martes, 1 de marzo de 2011

Noções de Geografia do Antigo Oriente Médio




1.1. O Crescente Fértil

Se partirmos do Golfo Pérsico e traçarmos uma meia-lua, passando pelas nascentes dos rios Tigre e Eufrates, colocando a outra ponta na foz do Nilo, no Egito, teremos uma região bastante fértil, onde se desenrolaram os acontecimentos narrados na Bíblia. É a chamada "meia-lua fértil" ou "Crescente Fértil", dentro do qual está também a Palestina.
O Crescente FértilEsta faixa de terra é regada por importantes rios, que condicionavam a vida do oriental antigo. Foram os rios que determinaram o estabelecimento da agricultura, da sedentarização e das rotas comerciais por onde passavam as caravanas que iam desde a Mesopotâmia até o Egito ou a Arábia.
A região é habitada especialmente por semitas e hamitas, de cor predominantemente branca, que formam vários povos, como acádios, amoritas, hebreus, árabes, cananeus, fenícios e muitos outros, que são semitas e os habitantes antigos do Egito, da Abissínia e do Magrebe - compreendendo este último o Marrocos, a Argélia e a Tunísia atuais - que são hamitas.
As línguas semíticas constituem um ramo da grande família das línguas afro-asiáticas, anteriormente chamada camito-semítica. A família afro-asiática compreende seis ramos: semítico, egípcio, berbere, cuxita, homótico e chádico.
A família das línguas semíticas é bem antiga, documentada desde a metade do terceiro milênio a.C. com o acádico e o eblaíta, até os dias atuais com o árabe, o amárico e o hebraico.
Nos três quadros a seguir pode-se ver um panorama simplificado das principais línguas semíticas[1].
As Línguas Semíticas
O Siro-Palestinense
O Cananeu

Algumas características das línguas semíticas:
A estrutura gramatical:
grande número de guturais muito especiais, mormente na vocalização
raízes ternárias
verbos com apenas dois tempos
dois gêneros
casos oblíquos, pronomes possessivos e objeto pronominal do verbo são anexados como sufixos
ausência de nomes e verbos compostos
pequeno número de partículas e predominância da coordenação sobre a subordinação.
O vocabulário semítico:
quase nenhum contato com o indo-europeu
semelhanças apenas em palavras onomatopaicas
poucos empréstimos de um grupo lingüístico para o outro.
A escrita semítica:
consonantal
da direita para a esquerda
exceções: escritas da esquerda para a direita são o sabeu, o etíope e o cuneiforme.

[1]. Cf. FREEDMAN, D. N. (ed.) The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday & Logos Research Systems, [1992], 1997, verbete Languages.

1 comentario: