miércoles, 23 de marzo de 2011

Manuscritos da Bíblia


Informações católicas


Manuscritos são escritos, em oposição à impressa, cópias do texto original ou de uma versão, quer de toda a Bíblia ou de uma parte dele. Após observações introdutórias sobre manuscritos, em geral, vamos retomar em pormenor o hebraico, grego, latim, sírio, armênio, copta e manuscritos da Bíblia; manuscritos de outras versões não são suficientemente importantes para entrar no âmbito de aplicação do presente artigo.
I. em geral
Manuscritos pode ser convenientemente dividido em papiro e vellum manuscritos.

(1) Papiro manuscritos

No Império Romano dos três primeiros séculos de nossa era, papiro era o material escrito ordinário. Feita de tiras de pith tomadas a partir do tronco do egípcio água-planta do mesmo nome, era muito frágil papiro, tornou-se frágil no ar, crumbled em uso, não podia resistir à desintegração força de umidade e foi bastante inviável para o livro - formulário. Todos os manuscritos papiro de cada espécie são perdidas para salvar-nos como foram enterradas no solo excessivamente seco, como o de Alta e Média Egito. Aqui o ignorante fellaheen em um tempo desencaminham destruiu vastas quantidades de papiro manuscritos. Egípcio escavadoras agora evitar essa destruição e manter a acrescentar às nossas coleções de papyri muito considerável. É mais do que provável que o Novo Testamento sagrado escritores ou seus escribas usados tinta e rolos de papiro para a sua frágil autographa (2 Coríntios 3:3; 2 João 12). Estes manuscritos originais provavelmente pereceram perto do final do primeiro ou no início do segundo século. Nós encontramos nenhum vestígio deles, quer em Apostólica ou o apologetic Padres, - a menos que Tertuliano exceto as palavras, "a fé dos Apóstolos próprias letras", que agora são geralmente retiradas as retóricas. Uma parte significativa da prova de perda antecipada dos autógrafos cópias do Novo Testamento é o fato de que nunca Irenæus apelos ao original escritos, mas só para o paciente e todas as cópias antigas (PASI en tois spoudaiois kai archaiois antigraphois), para o testemunho das pessoas que João viu frente a frente (kai martyrounton autonomia ekeinon ton katopsin ton Ioannen heorakoton), e para as provas internas da palavra escrita (kai tou logou didaskontos Hemas).
(2) Vellum manuscritos
Egito agarrado ao seu papiro rola até o oitavo século, e até mesmo mais tarde. Vellum tinham sido utilizados antes de o tempo de Cristo (cf. Plínio, "Naturalis Historia", XIII, 11), e durante o tempo dos Apóstolos (2 Timothy 4:13). No terceiro século, ela começou, fora do Egito, para substituir o papiro, na primeira parte do quarto século vellum e do códice, ou livro-forma, ganhou completa vitória sobre o papiro e do roll-forma. Quando Constantino fundou sua capital do Império Bizantino, ele ordenou Eusébio de ter cinqüenta manuscritos da Bíblia feita em vellum (somatia en diphtherais) para utilização nas igrejas de Byzantium (Vita Constant., IV, 36). Para o quarto século pertencem a maior brevidade existentes bíblia manuscritos de qualquer coisa, mas fragmentárias tamanho.
(3) Palimpsests
Alguns manuscritos vellum da maior importância são palimpsests (a partir de Lat. Palimpsestum, Gr. Palimpsestos ", raspados novamente"), - ou seja, eles estavam há muito tempo raspados uma segunda vez com pedra-pomes-pedra e escrito sobre anew. A descoberta de palimpsests levaram ao cargo de temerário de bigoted grossista destruição de manuscritos bíblicos pelos monges de idade. Que havia alguns tal destruição é suficientemente clara, a partir do decreto de um grego Sínodo de 691 dC, que proibia a utilização de palimpsesto quer manuscritos da Bíblia ou dos Padres, a menos que eles foram totalmente inutilizáveis (ver Wattenbach, "Das Schriftwessen im Mittelalter ", 1896, p. 299). Que tal destruição não foi atacado, mas tinha a ver apenas com desgastadas ou danificadas manuscritos, nos mesmos moldes é suficientemente clara, a partir do fato de que importantes como ainda não completar os trabalhos de qualquer espécie foi encontrada em um palimpsesto. A decifrar um palimpsesto de maio, por vezes, ser realizado apenas por imersão em água clara que, de modo geral, alguns reagentes químicos é necessária, a fim de trazer de volta o original escrito. Tais reagentes químicos são uma infusão de nutgalls, Gioberti da tintura e hydrosulphuret de amoníaco; fazer todos os danos para o manuscrito. Wattenbach, conduzindo uma autoridade sobre o assunto, diz: "Mais preciosa manuscritos, na proporção da oferta existente, foram destruídos pela aprendeu experimenters do nosso tempo do que pela grande abusou dos antigos monges."

1 comentario:

  1. PERGAMINHO
    feito de couro curtido de carneiro. Começou a ser usado como "papel" na cidade de Pérgamo, pelo rei Éumens II 200 a.C. Pérgamo era uma importante cidade da Ásia Menor. Os egípcios, com inveja da grande importância da biblioteca de Pérgamo, não quiseram mais vender papiro para os moradores daquela cidade. Por isso, o rei de Pérgamo se viu obrigado a usar outro material para a escrita, que foi a pele de ovelha. O pergaminho se espalhou rapidamente para outras regiões.
    Os pergaminhos, assim como as folhas de papiro, não eram "encadernados" num livro como fazemos hoje. Os antigos ligavam umas folhas às outras e faziam "rolos".

    ResponderEliminar