martes, 16 de octubre de 2012

ESTUDOS BÍBLICOS por seus métodos


Métodos de Estudo Bíblico é uma introdução ao método indutivo l de estudo da Bíblia, tendo em conta as etapas de observação cuidadosa do texto, então a sua interpretação, aplicação e correlação , m luz minério para outros métodos que os alunos possam usar em auto-estudo da Palavra de Deus. Ele também considera os benefícios da leitura das Escrituras e explica como preparar, organizar e liderar estudos bíblicos para evangelizar e pratica seu discipulado.
regra horizontal



O método indutivo.

A palavra "indutivo" vem do verbo principal, e este Latina inducere, que é um antônimo para deduzir ou concluir. Indução, diz o dicionário, é "um modo de pensar que envolve a remoção dos fatos particulares de uma conclusão geral." Então, ele chamou método indutivo pelo qual passa por uma passagem da Bíblia para a pesquisa, a fim de tirar conclusões gerais sobre o seu conteúdo. A abordagem oposta é a "dedutivo", que a partir de uma premissa padrão, ele deve estabelecer uma base bíblica para o seu apoio, com várias passagens. Ambos os métodos podem ser ilustradas como se segue:

Método indutivo.
Método dedutivo.

O método indutivo é usado não só para o estudo das Escrituras, também é amplamente utilizado em pesquisas ciência experimental e é baseada em três princípios de funcionamento:

1 -. A observação Descubra o que existe.
2 -. Interpretação ......... determinar seu significado.
3 -. o aplicativo de captura os resultados.

Como entendemos o ato de observar cuidadosamente considerar o estudo intenso de algum objeto assunto, ou história, a prática da observação é essencial porque pode saturar o conteúdo da passagem. Portanto, estamos a formar este hábito, de modo que nunca li uma frase ou passagem sem uma estreita vigilância.É composto de quatro partes principais:

1 -. observação de palavras ou termos. A Bíblia contém milhares de palavras com significado obscuro ou desconhecido. Às vezes, as palavras são usadas em sentido figurado, e não na passagem significa o que significa em uso comum.
2 -. observação da relação entre as palavras são chamadas de estruturas. As estruturas estão interligadas por meio de palavras adotando a função de "links".
3 -. observação do General formas literárias. A passagem que estudou pode ser em prosa, poesia, teatro, parábola, literatura apocalíptica, etc
4 -. A observação da atmosfera, pode ser a compaixão, tristeza, dor, amor, alegria, humildade, sensibilidade ou outra.

O segundo princípio deste método é a interpretação. O objetivo aqui é determinar o significado do que o autor escreveu. Neste caso, a imaginação torna-se uma ferramenta valiosa que nos ajuda a transformar aos tempos bíblicos, e sentir, pensar e agir, como fizeram os escritores.
O resumo da interpretação, apoiada na avaliação acima, este passo é adaptar os ensinamentos da passagem para as nossas circunstâncias particulares, e com o que Jesus é útil para a nossa vida pessoal.

O método analítico .

A palavra analítica vem da análise palavra grega significa "decomposição". No estudo da Bíblia significa separar ou romper as partes de uma passagem, a fim de chegar ao núcleo do seu conteúdo. O oposto é o método sintético, no qual o trabalho é feito contrário, isto é, que resume e resumir as lições para ter um quadro completo e uma certa porção da Escritura.
A análise começa com aquela conversa de um monte, o que, neste caso, deve ser sempre um parágrafo, e nos leva à frase ou pensamento que particularmente nos interessa.
A utilidade deste método é que o aluno é forçado a examinar o texto bíblico, e comentários sobre a Bíblia, há três principais etapas do processo analítico.

1 -. revisão estrutural
Reorganização do texto

Bíblia.


2 -. esboço do conteúdo
Apresentação sistemática

dos pensamentos de

Escritor.


3 -. Observações
Pesquisa para as aulas

Relevante.

O primeiro passo é então colocado em uma ordem lógica nas declarações do escritor, para que possamos ter um olhar em torno do desenvolvimento de seu pensamento, bem organizado. Em João 5:1-5 .
O segundo passo da análise é a de fazer um esboço. Este esboço deve ater ao texto quanto possível, para que possamos apresentar sistematicamente o pensamento do escritor. Aqui está um esboço do parágrafo citado acima: A vitória do crente.
Estamos prontos para avançar para a terceira etapa. A observação deve ser de cerca de sete perguntas-chave. As respostas a estas constituem o verdadeiro fruto do estudo analítico. As perguntas são:
O que, quando?, Onde, como?, Por quê?, Quem?, Por quê?.

O método sintético .

Um estudo da Bíblia, este sistema também é conhecido como "o método do Dr. Gray", porque este servo de Deus famosa, por muitos anos diretor da Moody Bible Institute em Chicago, escreveu um livro inteiro que cobre, do Gênesis ao Apocalipse, método base singular. O estudo sintético é resumir ou resumir o trabalho, tanto quanto possível, uma passagem, para ter uma visão geral, mas completa.
A pedra fundamental dessa abordagem é a leitura repetida de um livro da Bíblia de uma vez. Durante as leituras repetidas de um livro, recomenda-se ter em mente três aspectos:

A. - O tema central do autor.
B. - O desdobramento.
C. - O esboço do conteúdo.

1 -. trabalho é sobre o livro de Jó, aplicando os passos acima, e observe como você pode chegar a uma compreensão fundamental dos seus conteúdos. As primeiras vezes que lemos, buscar o seu tema central. Talvez possa parecer que esta questão pode ser o significado da luta entre o bem eo mal, e os seus resultados, sob o domínio de um Deus sábio e todo-poderoso.
2 -. O próximo passo é a leitura do trabalho de novo, agora com o foco em mente, observando como o autor desenvolve seu argumento.
3 -. Com o material cuidadosamente observado acima, estamos prontos para fazer um esboço. Como se vê aqui, a organização do material bíblico é sempre um processo fundamental e indispensável para o estudo rentável. Dr. Gray descreve o trabalho livro desta forma:
I. - O prólogo.
II -. diálogo.
III -. As palavras de Eliú.
IV -. As palavras do Todo-Poderoso.
V. - A resposta a Job.
VI -. epílogo.

Para desenhar o contorno que ser útil considerar a divisão de capítulos, parágrafos e versos como o estudante precisa encontrar unidades de pensamento acomodando para descontá-los de uma forma organizada. Dicas gerais para facilitar o trabalho com este método.

1 -. Cada vez que ler o livro, e cheio lido apenas uma vez, a fim de manter todos os detalhes fresco dos seus conteúdos.
2 -. não fazem uso de livros de referência. Satúrese apenas o texto bíblico, e lutar por sua mente para trabalhar diligentemente sobre as conclusões necessárias.
3 -. Toda vez que eu li o livro, tente focar a mente em um aspecto diferente da história pode ser histórico, doutrinal, geográfica ou biográfico.
4 -. Na leitura, transportar-se mentalmente para o tempo, as circunstâncias e os antecedentes do escritor.

O método crítico .

A palavra crítica vem do grego ( krino ) krino, significando juiz. bem, então chamada crítica bíblica procura para a ciência através de uma pesquisa detalhada e cuidadosa, estabelecer as palavras exatas dos manuscritos, versões e citações, e determinar a composição, data, autoria e valor histórico é julgado como por evidência interna. Ela é dividida em duas classes principais ou dramas: a crítica Crítica Baixa, Alta e. Estes são também os nomes de histórico e textual, respectivamente, como o nome indica, a crítica textual é o responsável por verificar a exatidão do texto bíblico.
Hoje existem cerca de 5 , 338 cópias completas ou parcialmente copiado à mão, além de centenas de cópias de algumas das primeiras traduções feitas, mas a evidência de citações bíblicas nos escritos dos Padres da Igreja. Mas não há duas cópias são exatamente iguais, e quanto maior o número de cópias, o maior o número de diferenças (ou variantes) entre eles.
Com relação à crítica histórica, endereços de trabalho, utilizando os resultados da crítica textual aceitar como um fato que tem os recursos de texto corretas para confirmar as declarações que o texto faz a respeito de sua autoria, a data da escrita, a verdade de sua mensagem, a unidade de sua estrutura literária, e declarações semelhantes. Para este efeito, é necessário, antes de escolher um livro que constitui a unidade básica de estudo. Em seguida, vamos estudar as seguintes áreas investigadas.

1 -. autoria Quem foi o autor do livro?
2 -. destinatário Quem escreveu isso?
3 -. local onde foi escrito?
4 -. Data Quando foi escrito?
5 -. Propósito Qual era o propósito do autor?

Para estabelecer a autoria de um livro da Bíblia, é necessário contar com a evidência que encontramos dentro e fora dele.
Às vezes é fácil para determinar o destinatário, ou seja, a pessoa ou pessoas que escreveram o livro.
Poucos livros da Bíblia foram escritos mencionar onde.
As datas foram escritos nos livros da Bíblia, se eles são de importância estratégica, pois é muitas vezes intimamente ligada ao problema da autoria.
Finalmente, queremos descobrir o propósito de que o autor teve que escrever o livro.

O método tipológico .

Isto não é para os aprendizes. Nós não recomendamos o seu uso quando, mal começa a conhecer o conteúdo da Bíblia. Pelo contrário, para colocá-lo em prática requer conhecimento das Escrituras.
A palavra tipológica vem do verbo grego tupo que significa bater, eo termo tupcoV , o que significa a marca de um golpe, impressão, forma ou tipo. Com relação aos vários tipos de tipos, devemos mencionar seis: Pessoas, instituições, negócios, eventos, ações e coisas.
Algumas recomendações importantes a serem levados em conta neste estudo são:

1 -. regras Estúdiense Hermenêutica na tipologia.
2 -. Princípiese com os tipos mais simples. Por exemplo aqueles encontrados em Êxodo 12 e 1 Coríntios 5:7 , 8 .
3 -. Mantenha discrição e bom senso.
4 -. deve recorrer todas as referências bíblicas como o possível para apoiar a interpretação de um determinado tipo.

Para quem quiser embarcar imediatamente implementar este método, podemos sugerir os seguintes itens onde você vai encontrar muito material desta natureza: Adão como um tipo de Cristo, Abraão como um tipo de Deus, o sacrifício de Isaac e do sacrifício expiatório de Cristo, José e da vida de Jesus Cristo.

ESTUDO BÍBLICO de acordo com assuntos

O estudo da Bíblia contém três graves perigos.
O primeiro é o esforço para conhecer o seu conteúdo, apoiado apenas na inteligência, e dependendo de seus próprios esforços.
Um segundo perigo reside no estudo da Bíblia por um sentido de dever religioso. Algumas pessoas acreditam que a loja merece ser estudado, e em que a maneira de agradar a Deus. Outros são motivados pela crença de que é seu dever para destilar toda a informação possível contida dentro de suas páginas. O autor de Eclesiastes escreveu, "muito estudar é enfado da carne" ( Eclesiastes 0:12 ), e Paulo acrescentou: "A letra mata ...." ( 2 Coríntios 3:06 ). A Bíblia deve ser estudada não como um fim em si, mas como um meio para um fim. É um livro que só tem que ser lido e aprender, mas sim, aquele que tem de viver. Métodos de estudo da Bíblia como objectivo ensinar os alunos a entrar na Escritura, a fim de aprender a viver e não apenas recitá-lo.
E o terceiro é estudar sério risco de esquecer que a Bíblia foi escrita com um objetivo principal de revelar Jesus Cristo como salvador do homem. O apóstolo Paulo declara que o evangelho de Deus é "Levar o seu filho" ( Romanos 1:1 , 3 ), e especialmente o ministério do Espírito Santo é focado no mesmo objetivo.
Cristo declarou: "Ele me glorificará, porque ele deve receber da mina, e deverá mostrá-lo a vós" ( João 16:14 ).
TEMA BIOGRÁFICOS .

Este pode ser um estudo altamente gratificante e inspiradora. Estima-se que a Bíblia menciona cerca de três mil personagens diferentes, cada um com suas características específicas.
Talvez uma das razões pelas quais este sistema ser tão bem sucedida, deve-se a verdade da variedade bíblica. Ela fala de homens e mulheres e as crianças são corajosos e os covardes, maus e santos, alguma popularidade alcançado grande, outros permaneceram no escuro de algumas biografias extensas e interessante narrar enquanto outros praticamente perdido no anonimato . Mas o que é dito deles, é uma rica fonte de conhecimento sobre o plano de Deus para a humanidade.

