miércoles, 9 de marzo de 2011

Purim



Shalom amigos,
 
No 14º dia o mês hebraico de Adar (20 de Março de 2011) nós celebramos o feriado do Purim (פּוּרִים). Nesse feriado, nós aprendemos que as coisas nem sempre são o que parecem, que as pessoas ou eventos podem mudar em um instante.
 
A História do PURIM – Pessoas e Ambições Disfarçadas
 
A história começa com Assuero, o rei da Pérsia, que reinou sobre 120 países. Ele achava que era o maior governante de todos e fez um grande banquete para ostentar seus ricos tesouros. Quando ele quis apresentar a sua esposa, a rainha Vasti, ela mostrou a ele que ele não reinava sobre ela ao recusar se apresentar diante dos convidados dele.
 
A rainha encontrou-se imediatamente fora do palácio e uma outra mulher, simples e modesta (אֶסְתֵּר, Ester), encontrou-se dentro do palácio como rainha. Embora o rei achasse que tinha encontrado uma bela rainha persa, ninguém sabia que ela era judia.
 
Rainha Ester
 
O rei pensava que o seu povo o amava, e não percebeu que seus próprios servos planejavam matá-lo. Quando o tio de Ester, Mordecai (מָרְדְּכַי), ouviu dos planos dos servos, ele relatou o fato ao rei. Aqueles que pensaram em dominar o rei, encontraram-se pendurados em forcas.
 
O povo judeu da Pérsia achava que estavam relativamente seguros. Mas, um dia eles despertaram e descobriram que estavam prestes a serem mortos em um dia determinado – o 13º dia do mês de Adar (י"ג אֲדָר). E por qual motivo? Porque um judeu orgulhoso, que por acaso era o tio de Ester, Mordecai, se recusava a prostrar-se diante do conselheiro do rei, Haman. O último ficou tão furioso que decidiu matar a Mordecai e toda a sua nação. Ele não sabia, porém, que a amada esposa do rei, Ester, era judia também.
 
Mordecai rasgou suas vestes e vestiu pano de saco e se cobriu com cinzas num ato público de lamentação. Ele contou à calma e modesta rainha Ester que ela tinha que tomar uma atitude e salvar sua nação. Ela convidou o rei e Haman para um banquete. Haman ficou muito contente com o banquete e se sentiu muito orgulhoso, mas no caminho para casa, ele encontrou Mordecai que nem mesmo se moveu para mostrar respeito ao alto oficial. O bom humor de Haman mudou em um instante para frustração e fúria. Após consultar seus amigos e familiares, ele decidiu fazer uma forca para nela enforcar Mordecai. 
 
Enquanto isso, o rei não conseguia dormir, então, pediu aos seus servos que lessem para ele seu livro particular dos feito memoráveis. Leram para ele a respeito de Mordecai que tinha revelado o plano de matar o rei e percebeu que Mordecai não tinha sido recompensado. Como Haman estava no palácio (para pedir permissão ao rei para enforcar Mordecai), Assuero decidiu consultá-lo sobre a recompensa. Haman, pensando que o rei queria recompensá-lo, sugeriu que um dos altos oficiais do rei deveria vestir o tal homem com as vestes e coroa reais e conduzi-lo na montaria real pela praça da cidade proclamando: "Isto é o que se faz ao homem que o rei deseja honrar". Ao invés de enforcar Mordecai, Haman terminou vestindo Mordecai com as vestes reais e conduzindo-o a cavalo pela praça da cidade.
 
Haman pensava que sua humilhação estava prestes a desaparecer quando foi convidado para um outro banquete com o rei e a rainha Ester. Mas aquele banquete acabou transformando sua vida completamente. Assuero prometeu a Ester que cumpriria o pedido dela e ela revelou sua identidade secreta judia e pediu por sua vida e a vida do seu povo. Ela apontou Haman como o “cérebro" por trás do plano de destruir seu povo. O rei furioso ordenou que enforcassem Haman na forca que ele tinha preparado para Mordecai. Assuero deu a Mordecai o cargo de Haman como segundo em comando depois do rei. As ordens para matar os judeus foram canceladas e os judeus tiveram permissão para reunir-se e defender-se. No dia em que a nação judaica seria destruída, os judeus celebraram sua vitória sobre seus inimigos e todos os filhos de Haman foram enforcados. 
 
Ester acusando Haman
Gustave Dore, 1866
 
Fantasias de PURIM – Identidade e Comida Disfarçadas
 
Por isso, podemos perceber que as coisas nem sempre são o que parecem... E nós celebramos esse fato nos disfarçando – os adultos se vestem como bebês, as crianças são vestidas como heróis, os ricos se vestem como pobres e os pobres são vestidos como reis e rainhas. Por um dia, trocamos de identidade para lembrar como o nosso destino foi transformado.
Também celebramos o Purim lendo o Livro de Ester na sinagoga. Durante todo o ano, a sinagoga é um lugar de honra e respeito - nos vestimos bem quando vamos lá e não fazemos muito barulho. No Purim, porém, vestimos nossas fantasias e fazemos barulho com as nossas matracas quando o nome de Haman é dito. 
Até a nossa comida fica disfarçada: Comemos pastéis especiais que parecem com o chapéu ou orelhas de Haman.
 
חַג שָׂמֵחַ!
Xag Same’ax (Feliz Feriado!)
 
שִׁירָה כֹּהֵן-רֶגֶב 
Shira Cohen-Regev
A Equipe eTeacherHebraico
 
Palavras Hebraicas de Purim
רַעֲשָׁן 
Função Gramatical: substantivo, masculino
Transcrição:  ra'ashan
Tradução: barulhento, matraca
ra'ashan
אָזְנֵי הָמָן
Função Gramatical: estado de construção
Transcrição:  ozney haman
Tradução: Hamantashen (literalmente – orelhas de Haman)
ozen haman
תַּחְפֹּשֶׂת
Função Gramatical: substantivo, feminino
Transcrição:  taxposet
Tradução: fantasia, maquiagem 
taxposet
 
Frase Hebraica de Purim

 
"כָּכָה יֵעָשֶׂה לָאִישׁ אֲשֶׁר הַמֶּלֶךְ חָפֵץ בִּיקָרוֹ" 
 
“kaxa ye’ase la’ish asher hamelex xafets biykaro”
 
"Isto é o que se faz ao homem que o rei deseja honrar" 
 
Haman e Mordecai
 
Canção Hebraica de Purim

Eu sou o Purim
Letra: Levin Kipnis
Melodia: Nachum Nerdi
אֲנִי פּוּרִים
 
מִלִּים: לוין קִיפְנִיס
לַחַן נחום נרדי
TraduçãoTransliteração 
Eu sou o Purim, eu sou o Purim
Alegre e divertido.
De fato, apenas uma vez por ano
Eu venho para ser recebido.
ani purim, ani purim
same’ax umvade’ax
halo rak pa’am bashana
avo lehit’are’ax
אֲנִי פּוּרִים, אֲנִי פּוּרִים
שָׂמֵחַ וּמְבַדֵּחַ
הֲלֹא רַק פַּעַם בַּשָּׁנָה
אָבוֹא לְהִתְאָרֵחַ
Você pode ouvir a interpretação desta canção pelo coral Hadasim aqui.  
 
Caça-Palavras de Purim

 
Veja se você consegue encontrar todas as palavras no caça-palavras abaixo:
 
אָזְנֵי הָמָן, אֶסְתֵּר, מָרְדְּכַי, פּוּרִים, רַעֲשַׁן, שָׂמֵחַ, תַּחְפֹּשֶׂת
 
Caça-Palavras de Purim
 
Nomes Hebraicos de Purim
אֶסְתֵּר 
Nome:Ester (Esther)Ester
Gênero:Feminino
História:A rainha Ester foi esposa do rei Assuero.
Citação:“Ele criara a Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela, de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe, Mordecai a tomara por filha.” Esther 2, 7

מָרְדְּכַי  
Nome:Mordecai (Mordechai, Mordexay)Mordecai
Gênero:Masculino
História:Mordecai, o judeu, era tio da rainha Ester. Juntos, eles salvaram o judeus do plano maligno de Haman.
Citação:Ora, na cidadela de Susã havia certo homem judeu, benjamita, chamado Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis." Esther 2:5

No hay comentarios:

Publicar un comentario