miércoles, 23 de marzo de 2011

COPTA MANUSCRITOS

(1) Sahidic
O Apocalipse é o único livro do Novo Testamento, que chegou até nós completa em um único manuscrito do presente dialeto do Alto Egito. Muitos fragmentos isolados dos últimos anos têm sido recuperados pela escavação no Egito; partir destes, poderá em breve ser possível reconstituir o Sahidic Novo Testamento. Os primeiros fragmentos parecem pertencer ao quinto século. Alguns desses manuscritos são bilingues (ver T manuscritos do Novo Testamento).
(2) Boharic
Esta versão, no dialeto de Baixo Egito está bem representado por manuscritos do mesmo personagem como B-aleph. O Curzon Catena é a maior brevidade existentes Boh. manuscrito dos Evangelhos, é datado 889 dC, e está em Parham Biblioteca. Outros são o décimo segundo e décimo terceiro dos séculos. Nada é tão antiga como a todos os HSA. fragmentos.
(3) Médio egípcia
Médio egípcio fragmentos em vellum e papiro, têm sido encontrados em Fayum, e perto de Akhmim e para Memphis. O maior desses fragmentos é um Museu Britânico sexta-século palimpsesto de João, III e IV.
Publicação informação escrita por Walter Drum. Transcritos por Bryan R. Johnson. A Enciclopédia Católica, volume IX. Publicado 1910. New York: Robert Appleton Company. Nihil obstat, 1 de outubro de 1910. Remy Lafort, censor. Imprimatur. + John M. Farley, Arcebispo de Nova York
Bibliografia
HEBRAICO MANUSCRITOS: Strack E HARKAVY, Catálogo der hebr. Bibelhandschriften Bibliothek der kaiserlichen (Leipzig 1875); Neubauer, Facsimilies de manuscritos em hebraico a Bodleian Library (Oxford, 1886); Neubauer, Catálogo dos Manuscritos hebraico na Bodleian Library e no Colégio Bibliotecas de Oxford (Oxford, 1886); KRAFT E Deutsch, Die handschriftl. hebräischen Werke der KK Hofbibliothek (Viena, 1857); STEINSCHNEIDER, Die hebräisch.Handschriften der K. Hof. und Staatsbibliothek (Munique, 1895); Schiller-SZINESSY, Catálogo dos manuscritos preservados em hebraico da Universidade Library (Cambridge, 1876); ASSEMANI, Bibliothecæ Apostolicæ Vaticanæ códices Orientales (Roma, 1756); AMI, apêndice ao Assemani (Roma, 1831 ).
Manuscritos gregos (Antigo Testamento): SWETE, Introdução à OT, em grego; Kenyon, Nossa Bíblia e os antigos manuscritos (1898); NESTLE, Septuagintastudien (1886-1907); CAMPO, Origenis Hexaplorum quæ supersunt (Oxford, 1875).
Manuscritos gregos (Novo Testamento): SCRIVENER, Introdução à crítica do Novo Testamento (1894); Gregory, Textkritik des NT (1900); Die des Griechischen Handschriften NT (1908); HARRIS, Outras pesquisas sobre a história do Ferrar - grupo (1900).
MANUSCRITOS LATINA: Burkitt, o velho latim e do Itala (Cambridge, 1896); Wordsworth, SANDAY, e branco, Old latim Textos bíblicos (Oxford, 1883-97); Gregory, Textkritik des NT (1900). Wordsworth e branco, edição da Vulgata (1889-1905)
SIRÍACO MANUSCRITOS: LEWIS, os quatro evangelhos traduzido a partir do Sinaitic Palimpsesto (1894); Woods e GWILLIAM em Studia Biblica, vols. Ie III.
COPTO MANUSCRITOS: Crum, Catálogo de manuscritos coptas no Museu Britânico (Londres, 1905); HYVERNAT, Etude sur les versões coptes de la Bíblia em Rev. bibl. (1896).

1 comentario:

  1. Há pessoas que, por boa ou má fé, escrevem e falam sobre temas religiosos, principalmente sobre Bíblia, sem conhecer o assunto. Um exemplo é a maneira um tanto frívola como se trata dos autores da Bíblia: Chegam a afirmar, baseados não se sabe onde, que o autor deste ou daquele livro foi fulano e não sicrano. O exegeta Cônego Vidigal teceu alguns comentários a esse respeito que resumimos a seguir:

    - Cumpre, em primeiro lugar, observar que o Autor principal da Bíblia é Deus. Os escritores humanos foram instrumentos inspirados pelo Espírito Santo. Portanto, é secundário saber se foi Moisés, ou Jeremias ou Mateus ou Paulo quem escreveu. – Citemos alguns motivos de possíveis falhas quanto a autores ou textos:

    - Todos os originais da Bíblia desapareceram. Isto se deu por causa da precariedade do material então utilizado. Só restaram cópias. Os copistas podem ter cometido erros. Entretanto, a mensagem divina foi transmitida integralmente. A comparação dos diversos manuscritos comprova ter havido modificações acidentais que não deturparam nunca o núcleo básico da revelação.

    - Há hoje cerca de quatro mil cópias manuscritas do Novo Testamento, sendo a maior parte incompleta. As mais antigas remontam ao século quarto. Os livros da Bíblia são atribuídos a determinados autores humanos inspirados, mas sempre há uma explicação plausível quanto à tal autoria.

    - O Cônego Vidigal conclui dizendo: A Bíblia é uma revelação de Deus e, portanto, só tem valor para quem tem fé. A Bíblia relata exatamente a mensagem divina, e esta chegou até hoje em toda sua pureza primitiva, apesar das peripécias pelas quais passou a redação do texto.

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