miércoles, 23 de marzo de 2011

siríaco manuscritos

(1) Old sírio (OS)
O Curetonian e Sinaitic sírio manuscritos representam uma versão mais antiga do que a Peshitto e testemunha de um texto anterior, uma muito próxima à de que a Velha Latina e D são testemunhas.
O Curetonian sírio (Syr-act) manuscrito foi descoberto em 1842, entre os manuscritos trouxe para o Museu Britânico a partir do mosteiro de S. Maria Deipara no Nitrian deserto no Egito, e foi publicado pela Cureton, em 1858. Ele contém cinco capítulos de John, grandes porções de Matt. e Lucas, e Mark, XVI, 17-20, o suficiente para mostrar que os últimos doze versos foram originalmente no documento.
O Sinaitic sírio (Syr-Pecado), foi encontrado pela Sra. Lewis e Sra. Gibson, durante 1892, no Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai. Esse palimpsesto contém os Quatro Evangelhos, em grande parte, embora não todo, é um pouco recension da mesma versão que Syr-Cur. Ambos são atribuídas ao quinto século sírio e representam uma versão que não pode ser posterior a 200 dC.
(2) O Diatessaron
Esta harmonia dos evangelhos foi escrito por Tatian, um Sírio e do discípulo de Justino Mártir, cerca de 170 dC, e foi amplamente usado na Síria. Nossos registros manuscrito são duas versões árabe, descobriu um do outro em Roma no Egito, e publicado 1888. A tradução do latim um armênio edição de Santo Ephraem sobre os comentários do Diatessaron está na maneira como testemunha a esta primeira versão do Evangelho. Estudiosos estão inclinados a fazer Tatian's de ser a maior brevidade sírio tradução do Evangelho.
(3) A Peshitto
A brevidade do presente manuscrito Siríaco Vulgata é uma Pentateuco de 464 dC; esta é a maior brevidade datado bíblia manuscritos, que está no Museu Britânico. Há dois manuscritos do Novo Testamento o quinto século. No total, os manuscritos Peshitto número 125 do Evangelhos, 58 de Atos e os católicos Epistles, e 67 da Pauline Epistles.
(4) A versão Philoxenian sírio
O Philoxenian sírio versão do Novo Testamento tenha chegado até nós apenas nos quatro menores Católica Epistles, não incluídas no Peshitto original, e um único manuscrito do Apoc., Agora no Trinity College de Dublin.
(5) A versão Harklean sírio
Esta versão do Novo Testamento é representado por cerca de 35 manuscritos datados desde o século VII e, mais tarde, eles mostram parentesco com um texto similar a D.
(6) A versão palestiniano sírio
Esta versão do Novo Testamento chegou-nos a lectionaries fragmentárias e outros manuscritos descobertos nos últimos dezasseis anos. Os três principais manuscritos são datados AD 1030, 1104 e 1118.


ARMÊNIO MANUSCRITOS
Armênio manuscritos datam de 887 dC, e são numerosos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario