martes, 16 de octubre de 2012

História Eclesiástica-IGREJA PRIMITIVA E IGREJA PROTESTANTE



História Eclesiástica é o estudo da história da Igreja Cristã, desde o fim do Novo Testamento ao protestantismo e o início do movimento evangélico. A ênfase é sobre o sacrifício dos mártires, disputas doutrinárias, o desenvolvimento do catolicismo, os precursores da Reforma, Martinho Lutero e à Reforma Protestante.

Caravaggio. Crucificação de São Pedro. 1600-1601. Óleo sobre tela. Santa Maria del Popolo,Roma Itália.
regra horizontal

HISTÓRIA DA IGREJA

Lição 1 - Igreja Primitiva - 1 -100 ANOS A tarefa dada por Cristo. - As idéias religiosas e filosóficas. - Testemunhas em Jerusalém. - São Paulo. - A primeira batalha em Roma. - Últimos dias de São Paulo. - Últimos dias de São Pedro. - James. - Destruição de Jerusalém. - João, o apóstolo.

Lição 2 - Os Apóstolos - "Um realmente estranho-lucky-desejado Renan disse que o desaparecimento destes dois homens (Pedro e Paulo) permanecem envoltos em mistério." Então, reconhecendo o valor histórico dos livros do Novo Testamento, acrescentou: "No fim do cativeiro de Paulo, os Atos dos Apóstolos e as Epístolas nos falta tanto, de repente, cair em uma noite profunda, que contrasta estranhamente com a clareza. história dos dez anos anteriores. "

Lição 3 - Mais Progresso - Anos 100-200 Progresso do Cristianismo. - Perseguição. - Consulta Plínio a Trajano. - Inácio de Antioquia. - Policarpo de Esmirna. - Justino Mártir. - O mártires de Lyon e Viena. - Irineu. - Tertuliano. - Literatura cristã do segundo século. -A recepção dos membros.

Lição 4 - Justino Mártir - Como o filósofo cristão, apologista, semeador incansável da palavra e mártir, Justin proeminente entre os cristãos do século II.

Lição 5 - Irineu / Tertuliano - O segundo século não produziu uma Irineu mais eminentes cristãos. Sua atividade missionária, seu zelo pela causa da verdade, o seu talento como escritor, suas admiráveis ​​habilidades pastorais e seu martírio, passaram à posteridade rodeado por um halo brilhante.

Lição 6 - Perseguições 1-4 - A primeira perseguição da Igreja teve lugar no ano 67, sob Nero, o sexto imperador de Roma. Este monarca reinou pelo espaço de cinco anos em uma tolerável, mas depois deu lugar a atrocidades devassidão maiores e mais notório.

Lição 7 - Perseguições 5-8 - O progresso do cristianismo alarmou os pagãos, e reviveu os cristãos calúnias enferrujados culpa de desgraças acidentais que se abateu sobre eles. Esta perseguição começou em 192 dC

Lição 8 - Perseguições 9-10 - O principal que sofreu nesta foram: Felix, bispo de Roma. Este prelado foi avançada à Sé de Roma, em 274. Ele foi o primeiro mártir da petulância de Aureliano, sendo decapitado em 22 de dezembro daquele ano.

Lição 9 - Alfândega - 200-300 Facilmente organizar igrejas. - O culto cristão. - Alfândega dos cristãos. - Os mártires de Cartago. - Origens. - Mais perseguição.- Cipriano. - O novacianos. - As catacumbas.

Lição 10 - Constantino - ano 300-606 Constantino. - O Concílio de Nicéia. - Juliano o Apóstata. - Principais escritores cristãos do Oriente: Eusébio, Cirilo de Alexandria, Teodoro de Mopsuéstia. O trio da Capadócia., Crisóstomo. - Major ocidentais escritores cristãos:  Hilary, Ambrósio, Agostinho, Jerônimo. - Avanço do clericalismo. - A vida monástica Antonio. - Inovações. - Donatistas LOA.

Lição 11 - pai / Médicos  - filhos de Constantino, para suceder ao trono, continuou o trabalho de seu pai. Sem dar teste de conversão, e exercitar o despotismo mais bárbaro com os seus rivais, afirmou, no entanto, implementar e dar cristianismo geralmente aceite para todos os assuntos.

