viernes, 18 de marzo de 2011

Os servos no livro de Gênesis


     A primeira vez na Bíblia Hebraica que ouvimos falar sobre a presença de servos é no final da história, quando ficamos sabendo sobre o problema do herói da história do dilúvio, Noé, com as bebidas. Noé tinha acabado de descobrir que seu filho, Sem, ou seu neto Canaã, o havia visto nu (os sábios de Israel alegam que o pecador teve uma relação sexual com Noé ou castrou!) e ele decidiu amaldiçoar o pecador com estas palavras:


" וַיֹּאמֶר, אָרוּר כְּנָעַן:  עֶבֶד עֲבָדִים, יִהְיֶה לְאֶחָיו.  וַיֹּאמֶר, בָּרוּךְ יְהוָה אֱלֹהֵי שֵׁם;
   וִיהִי כְנַעַן, עֶבֶד לָמוֹ. 

יַפְתְּ אֱלֹהִים לְיֶפֶת, וְיִשְׁכֹּן בְּאָהֳלֵי-שֵׁם; וִיהִי כְנַעַן, עֶבֶד לָמוֹ"


     Ele disse: "Maldito seja Canaã!" que ele seja o último dos escravos de seus irmãos!”  E acrescentou: "Bendito seja o SENHOR Deus de Sem, e Canaã seja seu escravo! Amplie Deus o território de Jafé; habite ele nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo". (Gênesis 9:25-27)
     Estes três versos acima são importantes porque é um dos únicos lugares nas Escrituras que o primogênito tem preferência e vantagem sobre seus irmãos. Esses versos criaram três classes sociais, de acordo com os nomes dos filhos de Noé, cujos nomes aqui refletem três grupos. O último grupo seriam os escravos ou os servos dos dois primeiros. Sem seria o primeiro, Jafé que nasceu depois de Cam viria antes deste.
 
     A segunda vez, no livro de Gênesis, refere-se à tensão entre os gêmeos, Jacó e Esaú. Todos nós sabemos que Esaú foi o primogênito que perdeu sua bênção para seu irmão mais novo Jacó, em Gênesis 27. Há um lindo jogo de palavras na Bíblia Hebraica entre o direito de primogenitura (bechorah) e bênção (beracha). De um jeito ou de outro, uma vez que o mais jovem tomou a bênção do primogênito, uma outra divisão foi feita em dois grupos: os israelitas e os edomitas, conforme constatamos nas palavras de Isaque:



"
וַיַּעַן יִצְחָק וַיֹּאמֶר לְעֵשָׂו, הֵן גְּבִיר שַׂמְתִּיו לָךְ וְאֶת-כָּל-אֶחָיו נָתַתִּי לוֹ לַעֲבָדִים ... וּלְכָה אֵפוֹא, מָה אֶעֱשֶׂה בְּנִי"
 


     Isaque respondeu a Esaú: "Eu o constituí senhor sobre você, e a todos os seus parentes tornei servos dele... Que é que eu poderia fazer por você, meu filho? " (Gênesis 27:37)
 
     O próximo caso de "servos" é quando os irmãos de José fazem com que seu sonho se torne realidade. José tinha sonhado dois sonhos que fizeram com que os seus irmãos o odiassem ainda mais, como podemos ler em Gênesis 37:6-10:
" וַיֹּאמֶר, אֲלֵיהֶם:  שִׁמְעוּ-נָא, הַחֲלוֹם הַזֶּה אֲשֶׁר חָלָמְתִּי.  וְהִנֵּה אֲנַחְנוּ מְאַלְּמִים אֲלֻמִּים, בְּתוֹךְ הַשָּׂדֶה, וְהִנֵּה קָמָה אֲלֻמָּתִי, וְגַם-נִצָּבָה; וְהִנֵּה תְסֻבֶּינָה אֲלֻמֹּתֵיכֶם, וַתִּשְׁתַּחֲוֶיןָ לַאֲלֻמָּתִי.  וַיֹּאמְרוּ לוֹ, אֶחָיו, הֲמָלֹךְ תִּמְלֹךְ עָלֵינוּ, אִם-מָשׁוֹל תִּמְשֹׁל בָּנוּ; וַיּוֹסִפוּ עוֹד שְׂנֹא אֹתוֹ, עַל-חֲלֹמֹתָיו וְעַל-דְּבָרָיו.  וַיַּחֲלֹם עוֹד חֲלוֹם אַחֵר, וַיְסַפֵּר אֹתוֹ לְאֶחָיו; וַיֹּאמֶר, הִנֵּה חָלַמְתִּי חֲלוֹם עוֹד, וְהִנֵּה הַשֶּׁמֶשׁ וְהַיָּרֵחַ וְאַחַד עָשָׂר כּוֹכָבִים, מִשְׁתַּחֲוִים לִי.  וַיְסַפֵּר אֶל-אָבִיו, וְאֶל-אֶחָיו, וַיִּגְעַר-בּוֹ אָבִיו, וַיֹּאמֶר לוֹ מָה הַחֲלוֹם הַזֶּה אֲשֶׁר חָלָמְתָּ:  הֲבוֹא נָבוֹא, אֲנִי וְאִמְּךָ וְאַחֶיךָ, לְהִשְׁתַּחֲו‍ֹת לְךָ, אָרְצָה"
 

"Ouçam o sonho que tive", disse-lhes. "Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele". Seus irmãos lhe disseram: "Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai governar sobre nós?" E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito. Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim". Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: "Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe, e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você?"
Os sonhos de José se realizaram e seus irmãos se prostraram diante dele, quando ele estava no Egito, Judá, o quarto filho de Jacó, referiu-se a ele como seu senhor (ele declarou-se "servo") no famoso discurso em Gênesis 44, o que fez com que José se revelasse aos seus irmãos no início de Gênesis 45!
Da palavra "servo" no livro de Gênesis, podemos estudar todas as questões políticas do tempo em que as Escrituras foram escritas, podemos entender quem é o mestre e quem são seus servos entre as nações, tribos e irmãos!
Como professor de Bíblia Hebraica, eu estou sempre explicando que uma palavra nas Escrituras pode ter diferentes significados, por exemplo, a palavra "servo" no livro de Gênesis!



Frases principais da postagem + transcrição + tradução



Hebraico
Transcrição
Tradução
עֶבֶד
'ebed
Servo
כְּנַעַן
kəna'an
Canaã
יֶפֶת
yepet
Jafé
יַעֲקֹב
Ya'ăqōb
Jacó
סֵרוּס
sērûs
Castração
בְּרָכָה
bərākāh
Bênção
בְּכוֹרָה
kôrāh
Direito de primogenitura

No hay comentarios:

Publicar un comentario