domingo, 14 de octubre de 2012

Epiclese (liturgia)


epiclese é uma invocação ao Espírito Santo na liturgia cristã.

Etimologia 


A epiclese é uma palavra que tem a sua etimologia com duas palavras gregas: epi ("on") e kaleo ("call"). É, portanto, de uma forma ou de outra, para chamar alguém ou algum ser .

A epiclese na liturgia católica


liturgia católica inclui duas epicleses romanas na Oração Eucarística  :
  • a primeira epiclese  é uma invocação do Espírito Santo sobre o pão e o vinho,
  • a segunda epiclese é uma invocação do Espírito Santo sobre o povo.
"A Igreja tem mantido a imposição das mãos como um sinal da efusão onipotente do Espírito Santo na epiclese sacramental. " 1
Na epiclese de cada sacramento , Cristo Igreja exprime a sua fé no poder do Espírito 2 .

A epiclese na tradição 


Católica

A primeira epiclese que nós acompanhamos é aquela da anáfora de Hipólito de Roma . A Oração Eucarística 2, que  é inteiramente trabalhado a partir desta anáfora. No Cânone Romano, que era a única oração eucarística utilizado entre o Concílio de Trento e da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, não há nenhuma menção explícita do Espírito Santo, mas está implícita. A reforma litúrgica desejada que o Espírito Santo é mencionado para significar a ação das três pessoas da Santíssima Trindade. A epiclese na anáfora de São Hipólito foi dividido em dois, com uma mão sobre os presentes, e outro sobre as pessoas.



Ortodoxa




A segunda faixa  antiga da epiclese é sobre Saint Jacques "o irmão do Senhor." É encontrado no rito da Igreja de Jerusalém . Sua peculiaridade é que, além de a epiclese sobre os dons e as pessoas, existe uma sobre o padre.
A epiclese nas orações eucarísticas
"Senhor, nós te pedimos: santificai estas ofertas, espalhando-los em seu Espírito, para que se tornem para nós o corpo e o sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor. "Esta invocação está na nossa Oração Eucarística II e nas orações que são semelhantes em todas as outras orações eucarísticas do Missal Romano . Como entender a "epiclese"? Elas constituem uma inovação na celebração da Missa ou  elas colocam nessa luz e utilizar uma realidade muito antiga, um pouco esquecido?
Se você está em um hotel em Atenas e  o seu quarto é no terceiro andar, e pretende levar o elevador, você deve pressionar o botão marcado epiclese , que é dizer "chamar". Cada grego sabe o que significa a palavra epiclese. O termo é menos familiar para o cristão no Ocidente , que é, por vezes, dizer que desde o Concílio Vaticano II, as Orações Eucarísticas incluir uma epiclese, mas gostaria de alguns esclarecimentos sobre a natureza da epiclese, sua função na celebração da Eucaristia e, possivelmente, outros sacramentos.
A natureza da epiclese
O termo,epiclese, vem de  duas palavras gregas: epi ("on") e kaleo ("call").É, portanto, de uma forma ou de outra, para chamar alguém ou algum ser. No campo litúrgico, o termo é usado tradicionalmente para pedir a Deus Pai que envie o Espírito Santo sobre uma pessoa ou uma realidade material para santificar. Exceto em raras exceções - como o Veni Creator Spiritus - a oração não é dirigida diretamente para o Espírito Santo, mas o Pai, que gerencia toda a economia da salvação, e envia-nos o seu Espírito, já  que Ele enviou seu Filho "para nós homens e para nossa salvação."
Para colocar a epiclese litúrgica em um contexto mais amplo, vale a pena lembrar-nos que Deus realiza a história da salvação. E, é, certamente, o único Deus, mas ao mesmo tempo um Deus em três Pessoas. Para todos os eventos, o Pai envia o Espírito. No momento da criação, o Espírito de Deus pairava sobre as águas (Gn 1, 2) no Êxodo, para permitir que o seu povo pelo Mar Vermelho, Deus está soprando durante toda a noite um vento forte está exalando passagem (Ex 14, 21 [ 1 ]), o batismo de Jesus, "o Espírito Santo desceu sobre ele como uma pomba", enquanto a voz do Pai é ouvida (Lc 3, 21); no dia de Pentecostes, o Espírito desceu sobre os apóstolos, com o sinal duplo de vento impetuoso e línguas de fogo, e é o nascimento da Igreja (Atos 2: 1-4).
O Espírito é enviado para dar vida, para dar força, especialmente para santificar - uma vez que é o Espírito Santo, Santificador - e juntos. Também entendo que a Igreja está pedindo a Deus para enviar Seu Espírito sobre aqueles que recebem o batismo ou confirmação sobre aqueles a quem foi dado um ministério eclesial, no tempo de sua ordenação, também sobre aqueles que se casam, e a Igreja também invoca- o com a vinda do Espírito Santo para santificar a água do batismo, os óleos sacramentais diversos e, claro, o pão e o vinho da Eucaristia. Pois, A epiclese eucarística não é um fato isolado na liturgia da Igreja, mas um dos momentos em que a ação do Espírito enviado pelo Pai, é o mais crítico.
A epiclese na oração eucarística
Em cada uma das orações eucarísticas, temos antes que fazer  conta da instituição, uma oração que pede a Deus o Pai, toda a anáfora, para enviar seu Espírito sobre os dons do pão e do vinho de modo que eles podem se tornar o corpo e o sangue de Cristo. Não é supérfluo reproduzir estes textos sobre epiclese, que merecem a nossa suprema atenção:
-  Santificai estas ofertas, espalhando-lhes o seu Espírito, para que se tornem para nós o corpo e o sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor. (PE II).
-  Suplicamos-te que  consagre as ofertas que nós fornecemos: os santifica por seu Espírito, que pode se tornar o corpo e o sangue de seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, que nos disse para celebrar este mistério. ( PE III.)
-  O mesmo Espírito, oramos, Senhor, santificai estas ofertas: elas tornam-se assim o corpo e o sangue de seu Filho, na celebração deste grande mistério.(EP IV).
Encontramos textos semelhantes nas Orações Eucarísticas para a reconciliação, que também, é claro, dirigidas a Deus Pai:  no trabalho com o poder do seu Espírito que estes dons podem tornar-se para nós o corpo e o sangue de seu Filho amado, Jesus Cristo. (PE Rec. I.) Nós oramos, Pai, santifica essas ofertas, pelo poder do seu Espírito, para que façamos o que Jesus nos disse para fazer. ( PE Rec. II).
-  
-  
Notamos que quase todas estas orações, atribuídas ao próprio Pai, de santificação ou consagração do pão e do vinho que oferecemos, mas essa transformação exige o derramamento do Espírito IV atribui ofertas de santificação do PE apenas definitivas do Espírito Santo. Não é para nós  controlar a cooperação do Pai e do Espírito, vamos apenas dizer que a IV PE, como todos as outras, são para o Pai, e não diretamente para o Espírito Santo.
A epiclese no Cânone Romano
A Pergunta que não deixa de perguntar sobre o Cânone Romano ou Oração Eucarística I, é a que foi a anáfora utilizado no rito romano do século IV a meados do século XX, e que não parecem ter epiclese ? Por 16 séculos a Missa romana não era trinitária (exceto em sua doxologia final), e teria conhecido o Pai e Jesus Cristo! Não se preocupe: o cânon romano sempre teve uma oração de epiclese, mesmo se o Espírito Santo não é mencionado pelo nome. Antes da narração da instituição, assim, no mesmo lugar e nas novas orações eucarísticas, aparece o pedido ao Pai:Santifica  estas oferta  totalmente pelo poder da tua bênção, torná-la perfeita e digna de você: torna-se para nós o corpo  eo sangue de seu Filho amado, Jesus Cristo, nosso Senhor .
Aqui encontramos o vocabulário exato da epiclese: "Santifica esta oferta [...] que se torna para nós o corpo e sangue. "O Espírito Santo é designado pelas palavras" o poder de sua bênção. " O que é este poder da bênção e santificação, pois santificar nossa oferta total,  já que ele,  o Espírito santo e  o nosso santificador. Por 16 séculos sem se dar conta, também, os sacerdotes do rito romano  celebraram bem a Eucaristia na formulação de uma epiclese.

 EPICLESE- TEOLOGIA FUNDAMENTA DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

1 Efeitos da oração de Epiclese

§1238 A água batismal é então consagrada por uma oração de epiclese (seja no próprio momento, seja na noite pascal). A Igreja pede a Deus que, por seu Filho, o poder do Espírito Santo desça sobre esta água, para que os que forem batizados nela "nasçam da água e do Espírito" (Jo 3,5).
§1298 Quando a Confirmação é celebrada em separado do Batismo, como ocorre no rito romano, a liturgia do sacramento começa com a renovação das promessas do Batismo e com a profissão de fé dos confirmandos. Assim aparece com clareza que a Confirmação se situa na seqüência do Batismo. Quando um adulto é batizado, recebe imediatamente a Confirmação e participa da Eucaristia [Cf CIC cânone 866].

2 Epiclese na celebração da Unção enfermos

§1519 A celebração do sacramento compreende principalmente os elementos seguintes: "os presbíteros da Igreja (Cf Tg 5,14) impõem – em silêncio - as mãos aos doentes; oram sobre eles na fé da Igreja. É a epiclese própria deste sacramento. Realizam então a unção com óleo consagrado, que, se possível, deve ser feita pelo Bispo. Essas ações litúrgicas indicam a graça que esse sacramento confere aos enfermos.

3 Epiclese na celebração do Matrimônio

§1624 As diversas liturgias são ricas em orações de bênção e de epiclese para pedir a Deus a graça e a bênção sobre o novo casal, especialmente sobre a esposa. Na epiclese deste sacramento, os esposos recebem o Espírito Santo como comunhão de amor de Cristo e da Igreja (Cf Ef 5,32). É Ele o selo de sua aliança, a fonte que incessantemente oferece seu amor, a força em que se renovar a fidelidade dos esposos.

4 Epiclese centro da celebração eucarística

§1106 Juntamente com a anamnese, a epiclese está no cerne de cada celebração sacramental, mais especialmente da Eucaristia:
Perguntas como o pão se converte no Corpo de Cristo e o vinho em Sangue de Cristo. Respondo-te: o Espírito Santo irrompe e realiza aquilo que ultrapassa toda palavra e todo pensamento... Basta-te saber que isso acontece por obra do Espírito Santo, do mesmo modo que, da Santíssima Virgem e pelo mesmo Espírito Santo, o Senhor por si mesmo e em si mesmo assumiu a carne.

5 Oração "Pai-nosso" síntese da Epiclese

§2770 Na Liturgia Eucarística, a Oração do Senhor aparece como a oração de toda a Igreja. Nela revela-se seu sentido pleno e sua eficácia. Situada entre a Anáfora (Oração eucarística) e a Liturgia da comunhão, ela recapitula por um lado todos os pedidos e intercessões expressos no movimento da Epiclese e, por outro, bate à porta do Festim do Reino que a Comunhão sacramental vai antecipar.

6 Significação da Epiclese

§1105 A epiclese ("invocação sobre") é a intercessão na qual o sacerdote suplica ao Pai que envie o Espírito Santificador para que as oferendas se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo, e para que ao recebê-los os fiéis se tomem eles mesmos uma oferenda viva a Deus.
§1109 A epiclese é também a oração para o efeito pleno da comunhão da assembléia com o mistério de Cristo. "A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo" (2Cor 13,13) devem permanecer sempre conosco e produzir frutos para além da celebração eucarística. A Igreja pede, pois, ao Pai que envie o Espírito Santo para que faça da vida dos fiéis uma oferenda viva a Deus por meio da transformação espiritual à imagem de Cristo, (por meio) da preocupação pela unidade da Igreja e da participação da sua missão pelo testemunho e pelo serviço da caridade.
§1353 Na epiclese ela pede ao Pai que envie seu Espírito Santo (ou o poder de sua bênção) sobre o pão e o vinho, para que se tornem, por seu poder, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, e para que aqueles que tomam parte na Eucaristia sejam um só corpo e um só espírito (certas tradições litúrgicas colocam a epiclese depois da anamnese). No relato da instituição, a força das palavras e da ação de Cristo e o poder do Espírito Santo tornam sacramentalmente presentes, sob as espécies do pão e do vinho, o Corpo e o Sangue de Cristo, seu sacrifício oferecido na cruz uma vez por todas.

7 Sinais e movimentos na Epiclese

§699 A mão. E impondo as mãos que Jesus cura os doentes e abençoa as criancinhas. Em nome dele, os apóstolos farão o mesmo. Melhor ainda: é pela imposição das mãos dos apóstolos que o Espírito Santo é dado. A Epístola aos Hebreus inclui a imposição das mãos entre os "artigos fundamentais" de seu ensinamento. A Igreja conservou este sinal da efusão onipotente do Espírito Santo em suas epicleses sacramentais.
1 ] A palavra hebraica ruah significa qualquer tipo de respiração, bem como o sopro de Deus ou do homem como o vento sopra.

Notas e referências




No hay comentarios:

Publicar un comentario