viernes, 17 de agosto de 2012

Decodificando o Criacionismo ´´bíblico judaico-cristão e religioso.

375  [e]    4 
'E · Poh    4
אֵיפֹ֣ה   4
Onde    4
1961  [e] 
ha · · Yi Ta
הָ֭יִיתָ 
se
3245  [e] 
bə · Ya · · sə di-
בְּיָסְדִי - 
colocado
776  [e] 
"A · RES;
אָ֑רֶץ 
comum
5046  [e] 
hag · GED,
הַ֝גֵּ֗ד 
trair
518  [e] 
'im-
אִם - 
se
3045  [e] 
Ya · Da '· tā
יָדַ֥עְתָּ 
tem
998  [e] 
Bi · nah.
בִינָֽה:
" Onde estavas, quando lancei os fundamentos da Terra?
Dize-mo, se é que sabes tanto (Jó 38,4)".

     Discurso de Iahweh, a sabedoria criadora confunde Jó, então Iahweh responde a   Jó, do seio da tempestade, isso era a maneira antiga judaica das teofanias de Iahweh, que a literatura hebraica assumiu para explicar  a onipotência (Sl 18,8-16; 50,3; Na 1,3; Ez 1,4; Ex 13,22s e 19,16s)





      Enquanto o Conhecimento científico, espírito teórico, não provar o Gênesis I,1e 2 O criacionismo judaico-cristão manterá sua doutrina e filosofia natural.




Se você ainda está na dúvida se a terra tem 6 mil ou mais de 4 bilhões de anos alguns cientistas que entendem de genética escreveram um manifesto sobre o criacionismo que você tem que ler.
Manifesto sobre ciência e criacionismo explica tim-tim por tim-tim — até para os mais burrinhos como eu entenderem — como a mitologia cristã está totalmente equivocada com relação a origem e desenvolvimento da vida na Terra e que questões sobrenaturais devem permanecer na alçada da religião ao invés de permearem as aulas de ciências:
Curiosamente, algumas dessas versões criacionistas se apresentam ao grande público como produto de “estudos científicos avançados”, como se fossem parte da atividade discutida em congressos científicos em diversos países, no Brasil inclusive. Nessas versões, a Teoria Evolutiva é deturpada, como se pouco ou nenhum trabalho científico tivesse sido efetuado desde sua proposta há mais de 150 anos, demonstrando um total desconhecimento dos milhares de resultados e evidências que consolidam essa Teoria. Alguns raros criacionistas são cientistas produtivos em suas áreas específicas de atuação, que não envolvem pesquisas na área da Evolução Biológica. Mas quando abordam o criacionismo, falam de sua crença particular e não das pesquisas que estudam e publicam. Como perguntas e explicações criacionistas não podem ser testadas pelo método científico, estes pesquisadores estão apenas emitindo uma opinião pessoal e subjetiva, motivada geralmente por uma crença religiosa.
Cientistas são perguntadores por natureza. Responder que Deus é a causa de algo que a ciência ainda não explica é uma falácia. Se todas as pessoas pensassem assim não teríamos os avanços e confortos que apenas a ciência e tecnologia nos proporcionam. Determinar que Deus é a causa de algum fenômeno que até o momento é desconhecida é o mesmo que deixar de perguntar e de estudar; é parar de avançar.
Reconhecendo que a divulgação destas ideias criacionistas representa uma deterioração na qualidade do ensino de Ciências, a Sociedade Brasileira de Genética (SBG) vem aqui ratificar que a Evolução Biológica por Seleção Natural é imensamente respaldada pelas evidências e experimentações nas áreas de Genética, Biologia Celular, Bioquímica, Genômica, etc. Além disto, reiteramos que, como qualquer outra Teoria científica, a Evolução Biológica tem sido remodelada com a incorporação de várias novas evidências (incluindo da área de Genética), tornando suas hipóteses e explicações mais complexas e robustas a cada ano, desde a primeira publicação de Charles Darwin em 1859.
CRIACIONISMO CIENTÍFICO (OU DESIGN INTELIGENTE)
Não existe qualquer respaldo científico para ideias criacionistas (incluindo o Design Inteligente) (…) Ao lado do respeito à liberdade de crença religiosa, deve ser também observado o respeito à Ciência que tem enfrentado todo tipo de obscurantismo político e religioso, de modo similar às situações vividas por Galileu Galilei e o próprio Charles Darwin.
No Brasil
Alguns criacionistas também utilizam o argumento de que a Ciência brasileira é retrógrada (ou “tupiniquim”, como a chamam), afirmando que o criacionismo é “aceito” no exterior, mas a Ciência é unânime em todos os países sobre este assunto.

7 coisas surpreendentes 

sobre o universo

A cada dia, novas descobertas assustam e deixam os astrônomos perplexos. Muitas coisas que sabemos sobre o universo ainda não têm explicação, enquanto outras funcionam de maneira tão perfeita ou misteriosa que nos fazem crer em algo maior. Confira algumas das coisas mais interessantes sobre o universo em que vivemos:

1 – O UNIVERSO É (MUITO) ANTIGO


2 – O UNIVERSO ESTÁ EXPANDINDO


Na década de 1920, o astrônomo Edwin Hubble fez a descoberta revolucionária de que o universo não é estático, mas sim está se expandindo.
Por muito tempo se pensou que a gravidade da matéria no universo tornaria essa expansão lenta, ou até mesmo faria com que ela se contraísse.
Em 1998, o Telescópio Espacial Hubble estudou supernovas muito distantes e concluiu que, há muito tempo, o universo estava se expandindo mais lentamente do que acontece hoje. Esta descoberta intrigante sugeriu que uma força inexplicável, chamada energia escura, é o motor da expansão acelerada do universo.
Enquanto a energia escura pode ser a força estranha que está puxando o cosmos em velocidades cada vez maiores, ela continua a ser um dos maiores mistérios da ciência, já que sua detecção permanece indefinida.
3 – O UNIVERSO ESTÁ ACELERANDO


A misteriosa energia escura não só pode ser a condução da expansão do universo, como parece estar puxando o cosmos em velocidades cada vez maiores. Em 1998, duas equipes de astrônomos anunciaram que não o universo não estava apenas em expansão, mas acelerando também.
Segundo os pesquisadores, quanto mais longe uma galáxia está da Terra, mais rápido ela está se afastando. A aceleração do universo também confirma a teoria de Albert Einstein da relatividade geral, e, ultimamente, os cientistas têm revivido a constante cosmológica de Einstein para explicar a estranha energia escura que parece neutralizar a gravidade e fazer com que o universo se expanda a um ritmo acelerado.
Três cientistas ganharam o Prêmio Nobel 2011 de Física por sua descoberta de 1998 de que a expansão do universo estava se acelerando.
4 – O UNIVERSO PODE SER PLANO


A forma do universo é influenciada pela luta entre a força da gravidade (com base na densidade da matéria no universo) e sua taxa de expansão.
Se a densidade do universo exceder um certo valor crítico, então o universo seria “fechado”, como a superfície de uma esfera. Isto implica que o universo não é infinito, mas não tem fim. Neste caso, o universo eventualmente irá parar de se expandir e começar a colapsar sobre si mesmo, em um evento conhecido como “Big Crunch”.
Se a densidade do universo for menor que o valor de densidade crítica, então a forma do universo seria “aberta”, como a superfície de uma sela. Neste caso, o universo não tem limites e vai continuar a se expandir para sempre.
No entanto, se a densidade do universo for exatamente igual à sua densidade crítica, então a geometria do universo é “plana”, como uma folha de papel. Nesse caso, o universo não tem limites e se expandirá para sempre, mas a taxa de expansão irá gradualmente se aproximar de zero depois de uma quantidade infinita de tempo. Medições recentes sugerem que o universo é plano, com uma margem de cerca de 2% de erro.
5 – O UNIVERSO ESTÁ CHEIO DE COISAS INVISÍVEIS


O universo é majoritariamente composto de coisas que não podem ser vistas. Na verdade, as estrelas, planetas e galáxias que podem ser detectadas representam apenas 4% do universo. Os outros 96% são substâncias que não podem ser vistas ou facilmente compreendidas.
Estas substâncias elusivas, chamada de energia escura e matéria escura, ainda não foram detectadas, mas os astrônomos baseiam sua existência na influência gravitacional que ambas exercem sobre a matéria normal, as partes do universo que podem ser vistas.
6 – O UNIVERSO TEM ECOS DE SEU NASCIMENTO


A radiação cósmica de fundo do universo é composta por ecos de luz que sobraram do Big Bang que criou o universo, 13,7 bilhões de anos de atrás. Esta relíquia da explosão coloca um véu de radiação em torno do universo.
Uma missão da Agência Espacial Europeia mapeou o céu inteiro à luz de micro-ondas para revelar novas pistas sobre como o universo começou. Essas observações são os pontos de vista mais precisos da radiação cósmica de fundo já obtidos.
Os cientistas esperam usar os dados da missão para resolver algumas das questões mais debatidas no campo da cosmologia, como o que aconteceu imediatamente depois que o universo foi formado.
7 – PODE HAVER MAIS DE UM UNIVERSO

A ideia de que vivemos em um multiverso, que nosso universo é um dos muitos, vem de uma teoria chamada inflação eterna, que
sugere que logo após o Big Bang, o espaço-tempo se expandiu a taxas diferentes em lugares diferentes.

Segundo a teoria, isso deu origem a “universos bolha” que poderiam funcionar com as suas próprias leis da física. O conceito é polêmico e era meramente hipotético, até que estudos recentes procuraram marcadores físicos da teoria do multiverso no fundo cósmico de micro-ondas, que é uma relíquia do Big Bang.
Pesquisadores buscaram as melhores observações disponíveis do fundo cósmico de micro-ondas para detectar sinais de colisões, mas não encontraram nada de conclusivo. Se dois universos se colidiram, os pesquisadores afirmam que isso teria deixado um padrão circular para trás na radiação cósmica de fundo.






Segundo representantes do Vaticano, a Teoria Evolucionista de Darwin seria compatível com a versão da história de Adão e Eva no Jardim do Éden.
O Arcebispo Gianfranco Ravasi, chefe do Pontifício Conselho de Cultura, disse que apesar da Igreja ter sido contrária ao evolucionismo, raízes da idéia de Darwin poderiam ser rastreadas até São Tomás de Aquino e São Agustinho.
Segundo o padre Giuseppe Tanzella, Professor de Teologia da Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma, São Agustinho nunca usou o termo “evolução”, mas sabia que peixes menores eram comidos pelos maiores e que as formas de vida se transformavam com o passar dos anos. Tomás de Aquino,de acordo com Tanzella, também tinha idéias similares.
O Vaticano está propondo a idéia do “Design Inteligente”, que tornaria Deus responsável pela complexidade das criaturas e também pela evolução. De acordo com Ravasi, as teorias de Darwin nunca foram propriamente condenadas pela Igreja e o Papa Pio XII teria dito, há 50 anos, que a evolução era uma hipótese válida para entender o desenvolvimento dos humanos.
Segundo religiosos, os ateístas militantes estão afastando as pessoas das teorias evolucionistas usando-as para atacar a religião, enquanto já está na hora dos criacionistas perceberem as evidências da evolução.
Agora como, exatamente, Adão e Eva, a serpente, e a Evolução podem caminhar juntos, ainda não foi explicado.
Todos os domingos o católico professa sua fé dizendo crer na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, “esses quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e da sua missão. A Igreja não os confere a si mesma; é Cristo que, pelo Espírito Santo, concede à sua Igreja que seja una, santa, católica e apostólica, e é ainda Ele que a chama a realizar cada uma destas qualidades”, assim ensina o Catecismo da Igreja Católica em seu número 811.
Atualmente virou moda afirmar que a Igreja é “santa e pecadora”. Esse pensamento não poderia ser mais errôneo. A Igreja é santa e imaculada, contudo, os seus membros são pecadores.Para explicar essa afirmação o Catecismo, por meio de um discurso do Papa Paulo VI, diz que:
"827.A Igreja «é santa, não obstante compreender no seu seio pecadores, porque ela não possui em si outra vida senão a da graça: é vivendo da sua vida que os seus membros se santificam; e é subtraindo-se à sua vida que eles caem em pecado e nas desordens que impedem a irradiação da sua santidade. É por isso que ela sofre e faz penitência por estas faltas, tendo o poder de curar delas os seus filhos, pelo Sangue de Cristo e pelo dom do Espírito Santo»”.
Assim, a Igreja é como um núcleo e cada católico é um membro que pode do núcleo aproximar-se ou afastar-se. Ao aproximar-se da Igreja, o católico é cada vez mais santificado pela Graça que dela emana. Da mesma forma, se livremente o católico decide afastar-se dela, por sua própria responsabilidade, afasta-se da comunhão com o Corpo de Cristo.
A santidade da Igreja é uma realidade que pode ser observada ainda em outros aspectos. Ela tem ainda a característica de ser infalível em matéria de fé. O próprio Cristo cuidou para que assim fosse:
889. Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos Apóstolos, Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação na sua própria infalibilidade, Ele que é a Verdade. Pelo «sentido sobrenatural da fé», o povo de Deus «adere de modo indefectível à fé», sob a conduta do Magistério vivo da Igreja.”
Trata-se, portanto, de um rebanho que há de permanecer fiel à Igreja mesmo sob tribulações. Não se trata de quantidade, mas sim de qualidade. De pessoas comprometidas com a fé, unidas à vida da graça, àquela santidade e santificação promovida pela união com o Corpo de Cristo. Estes serão os indefectíveis na fé, que responderão à pergunta: “mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?” (Lucas 18,8)

Filologia Bíblica- Análise, exegese e fundamentação teológica judaica-cristã
Jó 38:4 >>
NASB ©HebraicoTransliteraçãoStrongDefiniçãoOrigem
"Ondeאֵיפֹ֣הei · foh375onde?de ay e poh
você estava quando eu lançava os fundamentosבְּיָסְדִי -· ser ya · · se di-3245estabelecer, encontrados, corrigirum prim. raiz
da terra?אָ֑רֶץa · retz;776terra, terraum prim. raiz
Dizerהַ֝גֵּ֗דhag · ged5046para ser visívelum prim. raiz
[Eu], seאִם -im-518seum prim. conjunção
você temיָדַ֥עְתָּya · da '· ta3045saberum prim. raiz
compreensão,בִינָֽה:vi · nah.998uma compreensãode bin

" Onde estavas, quando lancei os fundamentos da Terra?
Dize-mo, se é que sabes tanto (Jó 38,4)".
 
     Discurso de Iahweh, a sabedoria criadora confunde Jó, então Iahweh responde a   Jó, do seio da tempestade, isso era a maneira antiga judaica das teofanias de Iahweh, que a literatura hebraica assumiu para explicar  a onipotência (Sl 18,8-16; 50,3; Na 1,3; Ez 1,4; Ex 13,22s e 19,16s)