Lição 12 - O clericalismo - . fé não é mais o mesmo, uma série de crenças antibíblicas obscurecer o brilho da verdade trazida ao mundo pelo Senhor Jesus Cristo A organização degenerou em fim, em vez de congregações altamente democrática e autônoma, encontramos a pretensões episcopais de vários patriarcas, que terminam com uma declaração franca para o papado, a encarnação de despotismo espiritual e religioso.

Lição 13 - Declínio - ano 606-814 decadência espiritual e intelectual. - A controvérsia sobre as imagens. - Elevação do islamismo. - Os paulicianos. - Carlos Magno.

Lição 14 - Separação  anos 814-1054 Triunfo da escuridão. - A corrupção do papado. - Cláudio de Turim. Os mil anos. - Separação de Constantinopla.

Lição 15 - Hildebrando - anos 1054-1305 Hildebrand. - Arnold de Breseia. - As Cruzadas. - Valdensea e Albigenses: Sua origem. Pedro de Bruys. Henrique de Lausanne. Peter Waldo. Movimento de extensão valdenses. A vida religiosa dos valdenses. Antigua literatura valdenses. - A Cruzada dos Albigenses.

Lição 16 - Os Valdenses - valdenses e albigenses: Sua origem. Pedro de Bruys. Henrique de Lausanne. Peter Waldo. Movimento valúense extensão. A vida religiosa dos valdenses. Antigua literatura valdenses.


Lição 17 - João Wycliff - Este reformador célebre, chamado de "Estrela da Manhã da Reforma", nasceu por volta de 1324, durante o reinado de Eduardo II. De sua família, não temos certeza. Seus pais projetando-o para a Igreja, e enviou-o ao Colégio Rainha, Oxford.

Lição 18 - John Huss -  John Huss nasceu em Hussenitz, uma cidade da Boêmia, por volta de 1380. Seus pais lhe deram o melhor ensino que permitiu que suas circunstâncias, e tendo adquirido um bom conhecimento dos clássicos em uma escola particular, fui para a faculdade, em Praga.

Lição 19 - Martin Luther - Em 10 de novembro de 1483, às onze horas da noite, em Eisleben Margarita Ziegler deu à luz, a mulher de John Luther, Moehra mineiro, uma criança que foi batizado no dia seguinte na igreja de San Pedro a mesma cidade, e recebeu o nome de Martin. Martin nasceu em circunstâncias especiais pequenas, porque seus pais tinham ido para Eisleben pouco antes de vim ao mundo como filho. A casa humilde onde nasceu, ainda está em Eisleben.Acima da porta é um busto do reformador, em torno do qual inscrpción diz o seguinte: A palavra de Deus é o ensinamento de Lutero por que nunca perecerá

Lição 20 - LUTHER MONGE EO PROFESSOR - Martin Luther, ao entrar no convento, ele mudou de nome e se chamava Augustin. Que loucura e maldade! - Mais tarde, disse que falar dessa circunstância - descartar o nome de seu batismo pelo convento! Assim, os pais têm vergonha de o nome que recebeu o batismo de Jesus Cristo manifestando desertores.

Lição 21 - As Noventa e Cinco Teses - Papa Leão X, amante de esplendor e as artes, e precisando de um monte de dinheiro para a magnificência da sua corte, havia pregar indulgências nos anos 1514 e 1516, isto é, a indulgência plenária ou perdão de sanções que a Igreja impõe aos homens por seus pecados, em troca de uma determinada quantia de dinheiro.

Lição 22 - A controvérsia da LEIPZIG E SUAS CONSEQUÊNCIAS - Mas esta controvérsia deu um grande impulso à causa da reforma. Houve conversa sobre o papado, seus erros e abusos, com clareza e franqueza incomum, e os erros foram feitos mais aparente do que nunca.

Capítulo 23 - o Touro do Papa e sinal de incêndio - Dr. Eck foi a Roma cheio de raiva contra Lutero, e não descansar até que a 15 de junho de 1520 foi emitido tem a bula de excomunhão. Este touro condenando 41 frases ou conclusões de Lutero e de seus livros, e jogou-o da comunhão da Igreja, se ele não se retratasse em dias 60.

Lição 24 - Luther WARTSURG CASTELO Neste castelo, que Lutero chamou seus Patmos, viveu na obscuridade em silêncio por quase um ano, fora do alcance de seus inimigos, e sob o nome falso de George Knight. Vestia-se como um cavalheiro, ele cresceu o cabelo ea barba, correu pelo bosque, procurando morangos e também gostei do prazer agridoce da caça cavalheiros grande. Mas, apesar dessas distrações, sua mente absorvido pensamentos teológicos.

Lição 25 - ATIVIDADE E TRABALHO DE LUTHER - Enquanto Lutero lutou bem na política, não estava para descansar ou controvérsia doutrinária. Novos adversários conheci. O ataque do Papa e seus asseclas não surpreso, mas não esperava nunca ter de lidar com um rei.

Lição 26 - CASAMENTO E a vida privada de Lutero - O ano de 1524, o domingo após a vigésima Trindade, Lutero tirou seu vestido de monge e começou a usar o manto negro de um professor, tendo doado o pano do eleitor. Foi só no convento, para abandoná-lo todos os frades. Tantos amigos, e especialmente seu pai, pediu-lhe casamento contrajese.

Lição 27 - ÚLTIMOS DIAS E MORTE DE LUTERO - Apenas Coelio Jonas e perguntou recentemente: Venerável Pai, você vai morrer em Jesus Cristo e suas doutrinas você pregou? Ele respondeu com um claro "sim". Esta foi a sua última palavra sobre a terra. Em 18 de fevereiro, às três da manhã, veio o bravo guerreiro de Deus na paz eterna.

Lição 28 - Alemanha / Holanda - As perseguições gerais na Alemanha foram causados ​​principalmente pelas doutrinas e ministério de Martinho Lutero. A verdade é que o Papa ficou tão alarmado com o sucesso do reformador corajoso que decidiu usar o imperador Carlos V, a qualquer custo, o plano para tentar a remoção.

Lição 29 - William Tyndale - Passamos agora para a história do mártir boa de Deus, William Tyndale, que foi nomeado um instrumento especial para o Senhor, e como as raízes de Deus haste interna e abalar as fundações dos prelados orgulhosos papais assim o príncipe de escuridão com seus capangas malvados, tendo um rancor especial contra ele, ele não deixou nada sobre pedra para que ele possa pegar traição e falsidade, e maliciosamente para derramar a sua vida, como se verá pela história dada aqui do que aconteceu.

Lição 30 - João Calvino - Este reformador nasceu em Noyon, na Picardia, em 10 de julho de 1509. Ele foi instruído em gramática, aprendendo em Paris com Maturino Corderius, e estudou filosofia na Faculdade de Montaign com um professor espanhol.

Lição 31 - Queen / Valera - primeiro tradutor da Bíblia. Nascido em Montemolín (então Reino de Sevilha, Extremadura atualmente) em 1520 aprox. e morreu em Frankfurt em 1594. Com os outros, Jerônimo deixou o mosteiro de San Isidoro del Campo, perto de Sevilha, em 1557, a descoberta da comunidade protestante de Sevilha, tendo residência em Genebra.

Lição 32 - Os Quakers - George Fox era descendente de pais honestos e respeitados, que o criou na religião nacional, mas o menino parecia religiosa, firme, calma, afirmando, além de seus anos, um conhecimento incomum das coisas divinas.

Lição 33 - Bunyan - O "Peregrino" é verdadeiramente a história do próprio Bunyan experiências espirituais. Ele próprio havia sido o "homem vestido em trapos, com o rosto voltado para a sua casa, com um livro na mão, e um grande fardo nas costas." Depois de perceber que Cristo era a sua Justiça e que isso não depende de "estado do bem de seu coração." Wesley tinha sido em sua juventude um eclesiástico de altura e foi sempre profundamente dedicado à comunhão estabelecida. Quando ele viu necessário ordenar pregadores, a separação tornou-se inevitável seus seguidores da Igreja oficial. Logo foram chamados de "metodistas" por causa do poder de organização especial de seu líder e os engenhosos métodos aplicados.

No hay comentarios:

Publicar un comentario