objectivos principais:
Discernir filosofias, aqueles que são capazes de proporcionar educação para a formação de sacerdotes . Assim, o Papa Leão XIII deu em homenagem a teologia de São Tomás de Aquino pela encíclica Aeterni Patris (1879).
Trazer elementos de discernimento para os fiéis , para os cristãos , para quem estiver disposto a ser guiado pela luz da fé , as filosofias de conformidade com as exigências da Palavra de Deus .

Fides et Ratio (1998) 
Os encíclica Fides et ratio do Papa João Paulo II disse que as filosofias que não têm abertura metafísica não permite o acesso à inteligência da revelação . Por outro lado, urge uma reflexão filosófica que atinge a substância espiritual. (§ 83)
Esta mesma Encíclica recorda o interesse da filosofia de Aristóteles , e de reconciliação feita por São Tomás de Aquino no xiii ª  século entre o cristianismo ea filosofia.
A filosofia de Aristóteles mantém interesse nos conceitos fundamentais
Na ética , ele pode distinguir quatro casos cuja causa final , o telos ,
Na lógica , ele se abre para os modos de inferência que não são apenas deduções lógico
Em metafísica , que baseia seus princípios em uma causa primeira , e constrói uma filosofia sobre os princípios de ser , de substância , de gasolina , que foram a base da metafísica da São Tomás de Aquino .
A questão de fundo
A questão central da relação entre teologia e filosofia é provavelmente a substância . Hoje em dia, a palavra substância é quase sempre utilizada num sentido materialista (como em substância tóxica , por exemplo).
Catolicismo acredita que, na Eucaristia , a substância do pão na substância do corpo de Cristo (eo mesmo para o vinho no sangue) (cf. Encíclica Ecclesia de Eucharistia , João Paulo II , 2003 , e Fides et Ratio , 1998 ). Na filosofia tomista , a substância é uma categoria de Aristóteles .
É possível que esta questão tem desempenhado nos debates filosóficos da xvii ª  século (ver Urbano VIII e Galileo ), e levou ao surgimento do sistema cartesiano.

Catolicismo e protestantismo 

Mistérios
O catolicismo partes os mistérios com as seguintes famílias a maioria dos outros cristãos  :
Santíssima Trindade
Encarnação .
O Catolicismo acredita que a salvação vem de fé e obras, e não somente pela fé, como alegado por algumas igrejas reformadas. Isso é verificado em vários lugares da Bíblia e da tradição cristã: Epístola de Saint Jacques (denegrido como contrário à teologia de Lutero), algumas epístolas de São Paulo, os Evangelhos próprios. No entanto, como a Igreja Católica que as igrejas da Reforma a alegação de que a salvação da alma é através da morte e ressurreição de Cristo . Em 1999 , a Igreja Católica Romana ea Federação Luterana Mundial publicou uma declaração conjunta sobre a justificação pela fé .
Esta seção está vazia, insuficientemente detalhada ou incompleta. Sua ajuda é bem vinda!
Sacramentos
O Catolicismo acredita que há sete sacramentos  : batismo , confirmação , Eucaristia , Penitência , Unção dos Enfermos , ordem e matrimônio .
Igrejas Reformadas geralmente retêm apenas dois ritos: o batismo ea ceia do Senhor .
Escritura e Tradição
Catolicismo apoia fé na revelação contida nas Escrituras - a Bíblia - ( Antigo Testamento e Novo Testamento ) e da Santa Tradição como igrejas reformadas tendem a manter somente as Escrituras. Isso foi particularmente expressa na Constituição dogmática Dei Verbum , durante o Concílio Vaticano II .
Esta rejeição da tradição é único para as Igrejas Reformadas e as datas a partir do século XVI. A noção de "Sola Scriptura" se opõe ao estudo histórico da formação das Escrituras: eles foram "criados" para as necessidades litúrgicas. Há vários exemplos na própria Bíblia que o povo judeu perdeu as escrituras em sua posse (e, portanto, incompleta) e encontrado.
Em paralelo, as Igrejas Reformadas oferecer cada um interpretar a Escritura, sem necessariamente treinamento. Isso vai contra a mesma mensagem contida na Bíblia em que Deus forma um povo com uma hierarquia e onde Cristo fala em parábolas voluntariamente para não ser facilmente compreendido. Nos Evangelhos, encontramos passagens onde os Apóstolos pedir a Cristo que uma explicação de suas parábolas.

Se todas as parábolas não são explicadas na Bíblia, ainda que tenham sido explicado aos Apóstolos e explicações que recebemos através da Tradição Sagrada Escritura em paralelo.
Em outras igrejas que reformou a carga de hierarquia de dar uma interpretação autêntica da Escritura.

O culto dos santos (ou culto dulia ) eo culto de Santa Maria (ou culto hiperdulia) - que são diferentes do culto prestado a Deus (latria ou adoração) - não são compartilhadas.
Esta seção está vazia, insuficientemente detalhada ou incompleta. Sua ajuda é bem vinda!
Dogmas
Alguns dogmas não são compartilhados com algumas famílias cristãs
Transubstanciação , ou seja, a presença real de Cristo (a substância espiritual) na Eucaristia , em conexão com o Santíssimo Sacramento . Este dogma foi proclamado na décima terceira sessão do Concílio de Trento .
Infalibilidade papal , o que significa que o Papa , quando fala ex cathedra - isto é, quando realiza a sua autoridade para definir a fé ou moral - tem o carisma da infalibilidade. Este dogma foi definido pelo Conselho Vaticano I na Constituição Dogmática Pastor Aeternus .
Imaculada Conceição , o que significa que a Virgem Maria foi concebida sem pecado original. Este dogma foi proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX com a bolha Ineffabilis Deus .
Assunção de Maria, o que significa que, no final de sua vida, Maria foi elevada ao céu com seu corpo e alma. Este dogma foi promulgado em 1950 pelo Papa Pio XII, com a Constituição Apostólica Munificentissimus Deus .
Veja os artigos nos pontos de diferença.
Ver artigo principal: Dogma católico .
Conselhos
Questões doutrinárias concernentes à fé e à moral, bem como as questões pastorais e disciplinares são discutidos durante um conselho ecumênico, como o Concílio Vaticano II , por exemplo.
Esta seção está vazia, insuficientemente detalhada ou incompleta. Sua ajuda é bem vinda!
Nota 
↑ Bento XVI, Vésperas de Pentecostes 2006
↑ Catecismo da Igreja Católica n º 234

Referências 
Charles Journet , Teologia da Igreja , ed. Novo. inc. Desclée, 1987 ( ISBN  2-7189-0338-4 )
Marcel Neusch, Bruno Chenu, a terra de teologia , Centurion, ( ISBN  2-227-31544-X )

No hay comentarios:

Publicar un comentario