Lexicon KJV

Onde 
ay-fo '(de 335 e 6311)
que lugar? também (de tempo) quando;?, ou (de forma) como;? que forma, onde
estavas tu, quando eu lançava os fundamentos 
yacad (yaw-triste ")
para definir; intensamente, para fundar; reflexivamente, sentar-se, ou seja, resolver, consultar
da terra 
erets '(eh'-réis)
da terra (em geral, ou partitively uma terra) - País, comum, terra, campo, solo, terra, natins, forma, + deserto, mundo.
declarar 
nagad (naw-GAD ')
para frente, ou seja, ficar fora corajosamente oposto, por implicação (causativamente), para se manifestar; figurativamente, para anunciar (sempre de boca em boca de um presente), especificamente, para expor, prever, explicar, louvor
Se tu tens 
yada `(yaw-dah")
para saber (corretamente, verificar vendo), usado em uma grande variedade de sentidos, figurativamente, literalmente, eufemisticamente e, por inferência
compreensão 
biynah (abelha-naw ')
compreensão - conhecimento, significado, perfeitamente, compreensão, sabedoria.
New American Standard (© 1995)
"Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da terra? Diga-me, se tens entendimento,Bíblia King James
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
Americana King James Version
Onde você estava quando lancei os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
Versão American Standard
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Declarar, se tens entendimento.
Bíblia Sagrada
Onde estavas tu, quando eu fundei a terra? Declarar, se tens entendimento.
Versão Revisada Inglês
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
Tradução da Bíblia Webster
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
Mundial Inglês Bíblia
"Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da terra? Declare, se tens entendimento.
Tradução Literal de Young
Onde estavas tu, quando eu fundei a terra? Declarar, se tens entendimento conhecido.


איוב 38:4 hebraico OT: Westminster Leningrad Codexאֵיפֹ֣ה הָ֭יִיתָ בְּיָסְדִי - אָ֑רֶץ הַ֝גֵּ֗ד אִם - יָדַ֥עְתָּ בִינָֽה:איוב 38:4 hebraico OT: WLC (somente consoantes)איפה היית ביסדי - ארץ הגד אם - ידעת בינה:
איוב 38:4 Paleo-Hebraico OT: WLC (Fonte Obrigatório)איפה היית ביסדי - ארץ הגד אם - ידעת בינה:
איוב 38:4 Bíblia Hebraicaאיפה היית ביסדי ארץ הגד אם ידעת בינה:
América: Biblia Sacra Vulgataubi eras QUANDO ponebam Fundamenta terrae indica mihi si habes

Nova Versão Internacional (© 1984)
"Onde você estava quando eu fundava a terra? Diga-me, se você entende.New Living Translation (© 2007)
"Onde você estava quando lancei os fundamentos da terra? Diga-me, se você sabe tanto.
Inglês versão padrão (© 2001)
"Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da terra? Diga-me, se tens entendimento.
New American Standard Bible (© 1995)
"Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da terra? Diga-me, se tens entendimento,
Bíblia do Rei James (Cambridge Ed.)
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
A PALAVRA DE DEUS ® Tradução (© 1995)
"Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da terra? Diga-me se você tem uma visão [tal].
Bíblia King James 2000 (© 2003)
Onde você estava quando lancei os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
Americana King James Version
Onde você estava quando lancei os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
Versão American Standard
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Declarar, se tens entendimento.
Douay-Rheims Bíblia
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? me diga se tu compreensão.
Bíblia Sagrada
Onde estavas tu, quando eu fundei a terra? Declarar, se tens entendimento.
Versão Revisada Inglês
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
Tradução da Bíblia Webster
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
Mundial Inglês Bíblia
"Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da terra? Declare, se tens entendimento.
Tradução Literal de Young
Onde estavas tu, quando eu fundei a terra? Declarar, se tens entendimento conhecido.
Barnes 'Notes sobre a BíbliaOnde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? - O primeiro apelo é para a criação.A questão aqui, "Onde estavas tu?" implica que Jó não estava presente. Ele não teve então uma existência. Ele não poderia, portanto, ter ajudado a Deus, ou o aconselhou, ou entendeu o que ele estava fazendo. Como presunçoso, portanto, estava em um modo de vida curta para julgar as ações dele que haviam formado o mundo! Quão pouco ele poderia esperar para ser capaz de saber dele!A expressão ", lançou as bases da terra", é tirado de construção de um edifício. As bases são em primeiro lugar colocadas, e a super-estrutura é então criado. É uma imagem poética, e não foi concebido para dar qualquer indicação sobre o próprio processo pelo qual a terra foi feita, ou a maneira em que é sustentada.
Se a compreensão tu - Margem, como em hebraico "se tu o sabes." Isto é, "Declare como ele foi feito. Explique a maneira em que a terra foi formada e fixada em seu lugar, e pela qual o mundo belo cresceu sob a mão de Deus." Se Jó não poderia fazer isso, o que era presunção de falar como ele havia feito da adminisitration divina!

Comentário de Clarke sobre a BíbliaOnde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? - Tu tens um ser limitado e derivados, tu és apenas de ontem, o que tu podes saber? Fizeste me ver criar o mundo?

Exposição de Gill, de toda a BíbliaOnde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? .... A terra tem fundamentos, e uns firmes de que não podem ser movidos, mas o que eles são, uma vez que está suspenso no ar em nada! Ninguém menos que o poder ea vontade de Deus, que criou essas fundações, e do Filho de Deus, que criou e sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder, Hebreus 1:3 . Onde estava o trabalho, então? Em um estado de vazio, um nada simples: ele não estava presente quando este trabalho incrível da natureza foi feito, e não viu a forma como o Senhor foi sobre isso, e ainda leva-o a mergulhar nas obras secretas e modos de Providência, para que ele é repreendido por esta questão ea seguinte;
declarar, se tens entendimento: Jó teve a compreensão de um homem em coisas naturais e civis, e de um homem bom em coisas espirituais e divinas, mas ele não tinha conhecimento disso, o que ele é questionado sobre; não poderia declarar em que lugar ele era, e onde ele estava, quando a terra foi fundada.

Keil e Delitzsch Comentário Bíblico sobre o Antigo Testamento4 Onde estavas tu, quando eu firmaste a terra?
Digamos que, se tu és capaz de julgar!
5 Quem tem determinada a sua medida, se tu sabes que,
Ou quem estendeu a linha de medição sobre ele?
6 Sobre o que são as bases de seus pilares afundados em,
Ou quem assentou a sua pedra de esquina,
7 Quando as estrelas da manhã cantaram juntas
E todos os filhos de Deus gritavam de alegria?
O exame começa de forma semelhante ao trabalho 15:07 . Em oposição à censurer de Deus como tal, os amigos estavam certos, embora apenas de forma negativa, uma vez que sua conduta foi baseada na auto-ilusão, como se fossem de posse da chave para o mistério do governo divino do mundo. ידע בּינה significa entender como julgar, possuir uma compreensão competente, 1 Crônicas 12:32 ; 2 Crônicas 2:12 , ou (ידע não tomadas no sentido de novisse, mas cognoscere) para apropriado para si mesmo, Provérbios 4: 1 ; Isaías 29:24 . כּי, 38:5 trabalho , intercâmbios com אם (comp. Jó 38:18 ), para כּי תדע significa: suponha que tu sabes, e este si forte scias é quase equivalente a um scis Forte, Provérbios 30:4 . A fundação da terra é comparado completamente ao de um edifício construído pelo homem. A pergunta: sobre o que são as bases de seus pilares ou fundações afundaram (טבע, árabe TB ', de acordo com a sua significação radical, para pressionar com alguma coisa plana em algo, comp árabe TBq, para colocar duas coisas em um outro plano... , então tanto para formar ou carimbo por pressão, e pressionar em coisas flexível suave, ou deixar para baixo, immergere, ou afundar, immergi), aponta para o fato de a terra pendurado livre no espaço, Jó 26:7 . Então, nenhum ser humano estava presente, pois o homem ainda não foi criado, os anjos, no entanto, viu com alegria a fundação do local da futura família humana, e os atos poderosos de Deus, de acordo com o decreto do Seu amor (como em a construção do templo, a colocação da fundação, Esdras 3:10 , ea configuração da cabeça de pedra, Zacarias 04:07 , foram comemorados), para os anjos foram criados antes que o mundo visível (Psychol. S. 63 ,.. Génesis, S. 105), como é de facto não ensinado aqui, mas ainda (vide, por outro lado, Hofmann, Schriftbew i 400) é assumido. Para בּני אלהים são, como em Jó 1-2 , os anjos, que procedia de Deus por um modo de criação, que é comparado a gerar, e que com ele formam uma πατρια (Gênesis, S. 121). As "estrelas da manhã", no entanto, são mencionadas em conexão com eles, porque entre as estrelas e os anjos, que são tanto compreendida em צבא השׁמים (Gênesis, S. 128), uma misteriosa ligação existe, que é manifoldly atestada na Sagrada Escritura (vide, por outro lado, Hofm. ib. S. 318). כּוכב בּקר é a estrela da manhã que em Isaías 14:12 é chamado הילל (como extra-bibl נגהּ.) de sua luz ofuscante, que ultrapassa todas as outras estrelas de brilho e בּן - שׁחר filho, de madrugada, porque nada no o amanhecer como se nasceram com ele. Era só o amanhecer do mundo vir a ser, que é o assunto falado, que deu origem à menção da estrela da manhã;. No plur, no entanto, não significa que as estrelas que se formaram naquela manhã do mundo coletivamente (Hofm., Schlottm.), mas Lúcifer com as estrelas de seus pares, como כּסילים, Isaías 13:10 , Orion e as estrelas seus pares.Árabe. Suhayl (Canopus) é usado igualmente como um nome genérico para as estrelas de brilho notável, e em geral é Suhel os nômades e os Hauranites o símbolo do que é brilhante, gloriosa e bela;
(Nota: Um homem ou uma mulher de grande beleza é chamado suheli, suhelıje Assim eu ouvi uma mulher dizer Hauranitish ao seu companheiro:. Nahar el-jom neda, shuft ledsch (Arab. lk) wahid Suheli, Hoje é orvalho, eu vi um Suheli, ou seja, um homem muito bonito, para ti -.. Wetzst)
de modo que até mesmo os seres de luz do primeiro lugar entre os espíritos celestes pode ser compreendido por כוכבי בקר. Mas se isso deveria ser o significado, Jó 38:7 e 38:7 trabalho seria em uma ordem invertida. Eles são estrelas reais, se se destina a esfera de pertença à terra ou à esfera superior compreendido em השׁמים, Genesis 1:1 . Alegria e luz são noções recíprocas, ea escala dos tons de alegria é comparada com a escala de luz e cores, por isso a plenitude da luz, em que as estrelas da manhã brilhou todos juntos na fundação da terra, pode simbolizar um canção grandiosa harmonioso de alegria.

Genebra Bíblia de EstudoOnde estavas tu, quando eu {d} lançou os fundamentos da terra? declarar, se tens entendimento.
(D) Vendo que ele não poderia julgar as coisas que foram feitas muito tempo antes de ele nascer, ele não era capaz de compreender todas as obras de Deus: muito menos o segredo da causa de seus julgamentos.

Notas de WesleyOnde 38:4 - Tu és de ontem, e tu a pretensão de julgar a minha eterna conselhos! Quando - Quando me acomodei como firme sobre o seu próprio centro como se tivesse sido construído sobre as fundações mais seguras.

Notas de tradução King Jamestens ...: Heb. sabes entendimento

Jamieson-Fausset-Brown Bible Commentary4. Para compreender a causa das coisas, o homem deve ter estado presente na sua origem. A criatura finita não pode compreender a infinita sabedoria do Criador (Jó 28:12; 15:07, 8).
tu "sabes."
-compreensão (Pr 04:01).

Comentário Conciso de Matthew Henry38:4-11 Para o humilde de Jó, Deus aqui mostra-lhe sua ignorância, mesmo sobre a terra eo mar.Como não podemos encontrar a falha com a obra de Deus, por isso não precisamos temer a respeito dela. As obras de sua providência, bem como o trabalho de criação, nunca pode ser quebrado, e a obra da redenção não é menos firme, do qual o próprio Cristo é tanto o fundamento ea pedra angular. A igreja está tão firme como a terra.

No hay comentarios:

Publicar un comentario