1 -. O nome, a primeira coisa que queremos é o nome.
2 -. As características físicas, não ter esperança de encontrar muita informação sobre este assunto.
3 -. antepassados ​​e descendentes, a busca nesta seção relaciona-se com as características dos antepassados ​​e descendentes do personagem.
4 -. Sua infância e juventude, e estudou aqui diretamente a vida do indivíduo, à procura de eventos ou influências de uma maneira ou de outra forma o seu caráter e influências de carreira na vida adulta.
5 -. sua ocupação agora estudar a sua obra. Veremos que ela contém um grande número de facetas diferentes, por exemplo. Os lugares onde eu trabalho.
6 -. caracteres. O que é mais importante para um homem é o que ele faz, mas o que é, para que seu personagem é um aspecto-chave do estudo.
7 -. sua vida espiritual. Em grande parte um personagem escolheu para estudar as lições de vida espiritual que podemos oferecer.
8 -. influência em sua vida. Aqui dedicar tempo à consideração de todas essas influências sobre a vida de nosso caráter por parte de indivíduos, as circunstâncias e as forças que a sua vida em forma e, eventualmente, desempenharam um papel definitivo em suas decisões.
9 -. Sua influência sobre os outros. Os homens não são apenas receptores passivos dos efeitos de forças circunstâncias ou pessoas, voluntária ou involuntariamente, mas também uma influência definitiva sobre aqueles que os rodeiam.
10 -. O pecado em sua vida. Parte da experiência espiritual do indivíduo, é claro, suas lutas com o pecado.
11 -. conclusões. Ao considerar o acima exposto, temos acumulado informação considerável sobre o caráter em estudo.

O tema histórico .

A Bíblia se tornou um livro de história infalível para aqueles estudiosos. Ele não foi escrito para o efeito, mas suas histórias foram verificados através dos séculos, encontrándoseles sempre verdadeira.
Para o progresso na aplicação deste método, é recomendável um procedimento semelhante ao proposto por sintético, ou seja, com principiar geral e mover-se gradualmente em direcção ao detalhada e completa, neste caso, a primeira área de estudo será a Bíblia todo. Com isto queremos dizer que devemos primeiro localizar historicamente em relação a todo o período bíblico, antes de se concentrar a nossa atenção sobre a passagem específico que nos interessa.
Depois disso temos o quadro histórico geral, podemos fazer um estudo mais detalhado. Isto pode ser realizado de três maneiras principais.
Primeiro, a dedicar-nos ao estudo de um período específico da história bíblica. Por exemplo, o tempo dos juízes aqui pode entrar em detalhes e às circunstâncias deste período da história de Israel. O Reino de Salomão seria outra época cheia de lições.
A segunda forma é a de estudar a perspectiva histórica de um único livro. A compreensão exata de alguns deles, depende em grande parte o fundo que temos sobre os eventos narrados nele.
Finalmente você pode enviar um único capítulo de análise histórica. Muitas descobertas emocionantes esperam-nos a estudar desta forma, por exemplo, o capítulo 6 da profecia de Isaías. Venha para entender por que o profeta começa o capítulo explicando: "No ano em que morreu o rei Uzias ..."

O tema profético .

Para muitos cristãos, falar de profecia significa perder tempo. É importante e urgente mesmo, a dar-nos um sério estudo da profecia bíblica. Além disso, nada menos do que um terço da Bíblia é dedicada a assuntos proféticos, de modo que, se estamos realmente interessados ​​em conhecer a Palavra de Deus, inevitavelmente teremos que dedicar muito do nosso tempo a eles.
Profecia é a proclamação da vontade de Deus para os homens, e às vezes inclui o anúncio de algum evento futuro, como parte da realização deste desejo.Profecia é a bola de cristal de Deus dado aos homens para satisfazer sua curiosidade. É a proclamação da vontade de Deus para os homens, e às vezes inclui o velho algum evento futuro, como parte da realização deste desejo. Profecia é a bola de cristal de Deus dado aos homens para satisfazer sua curiosidade. É a proclamação de sua soberania e amar a toda a criação, e seu apelo para um pacto de lealdade com as pessoas que são chamadas por seu nome, e que está pronto para seguir conhecimento prévio de onde leva-lo. Esperança que se vê não é esperança. Romanos 8:24 . Hoje, a igreja precisa da profecia mais do que nunca, não para condenar os pagãos, ou para satisfazer uma curiosidade tola, mas para despertar um sentimento de insatisfação com a nossa própria situação, e para converter os corações quente, com expectativa de vida no mundo futuro glorioso de Deus, que será lançado na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Bíblia estudo utilizando este método, a leitura repetida do livro ou porção desejada. Embora a leitura à primeira vista parece um labirinto confuso de idéias, personagens, lugares, etc, não devemos perder a coragem, mas continuar a ler até organizar o seu conteúdo.

1 -. É rolamentos muito importantes no ambiente do profeta.
2 -. Queria também os temas principais da passagem.
3 -. A descrição da personalidade e características do mensageiro também interessado.
4 -. Durante as leituras subseqüentes irá escrever, tanto quanto possível, a cronologia da passagem profética.
5 -. agora concentrar a atenção sobre os indivíduos que abordaram a mensagem de Deus através do profeta.
6 -. Procure também os propósitos que Deus teve que enviar o seu mensageiro.
7 -. seguida, ele deve trabalhar exclusivamente nas mensagens proféticas.
8 -. O próximo passo será comparar cada mensagem com passagens semelhantes ou paralelo em outras partes das Escrituras.
9 -. Finalmente chegamos à delicada tarefa de classificar o conteúdo dos vários segmentos da parcela em estudo.
A. - o profético e ensino.
B. - As mensagens que já foram cumpridas, ou, ainda, a ser cumprida.
10 -. Uma vez formado um parecer sobre a mensagem de profecia, ele permanece apenas para tirar conclusões e aplicações pessoais.


O tema teológico .

Teologia é simplesmente o estudo dos ensinamentos contidos na Bíblia. Muitas vezes, é também referida como a ciência de Deus.
É chamado de teologia, porque a ciência é fatos ou verdades sobre Deus e as coisas divinas, apresentados em uma. Lógica e ordenada A palavra religião é derivado de uma palavra latina que significa ligar, em outras palavras, a religião representa as atividades que ligam o homem a Deus em algum relacionamento. A religião é uma prática, enquanto a teologia é o conhecimento. Religião e teologia devem andar juntos de mãos dadas na experiência bem equilibrada, no entanto, na prática, às vezes são separados, por isso não pode ser um teólogo sem ser verdadeiramente religioso, e por outro lado, pode ser verdadeiramente religiosa sem ter conhecimento sistemático das verdades doutrinárias.
O material com o qual trabalha a teologia é a Escritura. A Bíblia é a pedreira de onde surgem as gloriosas verdades utilizados na construção da doutrina cristã.
Se, como disse antes, a Bíblia é a base da doutrina do cristianismo, é imperativo que os cristãos, além de outros métodos praticou o teológico, procurando construir adequadamente a sua fé, e de introduzir uma base sólida para suas crenças. Especialmente o pastor, pregador, professor ou missionário, deve estar familiarizado com este tipo de estudo, porque muito vai depender da força de sua pregação e ensino. Para estudar a Bíblia de acordo com este sistema, implementado quatro etapas definidas. Cada um deles, ao mesmo tempo que é progressiva, tem como objetivo trazer o aluno para a porção espinhal doutrinária escolhido.
1 -. descoberta A. É raro que lemos uma passagem muitas vezes sem perceber que contém profundas doutrinas.
2 -. comparação. A lista das doutrinas que nós compilamos no processo acima iniciará o trabalho de confronto entre diferentes afirmações do texto.
3 -. organização. Reunidas e todos os ensinamentos doutrinários do segmento bíblico, o próximo passo está na sua organização.
4 -. Interpretação. A última etapa do método teológico, é encontrar o significado das palavras escritas.
A maneira de obter o significado das palavras na passagem é através do contexto.

Tema devocional .

Este método é conhecido pelo nome de "devocional", porque enfatiza o estudo, a fim de produzir o edifício da vida espiritual do cristão, levando a um conhecimento mais real de Deus e seu compromisso pessoal com ele.
Este tipo de estudo pode praticá-lo pelo menos quatro maneiras diferentes:
1 -. Progressivo. Para um grande número de cristãos, o estudo da Bíblia significa apenas gradualmente ler Gênesis ao Apocalipse.
2 -. Prática. Uma segunda maneira de realizar estudo devocional é analisar as passagens que são apropriadas para o nosso interesse ou a nossa necessidade espiritual.
3 -. Pastoral. A vida cristã não é uma emoção momentânea, um processo que dura toda a vida.
4 -. Pessoal. As Escrituras são o nosso coração doce como o mel, apenas na medida em que tenhamos sucesso em suas páginas para encontrar Jesus, o Filho amado do Pai, no qual tem o seu prazer.
Depois de selecionar a parte que deseja estudar, o que pode ser um livro, um capítulo, um parágrafo ou verso, avance para o primeiro estabelecer a semelhança entre as circunstâncias em que os personagens viviam passagem, e no tempo de Cristo.

1 comentario: