lunes, 23 de julio de 2012

Correntes teológicas do século XIX: Hegel e a teologia especulativa


TEORIA DO CONHECIMENTO- FILOSOFIA E TEOLOGIA DE HEGEL (PROTESTANTE)



      George Guilherme Frederico Hegel foi um filósofo idealista alemão, porém, devido à sua inclinação pela teologia, este também obteve destaque em suas narrativas teológicas. Hegel ficou famoso com sua “dialética” que visava explicar a realidade. Era contra a teologia de Schleiermacher, que era monista, e partiu para uma teologia mais dualista; mais platônica. Hegel buscava em sua teologia especulativa um equilíbrio para as dúvidas sobre a realidade.
      A teologia de Hegel é muito interessante, quando apreciada pelo prisma da organização. Sua tentativa de “amarrar” o raciocínio é algo de destaque. Porém, o problema que é encontrado é o seguinte: “Como explicar a realidade pela dialética se temas como ‘a origem do bem e do mal’ não se pode ter uma síntese?” Caso venha ser possível a explicação de tal tema, a teologia passa a ser monista, ou seja, o bem e o mal partem de Deus, voltando então à loucura de Schleiermacher. Se Deus é perfeito em seu equilíbrio, como explicar a origem do mal (como algo ruim) do próprio Deus? Deus tenta alguém? Tem-se então a mesma situação que até Santo Agostinho não conseguiu explicar.
      Outro problema na teologia de Hegel é quando ele diz que o “conceito ou o pensamento científico coincide com a realidade... o espírito é o absoluto, a única realidade”. Diante da filosofia, como explicar os conceitos de absoluto e de realidade sem cair no relativismo ou na subjetividade separada das demais? Uma vez que a filosofia parte de conceitos racionais, dizer que o espírito é o absoluto e a única realidade oculta-se aqui o uso da fé e de um pressuposto subjetivo. Como se sabe, de forma racional, que o espírito existe? Como se prova racionalmente isso se espírito é algo que não é visível e que é algo que não é concreto?
      Mas talvez o problema principal que Hegel tenha enfrentado seja a época em que ele viveu. O liberalismo teológico ficou muito comprometido, fazendo com que as divisões entre grupos de estudiosos fossem inevitáveis. A separação que houve entre razão e fé foi algo que comprometeu e muito os estudos. Filosofia e teologia devem andar juntas para que não haja absurdos. A prova de que a época influenciou os estudos de Hegel e dos hegelianos foi Strauss, um hegeliano que disse que Deus e o Evangelho são apenas um mito. Este buscava uma dialética para a síntese do raciocínio, mas seus conceitos só faziam uma separação da compreensão que se tinha da realidade. E Feuerbach, um hegeliano da esquerda, disse que Deus é a síntese dos sonhos e desejos humanos, ou seja, Deus é um mito, algo subjetivo e que a verdade é relativa quando se trata de religião.
      Mas o importante em Hegel é a vontade de se explicar o inexplicável. Sem a teologia especulativa de Hegel, muitas coisas ficariam sem conceitos e compreensões. Com relação às doutrinas cristãs, muitas polêmicas e discussões foram levantadas, e, é verdade que mais problemas foram levantados sobre este quesito, porém, é fato que soluções sobre muitas coisas vieram à tona. É inegável que Hegel foi importante para a história, mas que também foi um “terremoto” nas estruturas cristãs e da própria filosofia.

(Teologia Histórica protestante= estuda a religião e não da acesso a Deus)
(Teologia Bíblica Protestante)

I-Espírito Teórico ( autoconsciência epistemológica)

1-INTUIÇÃO, INTELECÇÃO E COGNIÇÃO
2-CONCEPÇÃO
-internalização, imaginação e memória

3-PENSAMENTO EMPÍRICO

(Teologia Dogmática Protestante)


II-Espírito Prático (autoconsciência moral e dogmática)

1-Sentimento
2-impulsos
3-arbítrio
4-felicidade

III-Espírito Ontológico (autoconsciência metafísica)

no3. Fides et Ratio

ideia de essência e substância trancendentais (alma, anjo e Deus)


Resumo: o auto-conhecimento transcendental nos mostra e nos dá acesso as existências dos entes  ontológicos: alma, anjos, Deus e fenômenos da mente, humana, transcendenta.l.
Moral da teoria, a razão por ser limitada não pode entender a verdade absoluta. Logo, o homem racional é levado à investigação filosófica primeira.
ex.: Uma rocha não sabe de sua existência física e não tem subjetivamente autoconhecimento de si próprio como ser geológico.


Obs.: Filosofia Ocidental Grega
         Direito Romano
         Moral Cristã (N.T.)

consulte sempre: Código de Direito Canônico, Catecismo da Igreja Católica e o Depositum Fidei (www.vatican.va)


Nota

Mente em alemão tem diferentes sentidos

Genût= sentimentos, sensações, pensamentos
            Leibniz: entendimento, vontade e capacidade de pensar
            Kant: sentimento, sensações, pensamento, intuição(espação-tempo)
            Hegel: sede da emoção - estética

Seele = psyche - grego- animal (alma)
 Geist= Franceses: vivacidade de espírito
            Alemães - Genût (alma, coração, sede das emoções)-Para os românticos é a fonte da poesia.

Perspectiva Católica

       A teologia cristã pode ser definida como as verdades fundamentais da Bíblia e outras fontes reconhecidas como divinamente inspirados sistematicamente apresentadas, ou mesmo a filosofia que vem ao nosso conhecimento de Deus e da relação do Todo-Poderoso Deus e do homem, percebendo tudo se relaciona com Deus, a Bíblia e os propósitos de Deus.
      É expressa, basicamente, em quatro seções principais: teologia sistemática, teologia bíblica / teologia, teologia exegética prática e teologia histórica. Os teólogos cristãos usam da exegese bíblica, a análise racional e argumentos para entender, explicar, testar, criticar e defender o cristianismo.
      Teologia também pode ser usada para atestar a verdade do cristianismo, fazer comparações entre ela e outras tradições e religiões, os críticos defendem e corroboram qualquer reforma cristã, o Cristianismo se espalhou por uma variedade de  razões. A teologia cristã foi influente na Europa Ocidental, especialmente na Europa pré-moderna.
      A Igreja Católica defende o uso da teologia como uma ciência ou estudo racional, mas sempre com base na obediência da fé, que estuda de forma sistemática e metodicamente a revelação divina em sua totalidade, que é compilada na assim chamada tradição. A tradição é oral e uma parte escrita que está centrada na Bíblia. As conclusões da teologia cristã apresentadas pelo sagrado magistério fazem evoluir a compreensão  atingindo a verdadeira definição da doutrina católica apostólica romana.


História da Teologia
síntese da aula do curso de Teologia Sistemática
Prof. Dr. Adilson Luiz P Oliveira

No hay comentarios:

Publicar un comentario