martes, 1 de marzo de 2011

Bibliografia

Bíblia Hebraica
ELLIGER, K.; RUDOLPH, W. Biblia Hebraica Stuttgartensia. 5. ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, [1967/1977], 1997, lviii + 1574 p. - ISBN 9783438052193.
A Biblia Hebraica Stuttgartensia (BHS) usa o Codex de Leningrado B19A (L) [neste link, cf. a nota 2] como a base para a edição do texto hebraico. O nome BHS preserva a continuidade com o trabalho de Kittel, mas especialmente o aparato crítico foi cuidadosamente revisado. Há vários edições da Biblia Hebraica Stuttgartensia, tanto impressas quanto digitais, como se pode ver aqui. E sua sucessora, a Biblia Hebraica Quinta (BHQ), já está com vários fascículos publicados. Leia mais aqui. Além disso, há vários sites que oferecem a Bíblia Hebraica online gratuitamente. Veja, na seção de links da Ayrton's Biblical Page, Bíblias Online/Online Bibles e Textos Originais e Traduções Antigas da Bíblia/Original Texts & Old Translations. E no Observatório Bíblico: Bíblias em hebraico e grego, em Unicode, para download e leitura online. A BHS pode ser encontrada e adquirida, no Brasil, no site SBB pontocom > Edições Acadêmicas > Línguas Originais. 

 
SAYÃO, L. (ed.) Antigo Testamento Poliglota. São Paulo: Vida Nova, 2003, 1952 p. - ISBN 8527503018.
O Antigo Testamento Poliglota consta de quatro textos bíblicos mais do que reconhecidos: o Texto Massorético, conforme editado na Biblia Hebraica Stuttgartensia (BHS), a Septuaginta (LXX), edição de Ralphs, a New International Version (NIV) e a  Versão Revista e Atualizada de Almeida. . O texto mais importante é o Antigo Testamento em hebraico, o Texto Massorético (BHS), acompanhado por colunas paralelas com as outras versões em grego, em inglês e em português, perfazendo assim quatro colunas. O leitor poderá ler o texto original e acompanhá-lo com as demais versões, lado a lado. Leia a resenha da obra feita por Ney Brasil Pereira.

 
Gramáticas
FARFÁN NAVARRO, E. Gramática do hebraico bíblico. Traduzido do espanhol por Celso Pedro da Silva e Cássio Murilo Dias da Silva. São Paulo: Loyola, 2010, 192 p. - ISBN 9788515037445.
Uma gramática que quer oferecer, de maneira clara e simples, os rudimentos do hebraico bíblico. O original foi publicado em 1997.

 
GESENIUS, W.; KAUTZSCH, E. (ed.) Gesenius' Hebrew Grammar.  2. ed. Translated from German by  A. E. Cowley, Oxford, Oxford University Press, 1995, 598 p. Também: New York: Dover Publications, 2006, 624 p. - ISBN 9780486443447, disponível na Amazon.com. Para uma versão online, confira Gesenius' Hebrew Grammar is online (o link está nos comentários). 
Esta segunda edição em inglês da clássica Gramática do Gesenius, editada e ampliada por E. Kautzsch, é a referência definitiva quando se fala em gramática hebraica. Revisada de acordo com a 28a edição alemã por A. E. Cowley, esta é uma gramática indicada para aqueles que já possuem o domínio básico da língua hebraica e buscam aprofundamento. 

 
JOÜON, P.; MURAOKA, T. A Grammar of Biblical Hebrew. Rome: Biblical Institute Press, 2006, xlvi + 772 p. Em espanhol: Gramática del hebreo bíblico. Estella, Navarra: Verbo Divino, 2007, 928 p. - ISBN 9788481697223.
Gramática clara e moderna. Uma obra clássica de Joüon com os acréscimos de Muraoka. Indispensável para o estudo do hebraico bíblico.

 
KELLEY, P. H. Hebraico Bíblico. Uma Gramática Introdutória. 6. ed. Traduzido do inglês por Allan W. Krahn. São Leopoldo: Sinodal, 2007, 454 p.
Esta gramática trata de maneira clara e bastante completa as noções básicas da língua hebraica, dando adequadas ferramentas para ler e traduzir boa parte da Bíblia Hebraica. Simples e acessível, esta gramática também pode ser usada por autodidatas.


LAMBDIN, T. O. Gramática do Hebraico Bíblico. Traduzido do inglês por Walter Eduardo Lisboa. São Paulo: Paulus, 2003, 398 p. - ISBN 8534920931.
Esta gramática foi projetada para um curso anual do hebraico bíblico elementar de nível universitário. Por sua escolha de vocabulário e gramática é essencialmente uma introdução à prosa, não à linguagem poética. Mantendo a discussão gramatical em um nível relativamente rudimentar, o autor tenta tornar o livro tão útil quanto possível para os que querem estudar o idioma sem a ajuda de um professor.


MENDES, P. Noções de Hebraico Bíblico. Texto Programado. São Paulo: Vida Nova, 1981 [13a reimpressão, 2004], 192 p. - ISBN 9788527501644.
Um método prático para o estudo do Hebraico. O texto está dividido em vinte e seis unidades, abrangendo as noções elementares da língua do Antigo Testamento. Gramática para ser usada em estudo auto-didático ou em cursos para principiantes. 


WALTKE, B.; O'CONNOR, M. Introdução à Sintaxe do Hebraico Bíblico. Traduzido do inglês. São Paulo: Cultura Cristã, 2006, 766 p.
Esta é uma gramática intermediária da língua da Bíblia Hebraica, projetada para aqueles que já dominaram os fundamentos da língua e possuem uma boa compreensão de sua fonologia e morfologia, como também um vocabulário funcional.


WEINGREEN, J. A Practical Grammar for Classical Hebrew. Oxford: Oxford University Press, 1959, Reprinted 1972, 316 p.
Uma gramática clara, concisa e preciosa para o estudo inicial da língua hebraica bíblica, ou o hebraico clássico, como também é chamado. 

 
Dicionários
CLINES, D. (ed.) The Dictionary of Classical Hebrew. Published volumes I-VI, Aleph to Pe. Sheffield: Sheffield Phoenix Press, 1993-2007. Vol. 1: 457 p.; vol. 2: 660 p.; vol. 3: 424 p; vol. 4: 642 p; vol. 5: 957 p.; vol. 6: 856 p.
Um projeto inovador e muito aclamado. Incorpora a Bíblia, os Manuscritos do Mar Morto e antigas inscrições hebraicas. Uma obra de peso. 

 
KIRST, N. et al. Dicionário Hebraico-Português e Aramaico-Português. 21. ed. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal/Vozes, 2008, 305 p. - ISBN 8523301305.
Este dicionário é um subsídio importante para o estudante de língua portuguesa que busca uma compreensão mais profunda da Bíblia e de seus textos. Serve de apoio à pesquisa dos livros do Antigo Testamento que foram escritos em Hebraico ou Aramaico.


KOEHLER, L.; BAUMGARTNER, W.; STAMM, J. J. The Hebrew and Aramaic Lexicon of the Old Testament on CD-ROM. Windows Version: Institutional License. Translated from German and edited under the supervision of M. E. J. Richardson. Leiden: Brill, 2002. - ISBN 9789004123489.
The Hebrew and Aramaic Lexicon of the Old Testament (HAL) de Koehler, Baumgartner e Stamm é largamente reconhecido como o moderno dicionário padrão para o hebraico bíblico. A edição em CD-ROM facilita muito a consulta ao dicionário com os mais recentes recursos de busca nele incorporados.


MITCHEL, L. A.; OSVALDO C. PINTO, C.; METZGER, B. M. Pequeno Dicionário de Línguas Bíblicas. Hebraico e Grego. São Paulo: Vida Nova, 2003, 312 p. - ISBN 8527502879.
Estudantes de hebraico encontrarão aqui vocabulários do Antigo Testamento, indicação da classe gramatical das palavras, transliteração dos vocábulos hebraicos e aramaicos que leva em conta a pronúncia e índice remissivo.


SCHÖKEL, L. A. Dicionário Bíblico Hebraico-Português. 8. ed. Traduzido do espanhol. São Paulo: Paulus, 1997, 798 p. - ISBN 8534910464. 
Grande dicionário. Apresenta os termos bíblicos mais relevantes da Bíblia Hebraica e seus correspondentes em português, contextualizando cada verbete e abordando seus múltiplos significados.


Hebraico Moderno
AA.VV. Hebraico Fácil. Aprenda Sozinho. Curso Completo. São Paulo: Sêfer, 2002, 320 p. + 3 CD's de Áudio + Vídeo.
Este curso audiovisual, composto de livro, três CDs de áudio e uma fita de vídeo, foi elaborado especialmente para autodidatas que desejam adquirir uma base sólida para ler, escrever e compreender o idioma hebraico. O curso contém 30 lições no 'livro de textos', que traz a tradução e a transliteração de todo o vocabulário, diálogos, exercícios e noções concretas de gramática. O CD traz, faixa a faixa, uma gravação clara e pausada, realizada por locutores profissionais de Israel, que possibilitará ao estudante aprender a pronúncia correta das palavras (entonação e acentuação), como se fala em Israel, sem sotaques estranhos que atrapalham o aprendizado. Depois de formar o vocabulário, aprender verbos e gramática (a parte teórica), o estudante passará para a fita de vídeo, que contém 25 dramatizações do dia-a-dia, de 2 a 3 minutos cada uma. Nelas, poderá participar ativamente de conversas com os atores, por meio da leitura de subtítulos em hebraico que aparecerão na tela.

 
ASSIMIL  L'Hébreu. 2007, 648 p. + 3 CDs de Áudio.   
Método de aprendizagem muito popular, usado para várias línguas, com CDs e lições fáceis para o estudo autodidata.


BEREZIN, R. Dicionário Hebraico-Português. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2003, 744 p. - ISBN 8531401283
Grande dicionário com aproximadamente 70 mil verbetes de todos os estratos da língua hebraica, do hebraico bíblico, passando pelo Talmude, pela literatura da Idade Média, por cantos litúrgicos e orações até o hebraico moderno, com vocabulário das linguagens coloquial, técnica e literária. Rifka Berezin é professora titular de Hebraico na FFLCH-USP.


BERLITZ, Hebrew Phrase Book & Dictionary. Berlitz Publishing Company: Oxford, U.K., 1999, 192 p.
Conhecido método Berlitz de guia do hebraico moderno para um novato ou turista aprender o essencial, com pronúncia figurada, 1200 frases mais usadas em situações típicas... livrinho pequeno e de fácil manuseio! 


HATZAMRI, A. & S. Dicionário Português-Hebraico e Hebraico-Português. 3. ed. São Paulo: Sêfer, 2000, 712 p. 
Indica o gênero, o feminino e os plurais de cada palavra. Hebraico com vogais. Várias opções de tradução e sinônimos, além de 37 mil palavras e expressões idiomáticas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario