miércoles, 23 de marzo de 2011

Manuscritos gregos

(1) Em geral
Manuscritos gregos são divididos em duas turmas de acordo com o seu estilo de escrita - uncials e minuscules.
(a) Uncials foram escritos entre o quarto eo décimo séculos, com letras grandes e desconectados. Estas cartas foram capitais, mas não havia uma forma distinta: épsilon, sigma, omega e não foram escritos Epsilon, SIGMA, OMEGA, como são as inscrições nas capitais; rho, phi, psi, e, por vezes, upsilon foram prolongadas acima ou abaixo da linha . As palavras não eram separadas; nem acentos nem sinais de pontuação foram utilizados; pontos foram marcados fora apenas por uma lacuna muito pequenas; as letras eram uniformes e artístico; ligaduras foram utilizados apenas para as palavras mais comuns - IC (Iesous), KC (Kyrios ), XC (Christos), FL (Israel), PNA (pneuma), DLD (David), ANOC (anthropos), PER (pater), MER (mater), OUC (pater), CER (Soter), OUNOC (ouranos ). No sexto século, começou a decadência de uma elegante uncial escrito. Voltas e mais voltas foram dadas a certas cartas. No século VII, mais cartas recebidas floresce; acentos e breathings foram introduzidas; leaned a escrever para a direita.
(b) Minuscules
Enquanto uncials dominou na bíblia manuscritos, minuscules foi empregado em outras obras. Durante o século IX, ambos uncial minúscula e manuscritos da Bíblia foram escritos. O último show de uma forma de escrever de forma totalmente desenvolvidos como para deixar qualquer dúvida sobre a sua utilização de longa data. As letras são pequenas, ligadas, por escrito e com uma mão correr. Depois do décimo século, minuscules foram utilizadas até que, no século XV, manuscritos eram substituída pela impressão.
(2) Antigo Testamento manuscritos
(a) Septuaginta (LXX)
Há três famílias de Septuaginta manuscritos - o Hexaplaric, Hesychian, e Lucianic. Manuscritos da Hexapla de Orígenes e Tetrapla foram preservadas em Cæsarea por seu discípulo Pamphilus. Alguns manuscritos existentes (VG aleph e Q) referem-se, scholia a essas gigantescas obras de Orígenes. No quarto século, Pamphilus e seu discípulo Eusébio de Cæsarea reproduzidas a quinta coluna da Hexapla, ou seja, Orígenes's Hexaplaric Septuaginta texto, com todas as suas críticas sinais. Esta cópia é a fonte da família de Hexaplaric Septuaginta manuscritos. No decorrer do tempo, os escribas omitido sinais crítica, em parte ou totalmente. Passagens querendo na Septuaginta, mas presentes no hebraico, e consequentemente fornecidos por Orígenes, quer a partir de Aquila ou Tehodotion, foram irremediavelmente misturarem com passagens da Septuaginta então existentes. Quase ao mesmo tempo duas outras edições da Septuaginta foram publicadas - aqueles de Hesychius em Alexandria e de Lucian em Antioquia. A partir destes três edições dos manuscritos da Septuaginta existentes têm descendentes, mas em formas que ainda não foram rastreados com precisão. Muito poucos manuscritos pode ser atribuído mais do que a probabilidade de uma das três famílias. O Hexaplaric, Hesychian, manuscritos e Lucianic agiram mediante um do outro. A maior parte dos manuscritos da Septuaginta existentes contêm, como resultado, leituras de cada um e de nenhuma das grandes famílias. A detecção da influência destes três grandes manuscritos é um trabalho ainda a ser feito pelo texto-críticos.
Papiro. -- Sobre dezesseis fragmentos estão em papiro existentes. Destes, os mais importantes são:
Oxyrhyncus Pap. 656 (cento terceiro antecipada.), Contendo peças de Gen., XIV-xxvii, onde a maior parte das grandes vellum manuscritos estão querendo.
Museu Britânico Pap. 37, às vezes chamado U (sétimo cento.), Contendo parte dos Salmos (hebraico) x-xxxiii.
Um Leipzig Pap. (quarta cento.) contendo Salmos xxix-liv. Estes dois Psalters nos dão o texto do Alto Egito.
A Heidelberg Pap. (sétimo cento.) contendo Azch., IV, 6-Mal., IV, 5.
Um Berlim Pap. (quarta ou quinta cento.) contendo cerca de trinta capítulos do Gênesis.
Vellum Uncial. -- Parsons recolhi 13 uncial minúscula e 298 manuscritos da Septuaginta; o ex ele designados com algarismos romanos, I-XIII, este último com números arábicos, 14-311 (cf. ", VT Græcum cum Variis Lectionibus", Oxford, 1798 ). Legarde designado o uncials por romano e grego capitais. Esta designação é agora geralmente aceite (cf. Swete, "Introdução ao Antigo Testamento, em grego", Cambridge, 1902, 148).
aleph - S, Cod. Sinaítico (quarto século, 43 folhas em Leipzig, 156, juntamente com NT em São Petersburgo) e contém fragmentos de Gen. Num.; Eu Par., IX, 27-xix, 17; ESD. ix, 9-final; Esth.; Tob.; Judith; Ie IV Mach.; Isa.; Jer.; Lam., i, 1-II, 20; Joel; Ab.-Mal.; os livros poéticos; o todo Novo Testamento, a epístola de Barnabé e de parte do "Pastor" de Hermas. O texto é misto. Em Tobias ela difere muito de Ae B. A sua origem é duvidosa. Dois ajustamento (Ca e Cb) são do século VII. Ca diz-nos, no final de Esth. que ele comparou este manuscrito com uma cópia muito precoce, que testemunhou Pamphilus havia sido retirado e corrigidos de acordo com a Hexapla ou Orígenes.
A, ou de bacalhau. Alexandrinus (século; no Museu Britânico) contém Bíblia completa (excetuando Ps. 1-20-lxxx, 11, eo menor lacunæ), e inclui deuterocanonical livros e fragmentos, os apócrifos III e IV Mach., Também Ie II Clem. A sua origem é egípcia e podem ser Hesychian. Ela difere muito de B, em especial nas juízes. Dois escribas escreveu o manuscrito. O corretor pertencia a aproximadamente à mesma hora.
B, ou de bacalhau. Vaticano (quarto século; no Vaticano) contém Bíblia completa. O Antigo Testamento carece Gen., i, 1-xivi, 28; Ie II Mach.; Porções de 2 Samuel 2; e Salmos, cv-cxxxvii. O Novo Testamento pretende Hb., IX, 14; Tim Ie II.; Tito.; Apoc. A sua origem é inferior egípcia. Hort acha que coincidem com o texto utilizado por Orígenes, em sua Hexapla.
C, ou Codex Ephræmi Rescriptus (século palimpsesto, na Biblioteca Nacional, Paris) contém 64 folhas do Antigo Testamento; mais de Eccl.; Partes de Ecclus.; Wisd.; Prov. e Cant.; 145 a partir de 238 folhas do Novo Testamento.
D, ou o algodão Genesis (século; no Museu Britânico), contém fragmentos de Gen.; foi quase destruída pelo fogo em 1731, mas que havia sido previamente estudos.
E, ou de bacalhau. Bodleianus (ou décimo nono século; em Bodl. Libr., Oxford) contém Heptateuch fragmentos.
F, ou de bacalhau. Ambrosianus (século; em Milão) contém Heptateuch fragmentos.
G, ou de bacalhau. Sarravianus (século; 130 folhas em Leyden, 22, em Paris, um em São Petersburgo), contém o Hexaplaric Octateuch (fragmentos) com alguns dos asteriscos e obeli de Orígenes.
H, ou de bacalhau. Petropolitanus (sexto século; no Imperial Libr., St. Petersburg) contém porções de números.
