martes, 1 de marzo de 2011

ouvir repetidamente o hebraico.

ouvir repetidamente o hebraico. Até o ouvido se acostumar com os sons estranhos. 
Não se preocupe em entender. Fixe sua atenção nos sons e acompanhe o texto de cada versículo, palavra por palavra. Até começar a distinguir onde está o leitor, no caso o cantor. O hebraico é escrito da direita para a esquerda e as consoantes sempre vêm antes das vogais...
Vamos ouvir Gn 1,1-8 em aula, mas recomendo que você o faça, repetidamente, em casa. 
Como já disse na página de instruções, estou utilizando o programa  Navigating the Bible, desenvolvido pela  World ORT Union, USA. O programa está disponível na Internet com vários textos bíblicos cantados, transliterados e traduzidos, inclusive em espanhol. Confira http://bible.ort.org/  de onde poderá ser feito o download de outros textos.
Outro site útil para a audição do hebraico é o Jewish Audio Torah, em http://www.613.org/  Este site, de Los Angeles, tem mais de 600 horas de Áudio e Vídeo  de cerca de 50 rabinos, além de outros elementos judaicos em formato Real Audio. Veja também esta opção. E até mesmo clássicos da MPB podem ser ouvidos em hebraico.
Para ouvir músicas judaicas tradicionais e modernas na Internet, confira The Jewish Music Home Page, em http://www.jewishmusic.com/ . Você precisa ter o RealPlayer instalado em seu computador. Ou outro player que execute arquivos ram.
Para mais páginas na Internet sobre o mundo judaico, confira http://www.airtonjo.com/links09.htm

No hay comentarios:

Publicar un comentario