Módulo - I
Objetivo: O curso quer levar os participantes à leitura dos textos neotestamentários em sua língua original. Em vista disso, será realizado um estudo abrangendo da gramática e do vocabulário do grego antigo, assim como ele foi usado no primeiro século da era cristã.
Resumo Programático: No início do curso, o aluno familiarizar-se-á com a leitura da escrita grega. Seguem-se estudos morfológicos, ou seja, hão de se decorar os paradigmas das declinações dos substantivos, adjetivos e particípios, assim como os paradigmas das conjunções dos verbos. Paralelamente a isso, serão realizados estudos sintáticos, quer dizer, a análise da construção da frase grega. Com isso, o aluno terá também uma base para iniciar estudos estilísticos, a fim de reconhecer as características poéticas de cada autor neotestamentário. Além dos estuds gramaticais, desde o início, prevê-se uma maior familiarização com o vocabulário da língua grega. É importante, ainda, lembrar que o curso, desde a primeira aula, trabalhará com os textos originais do Novo Testamento.
Módulo II
ResponderEliminarGrego do Novo Testamento II
Pré-requisito: Conteúdo das lições 1-12 em: SWETNAM. J. Gramática do Grego do Novo Testamento, vol. I (lições). São Paulo: Paulus, 2002, pp. 1-84
Resumo Programático:
Seguem-se os estudos morfológicos, ou seja, hão de se decorar os paradigmas das declinações dos substantivos adjetivos e particípios, assim como os paradígmas das conjungações dos verbos. Paralelamente a isso, serão realizados estudos sintáticos, quer dizer, a análise da construção da frase grega. Com isso, o aluno terá também uma base para iniciar estudos estilísticos, a fim de reconhecer as características poéticas de cada autor neotestamentário. Além dos estudos gramaticais, desde o início, prevê-se uma maior familiarização com o vocabulário da língua grega. É importante, ainda, lembrar que o curso, desde a primeira aula, trabalhará com os textos originais do Novo Testamento.