Eu, ou Bacalhau. Bodleianus (século IX; em Bodl. Libr., Oxford), contém os Salmos.
K, ou de bacalhau. Lipsiensis (século VII; na Univ. De Leipzig) contém fragmentos de Heptateuch.
L, ou Viena A Gênese (sexto século; no Imperial Libr., Viena) contém incompleto Gênesis, escrito com letras em prata roxo vellum.
M, ou de bacalhau. Coislinianus (século VII; na Biblioteca Nacional, Paris) contém Heptateuch e Reis.
NV, ou de bacalhau. Basiliano-Venetus (oitavo ou nono século; parcialmente em Veneza e em parte no Vaticano) contém Gen. completo, ex., E parte de Lev., E foi utilizada em B com a edição crítica da Septuaginta (Roma, 1587).
O, ou de bacalhau. Dublinensis (sexto século; no Trinity College de Dublin) contém fragmentos de Isaías.
Q, ou de bacalhau. Marchalianus (sexto século, no Vaticano) contém Profetas, completa, é muito importante, e teve origem no Egito. O texto é, provavelmente Hesychian. À margem das leituras são muitos os Hexapla, que também dá muitos sinais Hexaplaric.
R, ou de bacalhau. Veronensis (sexto século; em Verona) contém Gr. e Lat. Saltério e Canticles.
T, ou Bacalhau. Zuricensis, o Saltério Zurique (século VII) revela, com R, o texto Ocidental; letras de prata, ouro iniciais, em roxo vellum.
W, ou de bacalhau. Parisiensis (século IX; na Biblioteca Nacional, Paris) contém fragmentos de Salmos.
X, ou de bacalhau. Vaticano (século IX; no Vaticano), contém o livro de Job.
Y, ou de bacalhau. Tauriensis (século IX; na Biblioteca Nacional, Turim) contém Menos profetas.
Z, ou de bacalhau. Tischendorf (século IX) contém fragmentos de Reis; publicado pela Tischendorf.
Gamma, ou Bacalhau. Cryptoferrantensis (oitavo ou nono século; em Grottaferrata) contém fragmentos de profetas.
Delta, ou de bacalhau. Bodleianus (quarto ou quinto século; Oxford, na Bodl. Libr.) Contém um fragmento de Daniel.
Theta, ou de bacalhau. Washington (quinto ou sexto século, a ser no Smithsonian Institution), contém Deut.-Jos., Encontrado no Egito, um dos liberdade de manuscritos. Não há também sete uncial Psalters (duas completa) ou do nono e décimo século dezoito bastante insignificante fragmentos listados por Swete (op. cit., P. 140).
Vellum minúscula. Mais de 300 são conhecidos, mas não classificados. A Cambridge Septuaginta fins de apurar o chefe desses minuscules e para agrupá-los, tendo em vista a discriminar os vários recensions da Septuaginta. Mais da metade desses manuscritos são Psalters e poucos deles dar todo o Antigo Testamento.Em sua edição Alcalá Polyglot, Cardeal Ximenes utilizado minuscules 108 e 248 do Vaticano.
(b) Aquila
(Ver versões da Bíblia). Manuscrito vestígios do texto de Aquila são encontradas em
fragmentos de Orígenes da terceira colunas, escrito como marginais notas para alguns manuscritos, tais como Q;
a Milão palimpsesto da Hexapla, um século mais importante décimo exemplar encontrado por Mercati, em 1896. Ele contém cerca de onze Salmos, não tem qualquer hebraico coluna, e utiliza o espaço dele para a variante leituras;
Cambridge do fragmento, sétimo século, descoberto em um genizah Cairo. Ela contém partes do Ps. xxi (ver Taylor, "Cairo Genizah Palimpsests", 1900). O nome Jahweh é escrito em hebraico antigo letras.
O Cairo fragmentos do quarto e quinto séculos; três palimpsests (contendo 1 Kings 20:7-17; 2 Reis 23:11-27) publicado pela Burkitt, em 1897, e quatro porções de os Salmos (lxxxix, 17-xci, 10 ; Xcv, 7 - xcvi, 12; xcviii, 3; ci, 16-IIC, 13) publicado por Taylor (op. cit.).
O quarto de século de fragmentos de papiro Gen., i, 1-5, publicou, 1900, por Grenfell e Hunt.
(c) Theodotion
(Ver versões da Bíblia). O Livro de Daniel de Theodotion é encontrado em manuscritos da Septuaginta anteriormente mencionados. O seu texto contém palimpsesto Milão, em parte.
(d) Symmachus
(Ver versões da Bíblia). Manuscrito fontes são o palimpsesto Milão, Cambridge fragmento, e Hexaplaric notas marginais, que são todos manuscrito fontes de Aquila.
(3) Novo Testamento manuscritos
(a) Em geral
Existem, segundo as últimas autoridade sobre este assunto, Von Soden ( "Die Schriften des NT em ihrer ältesten erreichbaren Textgestalt", Berlin, 1902), 2328 Novo Testamento manuscritos existentes. Apenas cerca de 40 contêm, quer todo ou em parte, todos os livros do Novo Testamento. Não há manuscrito 1716 exemplares do Evangelho, da Lei 531, 628 da Pauline Epistles, 219 do Apocalipse. O comumente recebeu numeração manuscritos do Novo Testamento é o facto de Wettstein; uncials são designados pelo capital romano e grego, árabe minuscules por números. Estes manuscritos estão divididos nas quatro grupos acima mencionados - Evangelhos, Atos, Pauline Epistles, Apocalypse. No caso de uncials, um expoente é utilizado para designar o referido grupo. D ou seja Dev Cod. Bezæ, um manuscrito dos Evangelhos; D3 ou seja Dpaul Cod. Claromontanus, um manuscrito do Pauline Epistles; E2 ou seja Eact Cod. Laudianus, um manuscrito da Atos. A nomenclatura é menos clara para minuscules. Cada grupo tem um conjunto diferente de números. Se um minúsculo ser um manuscrito completo do Novo Testamento, é designado por quatro números diferentes. Uma única e mesma manuscrito em Leicester é Evan. 69 de lei. 31, Paul. 37, Apoc.14. Wettestein listas da manuscritos do Novo Testamento-foram completados por Birch e Schols; mais tarde, Gregory Scrivener e continuaram as listas, cada uma com sua própria nomenclatura. Von Soden, introduziu uma nova numeração, de modo a indicar a data eo conteúdo dos manuscritos. Se o conteúdo é mais do que os Evangelhos, é marcado delta (ou seja, diatheke, "testamento"); se apenas os Evangelhos, a ETA (ou seja, euaggelion, "evangelho"); se salvar nada senão os Evangelhos, alfa (que É, Apostolos). B é delta-1; Aleph é delta-2; Q é épsilon-4, etc Não é feita qualquer distinção entre uncials e minuscules.Estudiosos admitem a lógica e científica no valor desta nova numeração, mas encontrá-la demasiado pesados e impraticável.
(b) Payrus
No arquiduque Rainer recolha, Viena, vários são muito fragmentários bits do Novo Testamento grego frases, que Wessely, o curador da referida colecção, atribui ao segundo século. As escavações em Grenfell e Hunt Oxyrhyncus trouxe à luz vários fragmentos do Novo Testamento que Kenyon, o assistente detentor dos manuscritos do Museu Britânico, atribui a esta última parte do terceiro século. Apenas um papiro manuscrito do Novo Testamento é importante para o texto crítico-- Oxyrhyncus Pap. 657, terceiro quarto de século, que preserva para nós cerca de um terço da epístola aos Hebreus, e na qual epistle Codex B é defeituoso.
(c) Vellum Uncials
Existem cerca de 160 vellum uncials do Novo Testamento; cerca de 110 conter os Evangelhos ou uma parte dele. O chiefest de uncials estas são as quatro grandes códices de toda a Bíblia grego, aleph, A, B, C, para a qual, veja acima. O Vaticano (B) é o mais antigo e, provavelmente, o melhor Novo Testamento manuscrito.
D. ou Cod. Bezæ (qv) (quinta ou sexta século; na University Library, Cambridge) contém Evangelhos e Actos de Gr. e Lat., excetuando Atos, xxii, 29 para o efeito; trata-se de um único exemplar de um manuscrito grego cujo texto é Ocidental, ou seja, que a Velha Latina e da antiga sírio.
D3 ou Cod. Claromonianus (provavelmente sexto século; em Nat. Libr., Paris) contém Pauline Epistles na Gr. e Lat., todos os textos independente da outra.Antes de Hebreus é uma lista dos livros do Novo Testamento, bem como o número de linhas (stichoi) em cada; esta lista omite Thess., Hb., E Phil., Inclui quatro livros apócrifos, e segue uma forma pouco usual: Matt., João, Marcos, Lucas, Rom., I e II Cor., Gal., Ef., I e II Tim., Tito, Col., Philem., I e II Pet., James, I, II e III João, Jude, Barnabé, Apoc., Atos, Hermas, Atos de Paulo, Apoc. de Pedro.
E, ou de bacalhau. Basileensis (oitavo século; na Univ. Libr. De Basileia), contém os Evangelhos.
E2, ou de bacalhau. Laudianus (sexto século; Oxford, na Bodl. Library), contém Atos na Gr. e Lat. O primeiro é um pouco como D.
E3, ou Bacalhau. Sangermanensis (século IX; em Imper. Libr., St. Petersburg) contém Pauline Epistles na Gr. e Lat.; da mesma família como D3.
F, ou de bacalhau. Boreeli (século IX; em Utrecht), contém Evangelhos.
F3, ou Bacalhau. Augiensis (século IX; no Trinity College, Cambridge), contém Pauline PPE. na Gr. e Lat.; da mesma família como D3, E3, e G3.
G, ou de bacalhau. Wolfii A (ou décimo nono século, em Cambridge, e de Londres), contém os Evangelhos.
G3, ou de bacalhau. Boernerianus (século IX; em Dresden), contém Paul PPE. na Gr. e Lat.; D3 tipo de texto.
H, ou de bacalhau. Wolfii B (ou décimo nono século; em Dresden), contém Paul PPE. na Gr. e Lat.; D3 tipo de texto.
H2, ou Bacalhau. Mutinensis (século IX; em Modena), contém Atos.
H3, ou Bacalhau. Coislinianus (sexto século; originalmente em Mt. Athos 8 folhas onde permanecem. Outras peças foram usadas para manuscritos vinculativo; 22 folhas assim chegou Paris; 3 que foram descobertos em São Petersburgo, Moscou e Kieff; 1, em Turim). Este manuscrito nos dá, em grande parte, um quarto de século de texto Euthalius de Sulca.
K, ou de bacalhau. Cyprius (século IX; em Nat. Libr., Paris), contém os Evangelhos.
K2, ou de bacalhau. Mosquensis (século IX; Santo Sínodo da Biblioteca, Moscou), contém Atos, Cath., E Paul. EPP.
L, ou Bacalhau. Regius (oitavo século; em Nat. Libr., Paris), contém Evangelhos.
L2, ou Bacalhau. Angelicus (século IX; em Roma), contém Atos, Cath., E Paul. EPP.
M, ou de bacalhau. Campianus (século IX; em Nat. Libr., Paris), contém Evangelhos.
M3, ou de bacalhau. Campianus (século IX; em Nat. Libr., Paris), contém Evangelhos.
N, ou de bacalhau. Purpureus, chamado também petropolitanus (sexto século), contém Evangelhos em prata em roxo vellum. Cerca de metade do manuscrito é existentes: 182 folhas (que se encontra na Ásia Menor, 1896) estão em São Petersburgo, 33 em Patmos, 6, no Vaticano, no Museu Britânico 4, e 2, em Viena.
P, ou de bacalhau. Guelferbytanus A (sexto século; Wolfenbüttel), contém Gosp. fragmentos.
P2, ou de bacalhau. Porphyrianus (século IX; em St. Petersburg), contém Atos, Cath. e Paul. EPP.
Q, ou de bacalhau. Guelferbytanus B (século; Wolfenbüttel), contém Gosp. fragmentos.
R, ou de bacalhau. Nitriensis (sexto século; no British Museum, Londres), um palimpsesto cópia de Luke.
T, ou Bacalhau. Borgianus (século; no Vaticano), Gr. Sahidic e fragmentos. Um deles tem o duplo fim do Mark; outro possui 17 folhas de Lucas e João, e um texto semelhante ao B e alfa
Z, ou de bacalhau. Dublinensis (sexto século; no Trinity coronel, Dublin), um palimpsesto contendo 295 versos de Matt.; Texto provavelmente egípcio, semelhante a aleph
Delta, ou de bacalhau. Sangallensis (ou décimo nono século, em Saint-Gall), contém Evangelhos, em gr. e Lat.
Lambda, ou de bacalhau. Rossanensis (sexto século; em Rossano, na Calábria), contém Matt. e Mark, prata, em letras em roxo vellum com ilustrações. N,
Sigma, Sigma-b, e Phi são todos semelhantes e provavelmente foram produzidos em Constantinopla a partir de um único antepassado.
Sigma-b, ou Bacalhau. Sinopensis (sexto século; em Nat. Libr., Paris), constituída de 43 folhas (Mateus 7.24), com letras em ouro púrpura vellum com 5 ilustrações; ela foi comprada por um oficial naval francês para alguns franceses, em Sinope , Em 1899, e é chamado também Omicron e Hê.
Phi, ou Bacalhau. Beratinus (sexto século; em Berat, na Albânia), contém Matt. e Mark.
Beth, ou Bacalhau. Patirensis (século; no Vaticano), contém lei., Cath. e Paul. EPP.
O manuscrito dos Evangelhos Americana (século), encontrado no Egito, 1907, ainda não foi publicado, nem tampouco têm os fragmentos do Pauline Epistles (sexto século) que foram encontradas, ao mesmo tempo.
(d) Vellum minuscules
A grande número de testemunhas a minúscula do texto do Novo Testamento, parece indicar que um rico campo de investigação para o texto-crítica. O campo não é tão rico em tudo. Muitos destes minuscules nunca foram totalmente estudos. Noventa e cinco por cento. deles são testemunhas para o mesmo tipo de texto; que do Texto Receptus. Apenas aqueles minuscules interesse o texto crítico-que são distintivos ou análoga à de um dos grandes uncials. Entre o Evangelho minuscules, de acordo com Gregory's numeração, o tipo de visto B-Aleph é mais ou menos em 33; 1, 118, 131, 209, 59, 157, 431, 496, 892. O tipo de D é a de 235, 431, 473, 700, 1071, e do "Ferrar grupo", 13, 69, 124, 346, 348, 543, 713, 788, 826, 828. Entre os Atos minuscules, 31 e 61 mostram alguns de parentesco B; 137, 180, 216, 224 a D. 15, 40, 83, 205, 317, 328, 329, 393 são agrupados e rastreados para o quarto de século texto Euthalius de Sulica. Entre os Pauline minuscules, este mesmo texto (ou seja, a de H3) é encontrada em 81, 83, 93, 379, 381.
(e) Lectionaries
Há alguns manuscritos de 1100 a partir de leituras Evangelhos (Evangelia ou Evangeliaria) e 300 manuscritos de leituras de Atos e Epistles (Praxapostoli).Embora mais de 100 desses lectionaries são uncials, eles são do século IX ou mais tarde. Muito poucos desses livros do Epistles e Evangelhos foram criteriosamente analisados. Essa análise pode servir mais tarde ao grupo para o Novo Testamento minuscules melhor e ajudar a localizar-los.

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